Buscar

Resumo e tudo sobre concussão

Prévia do material em texto

DISCUSSÃO
Novas abordagens para métodos terapêuticos em pacientes que sofreram concussão aguda nos esportes estão sendo estudadas diariamente. 
No entanto, focaremos em 3 abordagens principais, que são os métodos mais encontrados atualmente em estudos:
Exercícios aeróbicos;
Reabilitação vestibular;
Descanso absoluto.
 apenas de reabilitação vestibular. Além disso, Eckner et al relata que um programa de fortalecimento da musculatura do pescoço diminui a gravidade e incidência de traumas após concussão.
Reabilitação vestibular
Protocolos de reabilitação vestibular solo:
Resultados: A reabilitação vestibular solo não é tão eficiente na recuperação pós concussão, e em 8 semanas após o termino do tratamento o paciente pode voltar a apresentar sintomas como déficit de equilíbrio e tonturas, caracterizando síndrome pós concussão (2-3 meses de permanência dos sintomas)
Justificativa: durante o trauma a cervical pode sofrer diversos movimentos rápidos, sendo também afetada. 
Assim, os tratamentos de reabilitação vestibular tornam-se mais efetivos se protocolos de fisioterapia voltados a região cervical forem adicionados ao tratamento. Em um estudo feito por Reneker et al, observou-se que com um protocolo fisioterapêutico contendo reabilitação vestibular, terapia manual, exercícios de equilíbrio, controle neuromotor e oculomotor foi muito efetivo, diminuindo em até 11 dias o tempo entre o início do tratamento e a alta, se comparado apenas com tratamento apenas de reabilitação vestibular. Além disso, Eckner et al relata que um programa de fortalecimento da musculatura do pescoço diminui a gravidade e incidência de traumas após concussão.
Descanso absoluto
Protocolos de descanso absoluto iniciados em até 24h após o trauma:
Resultados: Não são mais efetivos do que protocolos que incluem o retorno gradual as atividades e a reabilitação. 
Justificativa: Pode estar relacionado ao stress emocional derivado da restrição de atividades e da carência de interação social, segundo Lishman.
Estudos realizados mostram que  pacientes que iniciaram reabilitação e o regresso gradual de atividades, foram capazes de retornar ao trabalho com maior antecedência do que os pacientes que realizaram descanso absoluto.
Exercício aeróbico
Exercícios aeróbicos no tratamento de sintomas persistentes da concussão:
Resultados: é muito benéfico em pacientes adolescentes, se comparado apenas com protocolos de alongamentos aplicados a estes pacientes.
Justificativa: Falhas na regulação e no fluxo sanguíneo e a função autônoma alterada tem relação direta com a síndrome pós concussão(permanência dos sintomas por mais de 2 meses), e por isso exercícios aeróbicos apresentam resultados tão benéficos, já que ele proporciona melhora do fluxo sanguíneo e metabolismo cerebral.
O estudo realizado por Leddy et al, ressonâncias magnéticas verificaram a ativação cerebral em pacientes que passaram por tratamento de 12 semanas com exercícios aeróbicos de até 60% de frequência cardíaca e foi possível observar o aumento do fluxo sanguíneo e da ativação cerebral desses pacientes. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Observa-se a importância do fisioterapeuta especializado no tratamento de concussões para qualquer estagio pós concussão, pois ele avaliará o melhor protocolo de reabilitação, seja para os casos de sintomas persistentes de concussão ou nas síndrome pós concussão. Existem tratamentos combinados que podem acelerar a reabilitação do paciente, tanto no esporte como na clínica convencional, de forma que previna-se complicações maiores derivadas da concussão. 
Além de Novas abordagens que vem sendo estudadas e isso tudo só reforça a relevância do fisioterapeuta em esportes, área em ascensão no pais.

Continue navegando