Buscar

Questionário 3 - Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário 3 - Tipos de estudo
1- Quais são as aplicações e desvantagens dos principais delineamentos epidemiológicos?
Os estudos transversais, estudos de casos e controles, estudos de coorte e ensaios clínicos randomizados. Os delineados epidemiológicos podem ser aplicados em pesquisa de doença rara, pesquisa de causa rara, teste de múltiplos efeitos de causa, estudo de múltiplos efeitos e determinantes, mensuração direta da incidência, pesquisa de períodos prolongados de latência. 
2- Faça um esboço de um estudo de casos e controles e de um estudo de coorte para examinar a associação entre dieta rica em gorduras e câncer de intestino.
 Um estudo de casos se iniciaria com os casos de câncer de intestino que foram diagnosticados recentemente, um grupo de controle com pessoas sem a doença, mas que fossem da mesma população. Seria analisado sobre a alimentação no passado dos casos de câncer e o grupo de controle, o viés de mensuração poderia ser um problema por conta da resposta específica para a dieta. A análise seria comparativa ente o conteúdo da dieta entre casos e controles, ajustando para os fatores de confusão. Um estudo de coorte, iria conter os dados detalhados sobre a dieta que seria coletado em um grande grupo de pessoas que não possuem a doença, seriam acompanhadas por vários anos e todos os casos que surgissem de câncer do intestino seriam identificadas. O risco da doença ocorrer é relacionado ao conteúdo de gordura na dieta no inicio e durante o estudo, sendo que o delineamento não teria tanta precisão na logística. 
3- O que é o erro aleatório e como pode ser reduzido?
É uma variação de valor observado em relação ao valor verdadeiro na população decorrente do acaso. Pode ser reduzido com o aumento do tamanho da amostra e melhorando a confiabilidade nas medidas. 
4- Quais são os principais tipos de erros sistemáticos em estudos epidemiológicos e como seus efeitos podem ser reduzidos?
O erro sistemático é quando há uma tendência de produzir resultados que são diferentes sistematicamente do valor verdadeiro. O viés de seleção ocorre quando as pessoas que estão no estudo são sistematicamente diferentes dos não incluídos. A possibilidade de viés de seleção pode ser reduzida por uma definição dos critérios de inclusão no estudo. O viés de mensuração ocorre quando não tem erro sistemático em medir ou classificar as pessoas que estão no estudo, é evitado com um bom delineamento envolvendo critérios padrão para diagnostico da doença e atenção no controle de qualidade dos métodos de mensuração e coleta de dados sem conhecer direito o estado de doença do indivíduo. 
5- Em quais estudos o risco relativo (RR) e a razão de odds (RO) são utilizados? Quais as razões para utilizar o RR e a RO em determinado estudo mas não em outro?
O risco relativo é utilizado para estudos prospectivo como coorte enquanto a razão de odds é calculada em estudos de casos e controles. O risco relativo não é calculado em estudos de casos e controles já o cálculo do RR faz essa comparação da incidência da probabilidade de ocorrência de uma doença entre indivíduos expostos e não expostos. 
6- Em caso de doença rara, o RR e a RO podem ter resultados similares. Explique as razões para essa similaridadeN
Em uma doença rara, o RR e RO são semelhantes por que a formula da razão de odds é por doentes que estão expostos a doença x não doentes não expostos\ doentes não expostos a doença x pessoas que não estão doentes – exposto.
7- Um estudo transversal sobre a síndrome de Down encontrou uma associação com a ordem de nascimentos. O que poderia ser uma causa de confundimento e como poderia ser evitada? 
A idade da mãe poderia ser uma causa de confundimento, é um fator de risco mesmo quando a ordem de nascimento seria baixa. Na outra amostra onde as idades das mães eram menores de 30 anos não tinha nenhuma associação com a ordem de nascimento.

Continue navegando