Buscar

Trabalho AV1 - Ingratidão e a Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSORA: LEONARDO OLIVEIRA FREIRE
ALUNOS: JOSIVAN SOBRINHO DA SILVA
MATRÍCULA: 201803547065
ATIVIDADE AVALIATIVA PARCIAL* (AV1) – TRABALHO
A INGRATIDÃO E A FILOSOFIA
	Ao discorrer sobre a Ingratidão e a Filosofia, como foi debatido em sala de aula e na análise do Poema de Augusto dos Anjos, nos remetemos a priori a alguém que não foi grato a outro que lhe dedicou amor, tempo, atenção ecuidados, etc; e esse sentimento transcorre na alinha do tempo seja para quem sofreu ingratidão e muito mais para quem praticou a ingratidão.
	Ao trancorrer ao longo do tempo a partir de sua geração do ato ingrato, nos leva a classificá-la como um câncer que vitima sobreetudo quem não liberou gratidão, pois deixou-se de florescer o maior de todos os sentimos que é o amor (conforme nos traz as escrituras Sagradas em 1 a Coríntios 13); O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Trata-se de um sentimento em que nem muitas águas conseguem
apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado. Então, porque usarmos armas contrárias ao surgimento do amor, como é o caso da Ingratidão? Como sobreviver em meio a um mundo tão cruel, cheio de pessoas sem compaixão? Se adaptar a isso?
	O autor Augusto dos Anjos, utiliza o imperativo dando o conselho que quanto mais cedo a pessoa se acostumar com a cruel e miserável realidade do mundo, será mais fácil. O Homem voltará à lama, regressará ao pó, está destinado a cair e a se sujar na lama. Ele afirma que o Homem vive no meio de feras, de pessoas sem escrúpulos, más, sem compaixão e que por isso, ele também tem que se adaptar e ser também uma fera para viver neste mundo, ou seja, uma visão pessimista da vida.
	A filosofia em sua dinâmica construção poderá nos levar a uma reflexão diferente da trazida por Augusto dos Anjos, nos permitindo a nos conhecermos melhor na forma intrínseca do nosso ser e fazermos brotar o maior de todos os sentimentos, o amor, e vivermos em Paz de Espírito, alegria e gozo. 
Referências Bibliográficas
https://www.bibliaon.com/amor
https://www.culturagenial.com/poema-versos-intimos-de-augusto-dos-anjos
https://revistacult.uol.com.br/home/a-urgencia-da-filosofia

Outros materiais