Buscar

APOL GEOGRAFIA DA SAUDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia da Saúde - ELETIVA VI
Considere o fragmento de texto: 
“[...] A integralidade permite a percepção holística do sujeito, considerando o contexto histórico, social, político, familiar e ambiental em que se insere. A atenção integral é, ao mesmo tempo, individual e coletiva, inviabilizando, portanto, ações dissociadas, evidenciando, assim, a necessidade de articulação entre a equipe multiprofissional [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, M. C. ARAUJO, T. M. et. al. Integralidade na atenção à saúde: um olhar da Equipe de Saúde da Família sobre a fisioterapia. Revista Mundo da Saúde. São Paulo, 2012. p. 452-460. s,p. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia da Saúde sobre o princípio de integralidade da atenção, leia as afirmativas:
I. Garante o acesso a um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos.
II. O sistema garante o atendimento à população sem a necessária articulação dos governos.
III. Garante ações e serviços individuais e coletivos em todos os níveis de complexidade do sistema. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e III
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas, pois, segundo o livro-base: “[...] ‘diz respeito à garantia do acesso a um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema’ [...]” (livro-base, p. 126). Já a afirmativa II está incorreta, pois “[...] o sistema deverá garantir o atendimento à população conforme suas necessidades, sendo necessário, para tanto, a articulação dos governos, em suas diferentes escalas, para o pleno funcionamento das políticas de saúde [...]” (p. 126).
	
	D
	II e III
	
	E
	I e II
Questão 2/5 - Geografia da Saúde - ELETIVA VI
Considere o extrato de texto: 
“[...] as profundas desigualdades da sociedade brasileira e a propagação da infecção pelo HIV no país, a AIDS se revela epidemia de múltiplas dimensões que vem, ao longo do tempo, sofrendo transformações significativas em seu perfil epidemiológico, sendo hoje marcada pela sua feminização, heterossexualização, interiorização, envelhecimento, baixa escolarização e pauperização [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Antonio Marcos Tosoli; SILVA, Érika Machado Pinto; OLIVEIRA, Denize Cristina de. Representações sociais da AIDS para pessoas que vivem com HIV e suas interfaces cotidianas. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 3, p. 485-492, jun. 2011. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia da Saúde sobre a concepção da AIDS nas sociedades, leia as afirmativas:
I. A compreensão dos casos de AIDS no mundo é perpassada por aspectos culturais.
II. Existe a necessidade do trabalho de conscientização sobre a doença.
III. No Brasil, o uso de preservativos cumpre a prerrogativa dos baixos índices de contágio. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	III
	
	C
	I e II
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas, pois, segundo livro-base “[...] A compreensão dos casos de Aids no mundo perpassa, também, por aspectos culturais [...]” e “[...] além do acesso aos métodos contraceptivos, existe a necessidade do trabalho de conscientização sobre a doença” (livro-base, p. 68). A afirmativa III é incorreta: “[...] uso de preservativos, pois, no Brasil, existe um apelo sobre a questão, devido aos grandes índices de contágio dos últimos anos [...]” (livro-base, p. 68).
	
	D
	II e III
	
	E
	I e III
Questão 3/5 - Geografia da Saúde - ELETIVA VI
Observe o seguinte mapa:
 
Após esta avaliação, caso queira localizar o mapa, ele está disponível em: LABOCLIMA UFPR. SACDENGUE. <http://www.terra.ufpr.br/portal/laboclima/sacdengue/>. Acesso em 27 mar. 2019. 
Considerando o mapa e os conteúdos do livro-base Geografia da Saúde sobre o funcionamento do sistema da dengue, enumere, na ordem sequencial, as características de acordo com os aspectos que lhes correspondem: 
Reprodução do vetor
Aspecto ambiental climático
Aspectos sociais e de urbanização
Campanhas sanitárias e de educação ambiental
Circulação viral 
( ) Proliferação favorecida.
( ) Diminuir a incidência da doença e conscientizar sobre os cuidados ambientais e sobretudo com o lixo urbano.
( ) Temperaturas se encontram entre os 20° C e 30º C.
( ) Consolidação dos criadouros do mosquito, que necessitam de recipientes com água parada (limpa e não limpa) para a deposição dos ovos e desenvolvimento das larvas.
( ) Hospedeiro comum dos vírus é o homem e, mediante isso, ocorre a necessidade da circulação dos seres humanos para ocorrer a infecção da fêmea do mosquito 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 4 – 2 – 3 – 5. Segundo o livro-base, [1] Reprodução do vetor: “[...] buscou-se o exemplo da disseminação da dengue no Brasil e sua relação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti”. (livro-base, p. 83) [4] Campanhas sanitárias e de educação ambiental: “[...] deverão intensificar-se para diminuir a incidência da doença e conscientizar sobre os cuidados ambientais e sobretudo com o lixo urbano [...]” (p. 84). [2] Aspecto ambiental climático: “[...] as pesquisas sobre a dengue no Brasil têm demonstrado que o mosquito Aedes aegypti, principal vetor da doença no país, tem sua proliferação facilitada quando as temperaturas se encontram entre os 20° C e 30º C” (p. 83). [3] Aspectos sociais e de urbanização: ”[...] remetem à consolidação dos criadouros do mosquito, que necessitam de recipientes com água parada (limpa e não limpa) para a deposição dos ovos e desenvolvimento das larvas” (p. 84). [5] Circulação viral: “Outro processo que se relaciona diretamente com as doenças consiste na circulação viral. O hospedeiro comum dos vírus é o homem e, mediante isso, ocorre a necessidade da circulação dos seres humanos para ocorrer a infecção da fêmea do mosquito” (p. 84).
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 4/5 - Geografia da Saúde - ELETIVA VI
Considere o fragmento de texto: 
“Os testes acessíveis, flexíveis e de alta qualidade são essenciais para ajudar a limitar a propagação da doença e melhorar o tratamento da infecção por HIV para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIOMERIEUX. Diagnóstico e Gestão do HIV. 2015. <https://www.biomerieux.com.br/diagnostico-clinico/solucoes/diagnostico-e-gestao-do-hiv>. Acesso em 24 mar. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia da Saúde sobre as três gerações da AIDS, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A segunda geração catalogou os registros por localidades.
	
	B
	A primeira geração pode ser considerada a mais complexa, por vincular dados socioeconômicos no trato da espacialidade dos fatos.
	
	C
	O mapeamento dos registros da doença aconteceu na primeira geração.
	
	D
	A segunda geração buscou gerar modelos sobre a difusão da doença.
De acordo com o livro-base, “a primeira [geração] catalogou os registros por localidades, o que, por mais simples que possa parecer, serviu de base para os primeiros mapeamentos das doenças em várias localidades do mundo [...]. A segunda geração buscou gerar modelos sobre a difusão da doença, [...] a terceira geração pode ser considerada a mais complexa, pois, além do mapeamento dos registros da doença, tem procurado vincular dados socioeconômicos no trato da espacialidade dos fatos, atentando aos grupos
de risco [...]” (livro-base, p. 67,68).
	
	E
	A segunda geração serviu de base para os primeiros mapeamentos das doenças em várias localidades do mundo.
Questão 5/5 - Geografia da Saúde - ELETIVA VI
Considere o fragmento de texto: 
“Pioneiros da ciência médica no Brasil: onde tudo começou [...] Somente a partir de 1808, a formação de médicos e a pesquisa de doenças deixaram de ser feitas em Portugal, ganhando contornos nitidamente brasileiros. Dentre as consequências da presença do príncipe regente dom João em Salvador, a mais importante, na opinião unânime dos historiadores, foi a abertura dos portos brasileiros a todas as nações amigas, tornando a capital da Bahia o mais importante porto atlântico da América Latina”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BANDEIRA, C. A. F. de. Pioneiros da ciência médica no Brasil: onde tudo começou. Ciência e Cultura UFBA. <http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/pioneiros-da-ciencia-medica-no-brasil-onde-tudo-comecou/>. Acesso em 27 mar. de 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Geografia da Saúde sobre as políticas de saúde no Brasil, leia as afirmativas a seguir:
I. A Escola Médico-Cirúrgica foi criada em 1800 e foi o primeiro hospital psiquiátrico do país.
II. A Primeira Faculdade de Medicina foi instituída em São Paulo.
III. Oswaldo Cruz propôs um Código Sanitário para combater ambientes insalubres. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I
	
	B
	III
Você acertou!
Segundo o livro-base, as afirmativas I e II são incorretas e a afirmativa III é correta:
(livro-base, p. 119).
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais