Buscar

APOL - Metodologia do Ensino de Geografia

Leia o fragmento de texto a seguir:



“O professor deve buscar condições de realizar seu trabalho docente apoiado em um projeto pedagógico-didático no qual ele acredita, o qual ele defende, projeto a ser construído coletivamente, resultante da discussão de projetos e propostas concretas individuais”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59-60.


É preciso fugir das aulas espetáculo, nas quais muitos materiais são manuseados, observados, até construídos pelos alunos, sem que haja a compreensão do que está sendo feito, nem clareza dos objetivos daquela atividade. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os recursos didáticos.

I. Se existe uma grande verdade sobre os recursos didáticos é a afirmação de que estes não podem ser vistos como “muleta” para substituir o despreparo do professor.

II. Os instrumentos didáticos sempre devem ser pensados e adequados à série (ano) e conteúdo que será trabalhado.

III. Os materiais didáticos devem ser utilizados quando o professor não planeja a sua aula, dessa forma, os recursos serão autossuficientes para a aprendizagem.


💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais