Buscar

atv 2 corrigida economia aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 02” – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 03, 04 e 05
VALOR = 3.50
questÃo 01: de acordo com a teoria do funcionamento do mercado, explique: (valor = 0.90)
A. O que é oferta? 
É a quantidade de um produto que os produtores ou empresas estão aptos e dispostos a colocar a venda.
B. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se o preço deste bem aumentar, tudo mais mantido constante?
 Existe uma relação direta entre o preço e a quantidade ofertada de um bem. Então podemos afirmar que vai causar um aumento na quantidade ofertada desse bem, pois o mercado continua o mesmo, então as chances do lucro aumentar são maiores.
C. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se os custos de produção deste bem aumentarem, tudo mais mantido constante? 
 As chances de lucro do produtor ou da empresa diminuem, então, consequentemente a quantidade ofertada de determinado bem também diminui.
QUESTÃO 02: CITE DOIS PARES DE EXEMPLOS DE BENS QUE, EM GERAL, SÃO COMPLEMENTARES. (valor = 0.50)
A eletricidade e a lâmpada elétrica;
Café e a açúcar.
QUESTÃO 03: CITE 03 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EXPULSAR A CONCORRÊNCIA DO MERCADO E FAVORECEM O SURGIMENTO DE MONOPÓLIOS (VALOR = 0.60)
 A proteção oferecida por leis governamentais;
O controle das fontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto;
A dimensão reduzida do mercado, ou seja, poucos consumidores. SE O MERCADO DE UMA FIRMA FOR REDUZIDO É PROVÁVEL QUE ELE PERMANEÇA NO REGIME DE MONOPÓLIO.
Referência: Guia de estudos.
QUESTÃO 04: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.50)
 Porque elas aceitam o preço determinado no mercado, pois individualmente elas não conseguem determinar o preço do seu produto. Pelo fato de ser um mercado atomizado.
QUESTÃO 05: COM BASE NO CONTEÚDO ESTUDADO NA AULA 05, QUANDO HÁ INTRODUÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA, SURGEM ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA NOSSO ENTENDIMENTO. 
EXPLIQUE COMO ACONTECE UM SUPERÁVIT FISCAL DO GOVERNO? (VALOR = 0.50)
 É quando a receita total que um governo recebe por meio de impostos é maior do que o valor total que gasta. Os superávits fiscais não levam em conta os pagamentos de juros da dívida pública. Simplificando, quando há superávit fiscal, significa que a receita do país é maior que a despesa, independentemente das perdas do país com o pagamento de juros da dívida pública.
QUESTÃO 06: O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) É UM DOS MELHORES INDICADORES ECONÔMICOS USADOS PARA PROVAR A ATIVIDADE E SANIDADE DA ECONOMIA DE UM PAÍS. A QUESTÃO PEDE: DEFINA PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO. (VALOR = 0.50)
VALOR MONETÁRIO DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS FINAIS PRODUZIDOS DENTRO DE UM PAÍS, NÃO IMPORTANDO SE PARA SE PRODUZIR FORAM USADOS FATORES DE PRODUÇÃO NACIONAIS OU ESTRANGEIROS E NÃO IMPORTANDO SE A EMPRESAS QUE PRODUZIU É NACIONAL OU ESTRANGEIRA.
É a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado período de tempo. É usado para medir a atividade econômica e o desempenho econômico. Cada país calcula o PIB em sua própria moeda. O PIB reflete a dinâmica econômica do país e indica o provável crescimento ou contração da economia. Ao contrário do que possa parecer, o PIB não representa a soma das riquezas existentes, o parâmetro valor contabilizado no PIB é pago pelos consumidores finais, pelo que também são tidos em conta os impostos sobre os produtos comercializados. O cálculo do PIB utiliza diversos dados do IBGE e de outros órgãos como Banco Central, Receita Federal e FGV.

Continue navegando