Buscar

Atividade contextualizada de fisiologia humana

Prévia do material em texto

Aluna: Giovanna Maria Santos Sá
Disciplina: Fisiologia Humana 
Matrícula: 01442012
Curso: Farmácia 
Data: 23/10/2021
Conteúdo do exercícioParte superior do formulário
A homeostase é a capacidade do organismo em manter a estabilidade do meio interno. Todos os sistemas orgânicos trabalham com o objetivo de evitar que diferentes variáveis se distanciem muito de um ponto de ajuste. Para tanto, a principal forma de controle utilizada pelo organismo é a retroalimentação negativa. Em seu material, vimos alguns exemplos de controle homeostático. A proposta desta atividade é que você identifique três situações diferentes de controle homeostático em filmes, séries, livros paradidáticos, revistas, jornais, sites, etc. Você deve apresentar de forma escrita o trecho em que encontrou o fenômeno da homeostase (não se esqueça de colocar a referência). Após identificá-lo, consulte os livros didáticos de Fisiologia, os mesmos que estão na bibliografia do seu material, como suporte para explicação da situação que você encontrou. Você precisa identificar ao menos o estímulo e a resposta, mas quanto mais componentes da alça de resposta você identificar, melhor. Por exemplo, você está lendo um livro e lê o seguinte trecho: “Ao cair da noite, os ventos foram ficando cada vez mais fortes. Maria então resolveu entrar em casa e acender a lareira”. Perceba que é um exemplo homeostático de controle da temperatura corporal, no qual o estímulo é a queda da temperatura ambiente e a resposta é buscar se aquecer.
Atenção, não vale utilizar esse exemplo do controle da temperatura corporal, ok?
Boa prática!
A homeostase é compreendida como a tendência que um sistema tem de agir para manter a própria estabilidade, mesmo sob condições adversas e expostas a alterações.Parte inferior do formulário Na academia a sensação de arrepio na pele e o suor liberado depois do treino (além de outras substâncias e reações que são excretadas). Desta forma, o organismo atua para reduzir a temperatura e mantê-la dentro dos níveis normais (37ºC). São respostas para manter a temperatura interna do corpo em equilíbrio. Isso porque a homeostase está relacionada à regulação do funcionamento corporal conforme os níveis considerados normais, tanto de concentrações de nutrientes no sangue, do pH, da pressão arterial, entre outras atividades. Essa é uma das formas pelas quais o organismo se manifesta para reter calor ao diminuir os vasos da pele. Caso a temperatura não se estabeleça, é comum que aconteçam tremores involuntários dos músculos, com a intenção de manter o calor do corpo. 
A homeostase pode acontecer também na saúde psicológica a homeostase significa a ligação entre a função fisiológica e psicológica, no sentido de equilíbrio. Para exemplificar essa relação, é perceptível os impactos que a mente pode ocasionar no sistema imunológico. Estudos já identificaram que controlar o estresse é um dos pilares para aumentar a imunidade, trazendo melhoras na saúde. 
Mais da metade da porcentagem do peso corporal de um ser humano é formada por água. Além disso, células com muita água incham, e as com pouca hidratação podem encolher. Por isso, manter o equilíbrio hídrico é um exemplo de homeostase. Ainda, os rins são órgãos importantes para manter a quantidade adequada de água e minerais do organismo. Um dos motivos é que eles são responsáveis por excretar ureia e regular as concentrações de água.
https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/homeostase/

Continue navegando