Buscar

Deontologia e Legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Deontologia e Legislação 
Nome Completo: Ana Clara Diomedes Macedo 
Matrícula: 04098026
Curso: Farmácia EAD 
 Lei n° 5.991, de 17 de dezembro de 1973
 ART.1°- O controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em todo o território nacional, rege-se por esta Lei. Que obriga os serviços de saúde que dispensem ou manipulem medicamentos a fornecerem a assistência de farmacêutico como técnico responsável. O controle sanitário de medicamentos trata-se da fiscalização e regulamentação de registro de medicamentos e da autorização de funcionamento desde os produtores até o varejo de medicamentos, bem como das restrições àqueles sujeitos a controle especial.
 ART. 2º - As disposições desta Lei abrangem as unidades congêneres que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios e demais entidades paraestatais, no que concerne aos conceitos, definições e responsabilidade técnica.
 ART. 3°.Aplica-se o disposto nesta Lei às unidades de dispensação das instituições de caráter filantrópico ou beneficente, sem fins lucrativos.
 A legislação sanitária n° 5991/73, dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em seu artigo 4° define a farmácia e a drogaria como: - Farmácia: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
-Drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
-Medicamento: produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Eles tomam lugar de destaque nas práticas profissionais e culturais relacionadas com a promoção ou a recuperação da saúde. O seu emprego é uma preocupação social constante, tanto na disponibilidade à população como no uso irracional ou abusivo. A dispensação de medicamentos é exclusiva dos estabelecimentos autorizados e definidos por essa mesma lei, especificando farmácias, drogarias, postos de medicamentos, unidades-volantes e dispensário de medicamentos.
Referências: 
Lei 5991/73. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em junho de 2023
Lei 5991/73, dispõe sobre o controle do comércio de drogas e medicamentos. Disponível em: https://www.cff.or.br. Acesso em junho de 2023
Lei 5991/73- controle sanitário. Disponível em: https://cetadobserva.ufba.br.Acessoemjunnho2023.
Lei n° 5991 de 17 de dezembro de 1973 planalto. Disponível em: https://legislação.presidencia.gov.br.Acessoemjunho2023.

Outros materiais