Buscar

DIREITO INTERNACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A efetividade do Direito está ligada à possibilidade de sua aplicação a casos concretos. No Direito Internacional há o que se denomina responsabilidade internacional, que se refere à aplicação do Direito das Gentes nos casos concretos. Sobre a responsabilidade internacional, analise as assertivas abaixo e assinale a correta:
Resposta: A responsabilidade internacional se refere a Estados e a organizações internacionais como legitimados ativos e passivos na reivindicação de direitos por reclamação internacional.
2. A responsabilidade internacional é composta por alguns elementos necessários à responsabilização do Estado ou organização internacional que tenha causado dano. Mas, em algumas hipóteses, a responsabilidade pode ser excluída ou atenuada. Sobre esse tema, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta:
Resposta : A Se um Estado fornece seu consentimento válido para outro realizar determinado ato e isso lhe causa algum dano, o Estado que o causou está desobrigado a repará-lo se não houver extrapolado o limite consentido.
3.Em matéria de responsabilização internacional, o Estado é responsabilizado, independente do agente direto que tenha causado o dano a que se busca reparar. Tanto as ações como as omissões cometidas por agentes do Estado são passíveis de sua responsabilização. Sobre as ações dos órgãos do Estado, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
 Resposta: Determinados atos praticados por indivíduos particulares não ligados ao Estado, podem gerar sua responsabilização se verificada a inexecução de certas obrigações de direito internacional.
4. A responsabilidade internacional não é vazia de conteúdo e de ações, não serve simplesmente para que se apure a conduta de determinados Estados e as declare como ilícitas. Na realidade, a principal função da responsabilidade internacional é apagar ou compensar o dano causado. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
Resposta Alternativa A: 
I. A reparação in natura objetiva restabelecer a situação ao estado anterior, como se o ilícito não houvesse ocorrido.
(explicação) O principal objetivo da responsabilidade internacional é a reparação do dano, cuja forma mais básica é a reparação in natura, que significa o restabelecimento da situação ou do fato tal qual era antes do ato ilícito, apagando as suas consequências. A reparação lato sensu pode incluir também uma indenização (ou compensação) mediante o pagamento de quantia em dinheiro que inclui os prejuízos causados e eventuais valores que o lesado deixou de ganhar, isto é, inclui também os lucros cessantes. A satisfação pelo dano geralmente tem o cunho moral, ocorrendo a reparação por pedido de desculpas, punição dos culpados ou pelo reconhecimento formal do ilícito praticado.
5.Não é raro que os Estados violem direitos de estrangeiros. Normalmente, quando isso ocorre, cabe ao interessado buscar a reparação de seus direitos pela via administrativa ou judiciária do próprio Estado que o lesou. Em algumas situações cabe recorrer ao Direito Internacional por meio da proteção diplomática. Sobre esse instituto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Resposta : E. O requisito do esgotamento dos recursos internos para a concessão da proteção diplomática pode ser relativizado em algumas hipóteses.
(explicação: A proteção diplomática é o instituto pelo qual um Estado endossa a reclamação de um particular que tenha a sua nacionalidade, tomando-a como sua, substituindo-o em uma reclamação internacional em seu favor contra outro Estado. Assim, ao ser concedida a proteção diplomática, a relação litigiosa internacional não será entre pessoa ofendida e Estado ofensor, mas entre Estados. Em caso de polipatria, é vedada a concessão de proteção diplomática a um indivíduo contra outro Estado do qual ele também seja nacional. Um dos requisitos para a concessão da proteção diplomática decorre da teoria das mãos limpas, segundo a qual a vítima não pode ter agido com culpa ou contribuído de alguma forma com o evento danoso. O esgotamento dos recursos internos (administrativos ou judiciais) é um dos requisitos para a concessão da proteção diplomática, podendo ser afastado em algumas hipóteses, como no caso de não haver recursos internos disponíveis ou em caso de evidente denegação de justiça pelo Estado ofensor.)

Outros materiais