Buscar

Saúde da pessoa com deficiência na infância


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saúde da pessoa com deficiência na infância
Questão 1 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A deficiência intelectual caracteriza-se por déficits em capacidades mentais genéricas, como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência. Sobre deficiência intelectual na infância é correto afirmar que:
Embora as dificuldades resultem das alterações cognitivas, é evidente que são fortemente influenciadas por fatores ambientais, como precocidade do diagnóstico e inclusão familiar.
Sua resposta está correta. Feedback:  O resultado de um comportamento depende da associação entre os fatores estabelecidos, biológicos e ambientais. Dessa forma, o impacto da deficiência intelectual na vida de uma criança dependerá do quão precoce ela iniciou o tratamento de reabilitação, da capacidade de enfrentamento de sua família e posteriormente dela, da inclusão social e das experiências que a ela serão proporcionadas.
Questão 2 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
A síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika compreende um conjunto de sinais e sintomas apresentados por crianças nascidas de mães infectadas por esse vírus durante a gestação. Diante disso, identifique a alternativa que aponta características diferentes daquelas apresentadas na síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. 
Apresenta manifestação fenotípica com microcefalia, base nasal plana, face aplanada, orelhas de implantação baixa e pavilhão auricular pequeno; cabelos finos, prega simiesca (prega palmar única transversa), pregas palpebrais oblíquas para cima e hipotonia.
Sua resposta está correta. Feedback:  A microcefalia é uma característica mais comumente encontrada na síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Já as demais características como base nasal plana, face aplanada, orelhas de implantação baixa e pavilhão auricular pequeno; cabelos finos, prega simiesca (prega palmar única transversa), pregas palpebrais oblíquas para cima são características fenotípicas da síndrome de Down.
Questão 3 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Ana possui 3 meses e é levada por sua mãe, Carmem, à consulta na Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Carmem relata que percebe Ana muito desinteressada por estímulos visuais do ambiente. Relata que quando se aproxima de Ana, não observa qualquer interesse em fixar os olhos em seu rosto e quando mostra alguns objetos, o comportamento se repete. A mãe conta também que pensou em estimulá-la e colocou um móbile no berço de Ana, mas parece que Ana não se interessa por ele, nem mesmo quando ele fica balançando. A enfermeira da Estratégia Saúde da Família, ao ouvir o depoimento de Carmem, consulta a Caderneta de Saúde da Criança e observa que Ana não realizou a Triagem Ocular Neonatal. Com relação ao diagnóstico e aos cuidados ofertados após o diagnóstico, identifique a alternativa que não corresponde ao que é preconizado nas Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância:
Devem ser realizadas inspeção ocular e dos anexos, avaliação funcional e a aferição da acuidade visual em cada olho com a melhor correção com óculos.
Sua resposta está correta. Feedback:  A inspeção ocular e dos anexos são parte da avaliação médica, assim como a avaliação funcional feita por profissionais. Já a aferição da acuidade visual em cada olho com a melhor correção com óculos é uma conduta não compatível para a idade de 3 meses.
Questão 4 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
Marta foi orientada por uma cuidadora da creche comunitária a levar o seu filho Lucas, de 2 anos, a uma consulta na Unidade Básica de Saúde. Lucas permanece todo o dia na creche enquanto Marta está no trabalho. A cuidadora relata que Lucas não se aproxima de outras crianças, tem a fala pouco desenvolvida e chora muito ao ser tocado por alguma cuidadora. Ao receber Marta, a enfermeira solicitou que Marta contasse como foram os dois primeiros anos de vida de Lucas, desde o nascimento. Marta contou que quando bebê, Lucas era “muito bonzinho”, pois era um bebê muito comportado, fazia pouco barulho e não estranhava pessoas que ele não tivesse contato anterior. A única coisa que Marta considerava diferente é que Lucas não olhava nos olhos e pouco respondia quando era chamado. Marta falou que chegou a achar que Lucas tinha uma deficiência auditiva, mas ao levá-lo a um médico que o examinou, foi descartada esta possibilidade. Quando Lucas começou a falar, a preocupação de Marta diminuiu e hoje não entende a indicação de levá-lo a uma nova consulta, já que ele fala algumas palavras. A única coisa que acha diferente em Lucas, quando comparado ao seu irmão mais velho, é que ele tem interesses engraçados por objetos que fazem algum movimento como: ventiladores e relógio. Diante da situação apresentada, a enfermeira solicitou o apoio matricial à equipe do Nasf e estes sugeriram que Lucas deveria passar por uma avaliação médica, pois foi levantada a possibilidade de Lucas ser uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Considerando a avaliação, o raciocínio clínico da equipe do Nasf e os cuidados a serem ofertados, assinale a alternativa que não corresponde a uma conduta da equipe:
O diagnóstico do TEA é realizado por uma equipe de profissionais com base na aplicação de testes e exames de imagem como o exame de tomografia computadorizada e o exame de ressonância magnética do crânio.
Sua resposta está correta. Feedback:  O diagnóstico do TEA é essencialmente clínico e por isso é necessário que seja realizado por uma equipe de profissionais e que estes não restrinjam o diagnóstico à aplicação de testes, mas estejam atentos à história de vida da criança e de sua família, considerando não somente os sintomas apresentados, mas também o momento da constituição psíquica em que a criança se encontra.
Questão 5 Correto Atingiu 20.00 de 20.00 ponto(s)
As atividades lúdicas apresentam papel fundamental no desenvolvimento motor, cognitivo, físico, social e afetivo das crianças. Dessa forma, as crianças precisam brincar, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que o brincar da criança com deficiência: 
Apresenta iguais oportunidades, condições e disponibilidade como para a criança não-deficiente.
Deve ser dado de acordo com as condições da criança, estimulando a superação das limitações.
Sua resposta está correta. Feedback: 
A realização de atividades lúdicas com a criança com deficiência deve considerar as condições físicas, cognitivas, sensoriais e psicológicas da criança e também de sua história e do contexto social em que vive. Ao mesmo tempo, os profissionais devem envolver os pais, orientar e demonstrar formas de viabilizar o brincar para superar as limitações, estimular ainda mais suas potencialidades, de modo, inclusive, que a criança não seja vista como uma pessoa incapaz.

Mais conteúdos dessa disciplina