Buscar

Análise de Necessidade

Prévia do material em texto

Análise de Necessidade
Ricardo José Orsi de Sanctis
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY
O que é análise de necessidade (e de interesse)
Robinson (1991) explica que o ensino de LinFE é direcionado para o propósito da aprendizagem, motivo pelo qual chama a atenção para o processo de análise de necessidades, que irá indicar o que, de fato, o aluno precisa aprender. É esse processo que permite identificar as lacunas e os desejos dos aprendizes e, assim, refinar o desenho do curso de língua a ser promovido.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC
Como planejarmos as disciplinas de LE nas Fatecs e Etecs
Na Fatec de Sorocaba, inicialmente os docentes optaram para o ensino para fins gerais. O ensino de inglês para fins específicos teve início após uma pesquisa concentrada em livros didáticos direcionados à inglês para Logística e, posteriormente, os docentes organizaram um questionários envolvendo questões sobre as situações em os profissionais de logística atuavam com a necessidade de se expressar em inglês e espanhol. A sondagem com o aluno aconteceu há dois anos e, alguns ajustes foram feitos para atender ao que se desejava.
Como a especificidade é determinada (gradação da necessidade)
A gradação da especificidade foi feita levando em consideração aquilo que era de previsão bastantes e medianamente explícita. O planejamento da prática docente buscou considerar a análise das principais situações do contexto-alvo, adequando-a à previsão do número de aulas na grade curricular, partindo, também, daquilo que os alunos já têm conhecimento. 
 
.MsftOfcThm_Accent1_Fill_v2 {
 fill:#4472C4; 
}
.MsftOfcThm_Accent1_Stroke_v2 {
 stroke:#4472C4; 
}

Continue navegando