Buscar

Tea 9 - Psicologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tea 9 – Psicologia Geral
Questão 1
Piaget considera que os indivíduos adquirem o conhecimento segundo o seu estágio de desenvolvimento, e é a partir das diversas formas de aquisição do conhecimento que se dá a aprendizagem. Este autor classifica os estágios de desenvolvimento da criança em quatro períodos. Marque a alternativa que correspondente ao estágio das operações concretas.
Resposta
a.Para este autor o desenvolvimento independe do período, pois o conhecimento ocorre por toda a vida.
b.A criança não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação ( é a fase dos “por quês)
c.A percepção está presente no momento das decisões e é possível exigir da criança mais responsabilidade em determinadas tarefas
d.Durante este estágio, a criança desenvolve processos de pensamento lógico que podem ser aplicadas a problemas reais e as decisões são lógicas ao invés de perceptuais.
e.O processo de aprendizagem ocorre por meio de reflexos neurológicos básicos e começa a construção de esquemas mentais.
Questão 2
Vygotsky, importante teórico da Psicologia, dedicou boa parte de seus estudos ao processo de aprendizagem dentro de uma perspectiva sociointeracionista. Um dos conceitos desenvolvidos por este autor se refere a área de aprendizagem com funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, que a criança ainda não consegue realizar sozinha, mas consegue realizá-la na interação com um professor ou colega em nível mais avançado. Estamos nos referindo à:
Resposta
a.Capacidade de mediação
b.Área de desenvolvimento potencial
c.Campo de internalização
d.Zona de desenvolvimento Proximal
e.Aprendizagem mediadora

Outros materiais