Buscar

TRABALHO 01 (AV1) EMG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO 1 (AV1) - ECONOMIA
1- Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão.
	
· As pessoas precisam fazer escolhas: 
 Os trabalhos econômicos praticados pelas pessoas, na verdade, são trocas. Contudo, os auxílios não estão totalmente disponíveis, na qual, a escolha de um recurso, quer dizer, abrir mão de outro. Dessa maneira, é crucial que saibamos escolher o que realmente é necessário, a fim de fazer as escolhas corretas. Por exemplo, quando fazemos compras em um supermercado com uma quantidade de dinheiro limitada, devemos escolher o que realmente é importante.
· O custo real de alguma coisa é o que o indivíduo deve depender para adquiri-lo: 
 O preço está relacionado com a comparação que o consumidor deve fazer entre o peso gasto e o lucro recebido. Por exemplo, quando uma pessoa quer financiar um carro, ela tem que saber que durante um tempo, terá uma parcela para pagar e que o valor desta parcela não ficará disponível durante um tempo. 
· As pessoas são consideradas racionais e, isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as suas decisões:
 Por mais que tentemos, nossas opções nunca são completamente previsíveis, existem desvios, mudanças, para melhor ou para pior. Dessa forma, levando em conta que as pessoas racionais pensam em vantagens, o influenciador de decisões executa a ação quando considera que o benefício marginal é maior que o custo marginal. 
· As pessoas reagem a estímulos:
 As pessoas podem fazer escolhas. Essas decisões são tomadas medindo se o benefício é maior que o esforço, tendo em conta, as variáveis. Assim, mudanças no processo que realmente alteram as decisões das pessoas, de forma que estímulos motivarão tal modificação.
2 - Propomos que você verifique como anda o comércio na sua região. Há muitas especialidades? Como isso impacta, ou seja, como isto reflete na economia, e no ritmo de desenvolvimento da sua cidade e região? 
 Sim. Hoje muitas pessoas, com idade acima de 20 anos, se especializam em um ramo, a fim de obter um ótimo desempenho e quanto mais especialização, melhor o rendimento eficiência, assim, o comércio tende a evoluir rapidamente, possibilitando uma alta demanda e uma competição interna e consequentemente com as grandes ofertas existentes, tende a diminuição dos preços, produtos e serviços. Outrossim, vale destacar que a maior parte dos comerciantes de Milagres, já são pessoas acima de 50 anos e a especialização não existe muito, onde a maioria são agricultores e com poucos conhecimentos na área.
3 - Após ter lido sobre produtividade, como você poderia explicar por que o comércio entre países pode melhorar a vida das pessoas?
 Pois é possível adquirir produtos mais acessíveis, como, trocas de recursos, conhecimentos, experiências e tecnologias fazendo com que certas deficiências sejam suprimidas, assim o comércio evolui rapidamente.
4- Explique como você entende o ditado dos economistas que diz que “não existe almoço grátis”.
 Essa expressão alerta o indivíduo a analisar o que ele irá investir antes de tudo, já que por um lado esse investimento pode ser benéfico, mas por outro pode suprir negativamente. Contudo, qualquer bem ou serviço adquirido exige um preço, quer seja financeiro ou não. 
5 - Liste exemplos de bens e serviços livres e econômicos existentes no seu município (pelo menos 03 de cada).
· Bens Livres: a luz solar, o ar, a água;
· Bens Econômicos: água encanada, energia e alimentação;
6 - Cite três exemplos de bens de capital e de consumo existentes no seu município.
· Bens de Capital: equipamentos, computadores, instalações;
· Bens de Consumo: carros,alimentos, cosméticos;
7 - Crie um conceito próprio (sem copiar) de Economia.
 É a ciência que estuda as atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. No entanto, a economia analisa as formas de comportamento humano.
8 - Relacione Economia e escassez.
 A escassez é o problema fundamental estudado pela economia. No entanto, é evidente na economia uma relação entre a quantidade de recursos ou bens e as necessidades humanas, ou seja, é a relação entre a quantidade dos recursos e dos bens e as necessidades humanas que permite dizer se os recursos são escassos. Quando há um excesso na demanda de determinado recurso em relação a sua oferta, dizemos que este recurso ou bem está escasso. Pode haver a escassez, tanto pelo lado dos produtores, quanto pelo lado dos consumidores, através dessa ótica a economia busca alocar os recursos da melhor maneira de forma a solucionar o problema da escassez.
9 - Qual o objetivo da ciência econômica?
 Tem por objetivo, analisar os obstáculos gerados em cenários econômicos e sugerir soluções, sejam para resolvê - los ou para diminuir suas consequências, ou seja, é compreender e organizar a distribuição dos recursos produtivos, que são escassos por natureza.
10 - Quais são os agentes econômicos? Explique cada um deles.
· Empresas: são responsáveis pela transformação dos fatores de produção em bens e serviços, agregando valor para o Sistema Econômico, por meio do trabalho e do esforço de produção.
· Famílias: inclui todos os indivíduos e unidades familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços, objetivando o atendimento de suas necessidades. Ou seja, são as famílias as propriedades dos recursos produtivos e que fornecem às empresas os diversos fatores de produção (trabalho, terra, capital, capacidade empresarial e tecnologia). Contudo, o que sempre as famílias buscam é a maximização da satisfação de suas necessidades.
· Governo: inclui todas as organizações que direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado, nas suas esferas federais, estaduais ou municipais, o governo interage com as famílias e com as empresas em função da manutenção do bem estar e da ordem social.
11 - Cite exemplos de bens:
a) Públicos: transporte, segurança, justiça, estradas e outros;
b) Materiais: roupas, carros, alimentos, livros e outros;
c) Intermediários: Carvão, aço, vidro, a borracha, plástico, produtos metalúrgicos, papel e outros; 
d) Consumo duráveis: automóveis, eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos e outros;
e) Capital: maquinários, equipamentos, instalações, edifícios e outros; 
f) Privados: TV, roupas, carros, computador e outros;
g) Consumos não duráveis: gasolina, alimentos, cigarro, medicamentos e outros; 
h) Finais: Pão, combustíveis,produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e outros;

Outros materiais