Buscar

AP3 - Contabilidade geral II

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
UNIGRANRIO
COMPANHIA NILZA CORDEIRO HERDY ED. CULTURA
ESCOLA DE CIÊNCIA SOCIAIS E APLICADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
VANESSA ALVARO DA SILVA - 0061127
Contabilidade Geral II
Rio de Janeiro, RJ
2023
1. A importância do entendimento das demonstrações contábeis. 
As demonstrações contábeis são as principais fontes de informação de uma empresa, pois nelas fica evidenciada a situação financeira da empresa, que auxilia na tomada de decisões de empresários ou gestores, e até como solicitação por instituições financeiras como bancos para concessão empréstimos.
Nas demonstrações contábeis é possível obter informações importantes como faturamento e lucro de um período, endividamento e investimentos.
Por exemplo, em análise nas demonstrações contábeis da GERDAU S.A de 2018 e 2019, no Ativo as aplicações financeiras tiveram uma alta, indicando o que seria uma melhora nos seus investimentos. 
No Passivo de 2018 e 2019, em Salários a Pagar houve uma queda, que pode indicar um corte de pessoal.
O CPC 26 diz:
“Estrutura e conteúdo
47. Este Pronunciamento requer determinadas divulgações no balanço patrimonial, na demonstração do resultado abrangente, na demonstração do resultado e na demonstração das mutações do patrimônio líquido e requer divulgação de outros itens nessas demonstrações contábeis ou nas notas explicativas. 
O Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa estabelece os requisitos para a apresentação da informação sobre os fluxos de caixa. 
48. Este Pronunciamento utiliza, por vezes, o termo “divulgação” em sentido amplo, englobando itens apresentados nas demonstrações contábeis e notas explicativas. Divulgações também são exigidas por outros Pronunciamentos Técnicos, Interpretações e Orientações do CPC. A menos que seja especificado em contrário, tais divulgações podem ser incluídas nas demonstrações contábeis.
Referências Bibliográficas:
Fonte: CPC 26, página 15, acessado em 04/06/2023 http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/312_CPC_26_R1_rev%2006.pdf

Continue navegando