Buscar

Fisiologia- Estudo dirigido 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia
Aluno: Debora Paula F. Chaves
1) . Todas são as funções dos rins, exceto:
 a) Eliminação de resíduos metabólicos.
 b) Regulação do balanço hidroeletrolítico e do equilíbrio ácido-básico.
 c) Conservação de nutrientes e glicólise.
 d) Função endócrina.
R= (c) Conservação de nutrientes e glicólise.
2)  O que influencia o ritmo de filtração glomerular (RFG)?
R=  É influenciada pela pressão de filtração, pressão hidrostática criada pela cápsula de Bowman e o coeficiente de filtração glomerular, além da regulação do fluxo sanguíneo das arteríolas glomerulares.
3) . Como ocorre a reabsorção no túbulo contorcido proximal dos principais íons e de água?
R= A água será reabsorvida com o auxílio de aquaporinas constitutivas do túbulo, que são aquelas que não dependem da aldosterona, e também pela via paracelular (entre as células). A água irá seguir o trajeto do soluto, sendo reabsorvida juntamente com ele, por isso é também considerado um processo isosmótico e que não modifica a osmolaridade do líquido tubular. Esse processo conta com a participação de dois tipos de aquaporinas, as do tipo 1 (AQP1) e as do tipo 2 (AQP2). A água irá se ligar a aquaporina do tipo 1 e funcionar como um canal de água, agindo de forma independente do ADH.
4) Explique de modo resumido como ocorre a formação da urina.
R= O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.
· Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais.
Aproximadamente 1,6 mil litros de sangue são filtrados diariamente, formando 180 litros de filtrado. Desses 180 litros, são formados apenas dois litros de urina por dia, o que demonstra uma grande reabsorção.
· Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. Estima-se que cerca de 99% do filtrado seja reabsorvido nessa etapa de formação da urina.
· Secreção: ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron. Entre os principais produtos secretados, podemos citar o hidrogênio, potássio e amônia.

Continue navegando