Buscar

PORTFÓLIO AULA 02 Economia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO “AULA 02” – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 03, 04 e 05
VALOR = 3.50
questÃo 01: de acordo com a teoria do funcionamento do mercado, explique: (valor = 0.90)
A. O que é oferta?
A oferta é um conceito que se refere à quantidade de um bem ou serviço que os produtores ou fornecedores estão dispostos a disponibilizar no mercado em diferentes níveis de preço, durante um determinado período de tempo. A oferta é um componente essencial do equilíbrio de mercado, onde as forças de oferta e demanda interagem para determinar os preços e as negociações.
B. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se o preço deste bem aumentar, tudo mais mantido constante?
Se o preço de um bem aumentar, mantendo tudo mais constante, espera-se que a quantidade oferecida desse bem também aumenta. Isso é uma aplicação do conceito básico da lei da oferta, que descreve uma relação inversa entre o preço de um bem e a quantidade que os produtores estão dispostos a oferecer no mercado.
 
C. O que pode ocorrer com a quantidade ofertada de determinado bem, se os custos de produção deste bem aumentarem, tudo mais mantido constante?
Se os custos de produção de um determinado bem aumentarem, mantendo todos os outros fatores constantes, é forçoso que a quantidade oferecida desse bem diminua. Isso ocorre porque os custos de produção estão diretamente relacionados aos incentivos dos produtores para fornecer um produto ao mercado. Quando os custos aumentam, os produtores podem enfrentar dificuldades em manter seus níveis superiores de produção e lucratividade.
Com o aumento nos custos de produção tende a criar um ambiente menos favorável para os produtores, o que pode resultar em uma diminuição na quantidade ofertada. 
QUESTÃO 02: CITE DOIS PARES DE EXEMPLOS DE BENS QUE, EM GERAL, SÃO COMPLEMENTARES. (valor = 0.50)
Bens complementares são aqueles que costumam ser consumidos juntos ou usados em conjunto para experimentar uma necessidade específica. 
Exemplos:
1. Carros e Gasolina: Quando alguém compra um carro, é provável que também precisa de gasolina para alimentá-lo. 
2. Computadores e Software: Os Computadores são frequentemente vendidos com uma variedade de softwares.
QUESTÃO 03: CITE 03 FATORES QUE CONTRIBUEM PARA EXPULSAR A CONCORRÊNCIA DO MERCADO E FAVORECEM O SURGIMENTO DE MONOPÓLIOS (VALOR = 0.60)
A formação de monopólios ocorre quando uma única empresa ou entidade domina um setor ou mercado específico, eliminando efetivamente a concorrência. Vários fatores podem contribuir para a expulsão da concorrência e para os monopólios.
1. Controle de recursos essenciais: Uma empresa que controla recursos essenciais para a produção ou distribuição de um determinado produto ou serviço pode dificultar a entrada de concorrentes. Isso ocorre porque outras empresas dependem de recursos para operar no mercado. Se uma empresa única controla o acesso exclusivo ou dominante a esses recursos, ela pode criar barreiras à entrada de novo concorrentes favorecendo a formação de um monopólio.
2. Economias de escala: Grandes empresas muitas vezes podem produzir em maior quantidade e custos mais baixos do que empresas menores devido às economias de escala. Isso significa que elas podem oferecer produtos ou serviços a preços mais baixos, o que torna difícil para concorrentes menores competirem. À medida que a empresa ganha maior participação de mercado, pode reduzir ainda mais seus preços, tornando ainda mais difícil para os concorrentes sobreviverem. Isso pode levar eventualmente à eliminação da concorrência e ao ambiente de um monopólio.
3. Barreiras regulatórias e legais: Em Alguns casos, regulamentações governamentais ou barreiras legais podem favorecer a formação de monopólios. Por exemplo, a concessão de patentes ou diretos exclusivos de propriedade intelectual pode dar a uma empresa o monopólio sobre uma inovação específica por um período determinado. Além disso, regulamentações que dificultam a entrada de novos concorrentes devido a requisitos de licenciamento complexos ou custos elevados podem criar um ambiente propício para a formação de um monopólio. 
QUESTÃO 04: EXPLIQUE PORQUE AS EMPRESAS QUE ATUAM NA CONCORRÊNCIA PERFEITA SÃO DENOMINADAS “TOMADORAS DE PREÇOS”. (VALOR = 0.50)
As empresas que participam de um mercado de concorrência perfeita são frequentemente chamadas de “tomadoras de preços” devido a características únicas desse tipo de mercado. A expressão reflete o fato de que, em um mercado de concorrência perfeita, as empresas não têm controle sobre o preço de mercado de seus produtos ou serviços. Em vez disso, elas aceitam o preço determinado pelo equilíbrio entre oferta e demanda no mercado.
QUESTÃO 05: COM BASE NO CONTEÚDO ESTUDADO NA AULA 05, QUANDO HÁ INTRODUÇÃO DO GOVERNO NA ECONOMIA, SURGEM ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA NOSSO ENTENDIMENTO. 
EXPLIQUE COMO ACONTECE UM SUPERÁVIT FISCAL DO GOVERNO? (VALOR = 0.50)
Um superávit fiscal do governo ocorre quando as receitas arrecadadas pelo governo são maiores do que os gastos públicos realizados durante um determinado período de tempo, geralmente um ano fiscal. Isso significa que o governo está gerando um excesso de receita em relação às suas despesas, gerado em um saldo positivo nas contas públicas.
QUESTÃO 06: O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) É UM DOS MELHORES INDICADORES ECONÔMICOS USADOS PARA PROVAR A ATIVIDADE E SANIDADE DA ECONOMIA DE UM PAÍS. A QUESTÃO PEDE: DEFINA PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO. (VALOR = 0.50)
O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador econômico que representa o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras de um país durante um determinado período de tempo, geralmente um ano. O PIB é usado como uma medida ampla da atividade econômica e do tamanho da economia de um país.

Continue navegando