Buscar

Avaliação de Pesquisa I Legislação empresarial


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Empresarial
Aluno (a): Kleberson Antonio dos Anjos Souza
Data 21/09/2020
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Justifique os motivos pelo qual as duas alternativas estão incorretas: A lei é a fonte do Direito mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro; Acerca das fontes do Direito, existe uma única classificação.
Resposta: O sistema jurídico brasileiro utiliza amplamente a jurisprudência, o costume e as doutrinas como fontes de direito. Acerta da classificação, não existe uma única, conforme sinaliza Venosa, que as classifica como Diretas, imediatas ou primárias e Indiretas, mediatas ou secundárias.
2. Justifique porque o Direito não existe apenas para aplicar penalidades. 
Resposta: O direito não tem como finalidade aplicar penas, antes, o objetivo principal do Direito é nortear os processos dentro da sociedade e do Estado, visando sempre criar onde, progresso e bem estar, tendo na penalidade uma ação corretiva de última instância.
3. Quais são os livros e levantamento anual que os empresários devem manterem boa ordem e guardo?
Resposta: Livro diário e Livro razão
4. Quando o empresário expõe o consumidor a risco, devido ao produto ou serviço sofrer por falta ou inconformidade das informações prestadas pelo fornecedor, estamos diante de fornecimento perigoso. Conceitue e justifique o porquê é fornecimento perigoso. Exemplifique:
Resposta: Fornecimento perigoso é quando por omissão ou incompletude o fornecedor expõe o consumidor a um risco derivado da falta de adequada instrução. Exemplo é um medicamento fornecido sem uma bula que explique os sintomas colaterais ou as pessoas que são impedidas de utilizar o fármaco.
5. Detalhe o que Frazzio Júnior (2016, p. 179), sobre a sociedade anônima.
Resposta: Frazzio Júnior especifica que para dissolver de pleno direito uma sociedade anônima é preciso observar a ocorrência de casos de: término do prazo de duração (art. 206, inciso I ,“a”, LSA); causas estipuladas no estatuto (art. 206, inciso I, “b”, LSA); deliberação da assembleia-geral (art. 206, inciso I, “c”, LSA); unipessoalidade, quando não restaurada, no prazo, a pluralidade social (art. 206, inciso I, “d”, LSA); extinção de autorização para funcionar (art. 206, inciso I, “e”, LSA); decisão de autoridade administrativa (art. 206, inciso III, da LSA).
6. A sociedade empresária pode ser desconstituída por: desvio de finalidade e confusão patrimonial. O Código Civil, no artigo 50, dispõe que: 
Resposta: “Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.”
7. Referente aos direitos dos sócios, detalhe sobre o Direito de fiscalização.
Resposta: Todo sócio tem o direito de verificar o andamento de sua empresa. Nesse sentido, é facultado a todos os sócios examinar os livros e documentos sociais, bem como os créditos e os débitos da empresa. Na hipótese de que o sócio não sinta segurança com os documentos examinados, ele pode solicitar ainda uma prestação de contas, pelas vias judiciais ou extrajudiciais.
Avaliação de Pesquisa: Legislação Empresarial

Mais conteúdos dessa disciplina