Buscar

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA
keyboard_return Voltar
Nota Máxima: 10,00
Nota Apurada: 10,00
1ª Tentativa
Quantidade de Questões: 10
Parte superior do formulário
1ª) A escola, depois da família é o primeiro local e de fundamental relevância, para o processo de socialização da criança. A inclusão desses menores e jovens portadores de deficiência na escola regular, com o apoio do atendimento educacional especializado, quando necessário, faz parte da política educacional brasileira vigente. Qual a importância que a parceria escola/professor com a família da criança ou adolescente deficiente tem para todos os envolvidos?
a) Tornar a parceria em uma amizade efetiva e delegar funções aos pais.
b) Fazer com que os pais frequentem a escola e substituam o professor quando do seu afastamento para treinamento.
c) Melhoria no rendimento do aluno e a responsabilidade por parte dos pais.
d) Assumir a responsabilidade total pelo acompanhamento deste aluno deficiente.
e) Para assessorar os professores em sala de aula e no processo de aprendizagem.
2ª) O desenvolvimento psicomotor é contínuo e importante para o controle do movimento, pois a medida em que crescemos há um aumento do nível de complexidade nas tarefas motoras. Os pais devem estar atentos aos movimentos e observar as alterações decorrentes, como por exemplo:
a) Sentar, engatinhar, andar, falar, desequilíbrios, quedas constantes.
b) Andar de patins, ver televisão, associação de ideias.
c) Falar, gesticular, quedas constantes, andar.
d) Sentar, engatinhar, dormir, tomar banho.
e) Sentar, falar, quedas constantes, gesticular.
3ª) Na Antiguidade, não existiam cuidados especiais para com as pessoas que nasciam com alguma deficiência. Esse hábito era uma constante nessas comunidades que privilegiavam o culto ao corpo, ao belo, ao ser humano forte, sendo um fator norteador da concepção de homem. Qual era o destino das pessoas que nasciam com alguma deficiência no Período Antigo?
a) Eram levadas para asilos e hospitais.
b) Eram deixadas em mosteiros e esquecidas pela família.
c) Eram abandonadas nas ruas pela família, e se abriagavam nas praças ou em circos que se apresentavam na cidade.
d) Eram abandonadas em instituições asilares e de custódia, que eram vistos como ambientes segregados.
e) Praticava-se a exterminação sumária.
4ª) O processo de aprendizagem tem sido cada vez mais diagnosticado como problemático e caótico, e a responsabilidade tem recaído em quem ensina e quem aprende sob a ênfase de ensinar mal e aprender pouco e, é crescente o número de alunos com dificuldades escolares, muito deles se desinteressam aliados pela
desmotivação do próprio sistema, desenvolvem uma baixa auto-estima, acabam evadindo, reprovando ou abandonando as atividades escolares. Existe uma queixa frequente por parte de pais e educadores acerca das carências em aprender. Nesta perspectiva, questionamos, quais são os principais distúrbios de aprendizagem encontrados em sala de aula pelo professor?
a) Sindrômicos – Assindrômicos- Neurológicos e Comportamentais.
b) Disfunção cerebral mínima (DCM); Incapacidade de Percepção; Fracasso escolare Transtornos Emocionais.
c) Disortografia;Hiperatividade; Síndrome de Down e Desordens múltiplas manifestadas por dificuldades.
d) Dislexia – Disgrafia – Discalculia e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
e) Síndrome de Asperger; Síndrome de Rett; Síndrome de Turner e Síndrome de Estocolmo.
5ª) Vários autores e estudiosos da área de Distúrbios Psicomores registram definições a respeito dessa ciência e, dentro da perspectiva deste estudo, mostramos que eles possuem característica distintas como:
a) Um transtorno que atinge a unidade dissociável, formada pela inteligência, pela afetividade e pela motricidade e a inibição da criança.
b) A persistência de uma simples rigidez muscular, que pode aparecer ou não nas quatro extremidades do corpo ou somente em uma.
c) As crianças não apresentam um estado de ansiedade, sobrancelhas sempre franzidas, cabeça sempre alta e problemas de coordenação motora.
d) Uma das causas de dificuldades de aprendizagem, na medida em que as crianças com instabilidade psicomotora são portadoras de precária lateralidade.
e) Tem dificuldade de realizar movimentos finos e grossos.
6ª) A ciência evoluiu e paulatinamente, a sociedade passou a entender melhor e se aproximar das questões ligadas à deficiência intelectual, e nessa medida, foi compreendida como uma circunstância humana, e não mais como uma ideologia vinculada a um castigo divino, degeneração da raça humana ou mesmo, o indivíduo com possessões diabólicas como ocorria no período da antiguidade. Frente a essa mudança, qual foi a primeira iniciativa a propor ações educativas para a superação do déficit mental?
a) Foi com o médico Philippe Pinel pelo trabalho realizado com o Corcunda de Notre Dame.
b) Foi com o médico Thomas Willis pelo trabalho realizado com Victor, o menino selvagem de Aveyron.
c) Foi com o médico Philippe Pinel pelo trabalho realizado com Ludwing Van Beethoven.
d) Foi o médico francês Antonic Gurgel Fáustulo pelo trabalho realizado com os gêmeos Romulo e Remo.
e) Foi com o médico Jean Itard pelo seu trabalho realizado com Victor, o menino selvagem de Aveyron.
7ª) A deficiência gera insegurança na família e não acontece de forma diferente quando o deficiente entra no meio escolar. A família e a sociedade vê o momento com inquietação. Segundo o texto, o que leva a esse sentimento, uma vez que estamos vivendo o movimento da escola inclusiva?
a) A inquietação acontece porque é a primeira vez que o deficiente sai de casa para viver em sociedade.
b) A inquietação acontece porque altera a rotina da família, os horários ficam mais complicados quando a criança entra na escola.
c) A inquietação acontece porque a família terá que contratar alguém que acompanhe a criança em todo o tempo em que ela permanecer na escola.
d) A inquietação acontece pela expectativa de que a criança se adapte, faça amizades e progrida em seu desenvolvimento motor e cognitivo.
e) A inquietação acontece porque certamente a criança nem a escola estão preparadas ainda para o processo ensino e aprendizagem.
8ª) Na Idade Média, entre os séculos IV e XV, com a difusão da doutrina cristã que explicava os fatos relacionados aos acontecimentos da vida cotidiana em sociedade, a forma de visualizar a deficiência modifica-se de forma lenta e tímida, passou-se então, a ter uma certa tolerância ao convício com esses indivíduos. Um exemplo clássico desta prática, neste contexto retirado da literatura especializada, demonstra-se bem esse comportamento.:
a) História do Menino-lobo.
b) História da Revolução Industrial.
c) História do holocausto.
d) História da raça ariana.
e) História do Corcunda de Notre Dame.
9ª) A Psicomotricidade é uma ciência que surgiu na França, no final do século XIX. Ao longo de sua história, foi se desenvolvendo e se articulando com outros saberes. Seu campo de atuação abrange a educação, a reeducação e a clínica. Para tanto, a Psicomotricidade tem como objeto de estudo:
a) O campo de atuação abrange a educação, a reeducação, o meio ambiente,a medicina clínica e a fragilidade motora do psiquismo infantil.
b) Foi com o médico Thomas Willis que realizou na França o atendimento médico relacionado a psicomotricidade, e delimitou com nitidez os transtornos psicomotores que permanecem entre o neurológico e o psiquiátrico.
c) Foi o médico Philippe Pinel que vinculou o movimento do corpo ao afeto, à emoção, ao meio ambiente e aos hábitos da criança.
d) Foi o médico francês Antonic Gurgel Fáustulo que redefiniu a noção de fragilidade motora, considerando a psicomotricidade uma síndrome com suas características próprias.
e) A globalidade do ser humano, no plano teórico e prático, ela combate a dicotomia do soma e do psíquico, ensaiando pelo contrário a sua fusão e unificação complexa e dialética.
10ª) O que alterou na sociedade em relação as discussões sobre a inclusão de deficientes partir de 1996, com a nova LDB?
a) A criançacom deficiência causa desde o seu nascimento incertezas na família pois as limitações tornam-se verdadeiras barreiras para a vida cotidiana.
b) A sociedade passou a ter a opção de poder escolher individualmente onde matricular seus filhos e que tipo de professores poderiam ter.
c) A sociedade passou a buscar instrumentos e mecanismos de adaptação do deficiente ao meio de forma a lhe proporcionar maior autonomia e independência.
d) Houve uma conjunção do desenvolvimento da informática aliado a aplicação do mesmo na educação infantil.
e) A sociedade foi vista como entidade completamente apartidária preocupada apenas na educação das crianças com deficiência sem envolvimento da classe política.
Parte inferior do formulário

Continue navegando