Buscar

BASES FÍSICAS PARA RADIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

~~ BASES FÍSICAS PARA RADIOLOGIA ~~
1. Quais as unidades corretas no S.I. (Sistema internacional de medidas) das grandezas físicas: tempo, massa, comprimento, respectivamente nesta ordem? s, kg, m;
Explicação: As unidades corretas no S.I. (Sistema internacional de medidas) das grandezas físicas: tempo, massa, comprimento, respectivamente nesta ordem são : s, kg, m
2. Um objeto com massa de 2550 g encontra-se em um plano sem atrito. Supondo que o mesmo é puxado por uma força F= 10 kN que faz um ângulo de 30º com a vertical. A ação devida a outras forças não serão consideradas nesta situação e o seu deslocamento horizontal foi de 10m no mesmo sentido da componente horizontal da força com que este é puxado. Com bases nessas informações assinale a alternativa que represente o trabalho desta força F com que o bloco é puxado. W= 5000 J
Explicação: Repare que o ângulo apresentado é entre a força e a VERTICAL, logo podemos afirmar que o ângulo entre a força e a horizontal igual a 60º. Sendo assim, temos:
W= F. d. cosθ
W= 1000. 10. cos(60º)
W= 5000 J
3. As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado. As principais características desses dispositivos são a transparência e a superfície esférica. Assinale a alternativa que represente a melhor descrição para lentes CONVERGENTE. É uma lente esférica com um comportamento em que os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, elas sofrem dupla refração e se concentram em um único ponto.
Explicação:
É uma lente esférica com um comportamento em que os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, elas sofrem dupla refração e se concentram em um único ponto. (CORRETO: Esta é a descrição do comportamento da luz em uma lente convergente)
É uma lente esférica com comportamento em que a luz incide paralelamente entre si e é refratada, tomando direções que divergem a partir de um único ponto. (ERRADO: Esta é a descrição do comportamento da luz em uma lente divergente)
 É uma lente esférica com comportamento em que a luz incide paralelamente entre si e é refratada, tomando direções que divergem a partir de um único ponto. Um exemplo clássico é a lente biconvexa. . (ERRADO: Esta é a descrição do comportamento da luz em uma lente divergente, mas o exemplo é de uma lente convergente)
É uma lente esférica com um comportamento em que os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal, elas sofrem dupla refração e se concentram em um único ponto. Um exemplo clássico é a lente bicôncava. (ERRADO: Esta é a descrição do comportamento da luz em uma lente convergente, mas o exemplo é de uma lente divergente)
É uma lente que quando uma luz policromática (duas ou mais cores) incide sobre a mesma ocorre o fenômeno que conhecemos como dispersão da luz, ou seja, ocorre o fenômeno idêntico ao que forma o arco-íris. Este é o fenômeno no qual uma luz policromática, ao se refratar, decompõe-se nas cores componentes. Esse fenômeno se deve ao fato de que o índice de refração de qualquer meio material depende da cor da luz incidente. (ERRADO: Esta é a descrição do comportamento da luz em um prisma e não em uma lente esférica)
4. A Segunda Lei de Ohm diz que a resistência elétrica depende do tipo de material no qual é feito o condutor, do comprimento do condutor (L) e da sua seção reta (A), ou seja, sua área perpendicular ao fluxo de corrente. Dispositivo ôhmico deve manter o valor da corrente elétrica quando o sinal da tensão passa de positivo para negativo. A lei de ohm é verificada para altos campos elétricos e a curva característica V x I é uma reta. Um resistor (ôhmico) de resistência 200Ω e razão entre o comprimento e a área da seção transversal (L/A) igual a 8m^-1. Assinale a alternativa que representa a resistividade elétrica desse resistor. ρ = 25 Ω.m
Explicação:
Usando a 2ª lei de Ohm, temos:
R = ρ.(L/A)
ρ = R /(L/A) = 200 / 8 = 25 Ω.m
5. Qual a frequência de uma onda que possui velocidade de 800m/s e comprimento de onda de 4m? 200Hz
Explicação:
v = comp. de onda . freq
frequencia = v/comprimento de onda = 800/2 = 200Hz
6.Sobre o átomo e/ou suas características pode-se afirmar: Prótons e neutrons são nucleons.
Explicação: Nucleons são partículas atômicas posicionadas no núcleo (região central).
7. Com relação a estabilidade do núcleo atômico do modelo de átomo de Bohr-Rutheford, é correto afirmar que: Os nêutrons são partículas sem carga elétrica e sua presença no núcleo atômico ajuda na diminuição da repulsão elétrica entre os prótons.
8. Qual a quantidade de carga elétrica em um corpo com excesso de 25 elétrons? 4 x 10-18 C
· Explicação: Q = n x e, então Q = 25 x (1,6 x 10-19) = 4 x 10-18 C
9. Se pegarmos uma pilha comum, que possui um polo positivo e outro negativo e, montarmos um circuito ligando os polos positivo e negativo por um fio condutor, qual caminho será seguido pelos elétrons da pilha? Os elétrons sairão pelo polo negativo em direção ao polo positivo.
· Explicação: Os elétrons sairão pelo polo negativo em direção ao polo positivo.
10. Com relação ao processo de formação de raios X característico é correto afirmar que: A diferença de energia entre os elétrons orbitais das camadas K e L são fixas, ou seja, cada elemento químico possui um valor próprio, logo a energia dos raios X característicos identificam o elemento químico
11 - Sendo 1 milha igual a aproximadamente 1600 metros, quanto equivale 2,35 milhas em quilometros, se 1 km é igual a 1000 metros? 3,76 km
· Explicação: Se 1 milha igual a 1600 metros, 2,35 milhas é igual a 2,35 x 1600, que é igual a 3760 metros; se 1 km igual a 1000 metros, então 3760 metros equivale à 3,76 km.
12 - Considerando o sistema de coordenadas cartesianas (eixos X e eixo Y) como referência e uma pessoa se deslocando andando a pé no plano para a esquerda da origem, qual a direção e o sentido do seu deslocamento? Direção: Horizontal - Sentido: Negativo
13- Qual a aceleração de um corpo que da inércia atingiu a velocidade de 200 m/s em 5 s? 40 m/s2
· Explicação: a = V/t, então a = 200/5 = 40 m/s2 .
14- Um objeto de 3kg é abandonado do repouso a uma altura de 20m do solo. Considerando que a queda é sem a resistência do ar e g=10m/s2, qual a velocidade que o corpo chega ao solo, antes de tocá-lo? 20m/s	
· Explicação:
m=3kg
altura de 20m do solo. 
Conservação da energia potencial
Ep = Ec = mgh = 600 J
600 = 0,5,mv2
v = 20 m/s
15- Qual a frequência de uma onde que se desloca 5 metros a uma velocidade de 300 m/s? 60 Hz	
· Explicação: V= F x d, então F= V/d, logo F = 300/5 = 60 Hz
16- Segundo o modelo atômico de Rutherford-Bohr, é correto afirmar que:	 Prótons e neutrons estão posicionados numa região central e elétrons perifericamente.	
· Explicação: Prótons e neutrons compartilham a região central, denominada núcleo e os elétrons são periféricos na região denominada eletrosfera.
Sobre a quantidade de cargas e interação entre elas, é correto afirmar: Quanto mais prótons um átomo possuir, mais próximos eles estão, e logo maior será a repulsão entre essas partículas positivamente carregadas, aumentando a instabilidade do núcleo e, consequentemente, a instabilidade do átomo.
· Explicação: Quanto mais prótons um átomo possuir, mais próximos eles estão, e logo maior será a repulsão entre essas partículas, uma vez que cargas de sinais iguais se repelem.
 .8 -Considere um corpo com excesso de 40x1016 prótons em relação a sua quantidade de elétrons. Calcule a carga elétrica deste corpo. (Considere a carga elétrica fundamental 1,6x10-19C). Q = + 64mC (Q = + 64 x 10-3C).	
· Explicação:
Q = n x e
Q: Carga elétrica em Coulomb C;
N: Quantidade em excesso de elétrons ou de prótons;
e: Carga elétrica fundamental ±1,6x10-19C
Neste caso, como o corpo tem excesso de prótons, o valor da carga elétrica fundamental terá sinal positivo.Q = 40 x 1016 x (+1,6x10-19C)
 Q = 40 x 1,6 x 1016-19C
 Q = 64 x 10-3C
 10-3 = mili = m
 Q = 64mC
9- Duas cargas de 5 C e 2 x 10-6C estão a 3 m uma da outra. Determine o módulo da força entre as cargas. 10000 N	
· Explicação:
Se a força é igual a F = k Q 1 Q 2 d 2
, então (9 x 109) x 5 x (2 x 106)/ d2 é igual a 10000 N.
	
10 = Considerando a posição dos elétrons em relação ao núcleo atômico, pode-se afirmar: Quanto mais próximo ao núcleo, maior a energia de ligação do elétron.
Explicação: Quanto mais próximo ao núcleo, maior a energia de ligação e menor a energia cinética dos elétrons orbitais,

Continue navegando