Buscar

mapa Geometria Com Construções Geometricas(1) 1

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
TEMPLATE- MAPA
Geometria com construções geométricas - Licenciatura em Matemática
ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO 
IDENTIFICAÇÃO:
Aluno(a): _______Eni da Silva RA: 21140212-5
Atividade 1. Além dos jogos relacionados a tecnologia como computadores, dispositivos conectados a internet, celulares, etc, existem outras opções de jogos e atividades que podem ser realizadas para ensinar geometria, por exemplo, no pátio de uma escola. Nesse sentido, indique um jogo ou uma brincadeira que pode ser usado para ensinar geometria. Após realizar a escolha, você deverá escrever uma breve explicação e apontar qual assunto relacionado a geometria pode ser explorado com a atividade escolhida.
JOGO/BRINCADEIRA: Stop
Descrição e assuntos que podem ser abordados:
É um jogo de raciocínio no qual pode ser jogado no mínimo de 2 jogadores ou quantas pessoas quiserem. Para começar as crianças chacoalham suas mãos e fazem números aleatórios com os dedos, após isso contam com o ABC. Exemplo: 5 dedos = a, b, c, d, e.
	As crianças também normalmente definem letras em que não serão utilizadas como Z,Y,W entre outras caso sorteadas as crianças pulam para a próxima letra.
Normalmente os temas são variados, são escolhidos 5 ou mais temas para se jogar. Alguns temas são feitos de formas abreviadas como por exemplo CEP(cidade, país, estado) ou PCH(parte do corpo humano)Feito isso o jogo se inicia, após o já todos iram escrever as palavras com a letra sorteada em suas casas. Normalmente tem 5 ou mais rodadas ou mais cada palavra escrita diferente vale 10 pontos palavras repetidas velem 5 pontos.
	O Stop está cercado por tempo e número, quando a pessoa termina de preencher ela grita Stop, dai as outras pessoas não podem mais escrever se não finalizou fica sem terminar aquela rodada vai para a contagem de pontos e vence quem fizer mais pontos no final do jogo.
Ex. 
Atividade 2. Chegou o momento de experimentar e vivenciar uma atividade matemática ancorada na tecnologia. Deste modo acesse o site abaixo:
https://www.coquinhos.com/tipos-de-angulos/play/
Lá você encontrará um jogo (quiz). 
a) Participe do jogo e consiga pelo menos 12 pontos.. Tire uma foto ou um print de tela indicando seu tempo e a pontuação.
COLE AQUI A FOTO OU O PRINT
b) Faça uma análise do jogo indicando a sua importância e como podemos usá-lo em sala de aula.
Você deve dar uma breve explicação de ângulos em sala de aula e depois aplicar este jogo a criança fixa a imagem com os nomes dos ângulos, uma atividade muito divertida onde também aprende. 
Atividade 3. O jogo do link abaixo consiste em uma corrida onde o canguru irá pular em cada uma das figuras geométricas. 
https://www.coquinhos.com/formas-geometricas/play/
Nesta etapa da atividade, você deverá jogar e vencer uma partida. Normalmente aparece quatro jogadores. Coloque seu nome em um jogador (canguru). Depois que você vencer tire uma foto ou print da sua colocação e em seguida descreva como iria explorar essa atividade em sala de aula.
Foto:
COLE AQUI A FOTO OU O PRINT
Descrição:
Este jogo a pessoa tem que saber bem o nome das formas geométricas para chegar em primeiro lugar caso não saiba terá que jogar várias vezes para conseguir chegar em primeiro além do mais os nomes estão escritos em inglês.
Atividade 4. Você conhece o Jogo Minecraft? Ele foi desenvolvido pela Mojang e em 2014 foi vendida para a Microsoft por 2,5 bilhões de dólares. Para ter uma ideia, em maio deste ano, o game chegou à marca de 176 milhões de unidades comercializadas no mundo, ultrapassando o Tetris como o jogo mais vendido da história, segundo dados divulgados pela Microsoft. É simplesmente uma febre mundial. Ele tem uma versão, Minecraft Education Edition, que pode ser explorada de uma forma muito boa em sala de aula, não só em Matemática mas também em outras áreas. 
Nossa proposta é você conhecer um pouco do jogo. Deste modo, você deverá fazer uma pesquisa no GOOGLE explorando o uso do Jogo minecraft em matemática. Depois de pesquisar, você deverá fazer alguns prinst de tela e descrever de forma resumida como podemos explorar a ferramenta com as crianças. 
Foto:
Descrição:
	O Minecraft é um jogo eletrônico onde você constrói personagens que utilizam cenário e blocos de cubos, podemos trazer conceito do mundo real para o mundo dos videogames para que os alunos se sintam em casa ao estudar de uma forma mais relaxada fixando o conteúdo na cabeça, motivando os alunos a estudar e obter melhor resultado.
	Podemos usar o Minecraft em vários conceitos na sala de aula, fazer cálculos de área volumes e objetos também apender a fazer contas básicas de matemática.
REFERÊNCIAS USADAS NO MAPA:
https://www.stopts.com acesso em 24/05/2022.
https://www.coquinhos.com/tipos-de-angulos acesso 24/05/2022.
https://www.coquinhos.com/formas-geometicas/play acesso em 24/05/2022.
https://minecraft-contribui-para-o-ensino-de-geometria-em-sala-de-aula acesso em 26/05/2022.

Continue navegando