Buscar

ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA INSTRUMENTOS LEGAIS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Analise o seguinte trecho de texto:
“A Constituição Federal de 1988, no capítulo próprio da educação, criou as condições para que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, assumisse esse conceito já no § único do art. 11 ao assinalar a possibilidade de o Estado e os municípios se constituírem como um sistema único de educação básica. Mas a educação básica é um conceito, definido no art. 21 como um nível da educação nacional e que congrega, articuladamente, as três etapas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, set., 2002. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008000010. Acesso em 30 jun. 2019.
Conforme o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação básica é dividida em três etapas, assinale a alternativa que apresente quais são elas:
Nota: 20.0
	
	A
	Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: A educação básica é dividida em três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (livro-base, p. 29-30).
	
	B
	Educação infantil, ensino técnico e graduação.
	
	C
	Ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
	
	D
	Ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante.
	
	E
	Ensino fundamental, graduação e pós-graduação.
Questão 2/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A análise mais criteriosa de como a educação e os professores se relacionam com o ECA, principalmente no que diz respeito à cidadania (vista como um objetivo da educação), é muito importante para que possamos entender que, nós, profissionais da educação, não devemos atuar como aqueles do direito, da psicologia ou da assistência social, diante das questões apresentadas pela legislação. Mas precisamos, sim, resgatar o papel da escola diante dela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Vieira, Eliana de Fátima e Silva. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná: Secretaria de Estado da Educação, 2014. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_utfpr_gestao_pdp_eliana_de_fatima_e_silva_vieira.pdf. Acesso em 30 jun. 2019.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa que justifique o motivo pelo qual crianças e adolescentes têm direito à educação garantido pelo ECA.
Nota: 20.0
	
	A
	Para que desenvolvam habilidades técnicas e consigam se inserir no mercado de trabalho.
	
	B
	Para que não fiquem na rua e se tornem presas fáceis para as drogas e outros tipos de arruaças.
	
	C
	Para que possam atingir pleno desenvolvimento, garantindo assim o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Crianças e adolescentes têm direito à educação para que possam atingir seu desenvolvimento pleno e garantir o exercício da cidadania e a qualificação para o mercado de trabalho, de acordo com o art. 53 do ECA (livro-base, p. 25).
	
	D
	Para que desenvolvam ética e moral de acordo com os parâmetros do Governo Federal.
	
	E
	Para que seus pais possam trabalhar, movimentando assim a economia e consequentemente o bem-estar de todo brasileiro.
Questão 3/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte afirmação:
“Nas diversas instâncias do Poder Público – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – pode-se perceber um esforço no sentido do atendimento às demandas sociais por educação básica, porém de forma focalizada e restritiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/11gesdem.pdf. Acesso em 22 jun. 2019.
Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, assinale a alternativa que apresenta os elementos que constituem a legislação educacional:
Nota: 20.0
	
	A
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais (livro-base, p. 24).
	
	B
	Código Civil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal; Lei de Responsabilidade Fiscal; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	D
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Plano Nacional de Educação; Estatuto da Cidade.
	
	E
	Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Estatuto da Criança e do Adolescente; Consolidação da Leis do Trabalho; Diretrizes Curriculares Nacionais.
Questão 4/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte extrato de texto:
“A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil [...], o ensino fundamental [...] e o ensino médio [...]. Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também é um objetivo da educação básica fornecer os meios para que os estudantes progridam em estudos posteriores, sejam eles no ensino superior ou em outras modalidades educativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Etapas do ensino asseguram cidadania para crianças e jovens. http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2012/04/etapas-do-ensino-asseguram-cidadania-para-criancas-e-jovens. Acesso em 30 jun. 2019.
Conforme o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas, a educação básica é dividida em três etapas, cada uma com características e objetivos próprios. Sabendo disso, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Educação Infantil
2. Ensino Fundamental
3. Ensino Médio
( ) A entrada se dá aos 6 anos de idade, com duração de 9 anos.
( ) É dividida em creches e pré-escolas, tem como propósito o desenvolvimento total da criança.
( ) Pode chegar a 5 anos de duração na modalidade profissional técnica.
( ) Para crianças da primeira e segunda infância, porém não obrigatório de 0 a 3 anos de idade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 3
	
	B
	3 – 2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 1 – 3 – 1
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, a sequência correta é: 2 – 1 – 3 – 1. Educação infantil - é dividida em creches e pré-escolas, tem como propósito o desenvolvimento total da criança; para crianças da primeira e segunda infância, porém não obrigatório de 0 a 3 anos de idade. Ensino fundamental: Ingresso aos 6 anos de idade, com duração de 9 anos. Ensino médio: Pode chegar a 5 anos de duração na modalidade profissional técnica (livro-base, p. 29-30).
	
	E
	1 – 2 – 2 – 3
Questão 5/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Considere a seguinte citação:
“A gestão democrática da escola, contemplada como exigênciano seu Projeto Político Pedagógico, na Constituição Federal, assim como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, presume que as relações de poder dentro das instituições de ensino devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas precisam ser construídas e reconstruídas pelas próprias pessoas envolvidas com a escolarização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Perspectiva da gestão escolar e o papel do diretor. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1447-8.pdf. Acesso em 22 jun. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Gestão e Docência: perspectivas epistemológicas sobre o conceito de simplificação do ser humano no contexto escolar, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A gestão escolar deve prezar pela simplificação do ser humano, visando valores meritocráticos.
	
	B
	O ambiente escolar deve ser genérico e a gestão deve ser feita de maneira hegemônica.
	
	C
	Escolas devem prezar pela simplificação do ser humano, visto que se caracterizam pela coletividade do ambiente.
	
	D
	Escolas são como ilhas, devem atuar de forma descentralizada, prezando por valores exclusivos.
	
	E
	Escolas não devem ser como fábricas, mas sim levar em consideração a complexidade do ser humano, inclusive no momento da gestão.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: As escolas não são instituições semelhantes às fábricas e, por isso, não suportam a simplificação do ser humano, como fazem algumas empresas. As escolas não são ilhas, portanto atuam em conexão umas com as outras; isso constitui complexas redes educacionais que estão submetidas à legislação (livro-base, p. 24).

Continue navegando