Buscar

Revestimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ASME Seção VIII do Código de Vasos de Pressão abrange os requisitos para o projeto, construção e inspeção de vasos de pressão. Ela é dividida em três divisões principais: Divisão 1, Divisão 2 e Divisão 3. Cada divisão aborda diferentes aspectos e critérios de projeto, fabricação e inspeção.
Na Divisão 1, onde a maioria dos vasos de pressão é projetada, não há uma subseção específica dedicada aos revestimentos de estruturas soldadas. Esta divisão trata principalmente dos requisitos gerais de projeto, materiais, soldagem, inspeção e teste de vasos de pressão.
Na Divisão 2, que é uma opção mais avançada e detalhada para o projeto de vasos de pressão, existem algumas referências e considerações para revestimentos nas estruturas soldadas, mas não há uma subseção exclusiva para esse tema.
Já na Divisão 3, que se concentra em vasos de pressão de alta pressão, também não há uma subseção específica para revestimentos nas estruturas soldadas.
É importante ressaltar que, embora a ASME Seção VIII seja amplamente considerada como uma referência importante para o projeto e construção de vasos de pressão, existem outras normas e códigos específicos para revestimentos e soldagem, como a norma AWS D1.1 para soldagem estrutural ou a norma NACE MR0175 para revestimentos anticorrosivos em ambientes agressivos. Essas normas podem fornecer diretrizes mais específicas e detalhadas sobre o uso de revestimentos em estruturas soldadas.
A Subseção B da ASME Seção VIII, intitulada “Requisitos de Soldagem”, é uma seção importante que aborda diversos aspectos relacionados à soldagem em vasos de pressão. Alguns dos tópicos tratados nesta subseção incluem:
Procedimentos de Soldagem: Essa seção especifica os requisitos para a qualificação de procedimentos de soldagem, incluindo considerações sobre métodos de soldagem, preparação de juntas, parâmetros de soldagem e técnicas de inspeção.
Qualificações de Soldadores: Aqui são descritos os requisitos para a qualificação de soldadores, incluindo os procedimentos de teste, critérios de aceitação e limitações de qualificação.
Inspeção e Testes de Soldas: Esta seção trata dos requisitos de inspeção e testes a serem realizados em soldas, como ensaios não destrutivos (END), ensaios destrutivos e requisitos de documentação.
Subseção C da ASME Seção VIII, intitulada “Requisitos de Materiais”, aborda as especificações e requisitos para os materiais utilizados na construção de vasos de pressão. Alguns aspectos abordados nesta subseção incluem:
Materiais de Base: São definidos os requisitos para os materiais de base utilizados na construção dos vasos de pressão, incluindo aço carbono, aços de baixa liga, aços inoxidáveis, ligas de níquel, entre outros.
Revestimentos Protetores: Embora não sejam específicos para revestimentos em estruturas soldadas, essa seção pode tratar de revestimentos protetores, como pintura ou galvanização, aplicados externamente ao vaso de pressão para proteção contra corrosão.
O revestimento em uma estrutura soldada refere-se a uma camada adicional de material aplicada à superfície da junta soldada ou da estrutura soldada como um todo. O objetivo do revestimento pode variar dependendo das necessidades específicas da aplicação, mas geralmente é aplicado para fornecer proteção contra corrosão, melhorar a resistência ao desgaste, aumentar a durabilidade ou melhorar outras propriedades do material.
Existem vários tipos de revestimentos que podem ser aplicados em estruturas soldadas, incluindo:
Revestimentos anticorrosivos: Esses revestimentos são projetados para proteger a estrutura soldada contra a corrosão causada por ambientes agressivos, como ambientes marinhos ou químicos. Exemplos comuns incluem revestimentos de tinta, galvanização, metalização ou aplicação de revestimentos poliméricos.
Revestimentos resistentes ao desgaste: Esses revestimentos são aplicados para aumentar a resistência ao desgaste e à abrasão da estrutura soldada. Eles são frequentemente utilizados em componentes sujeitos a atrito, como pás de turbinas, cilindros de laminação, peças de máquinas e equipamentos de mineração. Revestimentos de carbeto de tungstênio, cerâmica, revestimentos duros ou ligas resistentes ao desgaste são exemplos comuns.
Revestimentos de proteção térmica: Esses revestimentos são usados para proteger a estrutura soldada contra altas temperaturas ou exposição ao fogo. Eles são frequentemente aplicados em componentes de motores a jato, sistemas de exaustão ou equipamentos sujeitos a altas temperaturas. Exemplos incluem revestimentos cerâmicos, revestimentos à base de sílica ou revestimentos refratários.
Revestimentos de isolamento elétrico ou térmico: Esses revestimentos são aplicados para fornecer isolamento elétrico ou térmico em estruturas soldadas. Eles podem ser usados para evitar a transferência de calor ou eletricidade indesejada, proteger contra descargas elétricas ou isolar componentes em aplicações específicas.
Revestimentos de proteção contra intempéries: Esses revestimentos são usados para proteger a estrutura soldada contra os efeitos da exposição ao clima e às condições atmosféricas. Eles são comumente aplicados em estruturas metálicas expostas ao ar livre, como pontes, torres de transmissão, estruturas de suporte, entre outros. Esses revestimentos podem incluir pinturas anticorrosivas especiais, esmaltes ou vernizes resistentes a intempéries.
Revestimentos de proteção química: São revestimentos projetados para proteger a estrutura soldada contra ataques químicos, como a exposição a produtos químicos corrosivos ou ambientes agressivos. Esses revestimentos podem incluir revestimentos epóxi, poliuretano ou outros revestimentos resistentes a produtos químicos específicos.
Revestimentos de isolamento acústico: Esses revestimentos são aplicados para reduzir a transmissão de som em estruturas soldadas. Eles podem ser usados em componentes que exigem isolamento acústico, como dutos de ventilação, compartimentos de máquinas ou estruturas em ambientes com requisitos de redução de ruído. Revestimentos de isolamento acústico podem incluir materiais absorventes de som, painéis isolantes ou espumas acústicas.
Revestimentos de barreira térmica: Esses revestimentos são utilizados para reduzir a transferência de calor em estruturas soldadas. Eles são comumente aplicados em componentes expostos a altas temperaturas, como tubos de escape, equipamentos de fornos ou turbinas a gás. Os revestimentos de barreira térmica podem ser compostos por materiais cerâmicos ou de alta resistência térmica, que ajudam a proteger a estrutura soldada e minimizar a dissipação de calor.
Revestimentos de proteção contra incêndio: Esses revestimentos são projetados para fornecer proteção contra o fogo e retardar a propagação das chamas em estruturas soldadas. Eles são comumente aplicados em estruturas de aço em edifícios, como colunas, vigas e suportes. Os revestimentos contra incêndio podem incluir materiais intumescentes, argamassas refratárias ou revestimentos ignífugos.
Revestimentos de proteção contra corrosão em alta temperatura: Esses revestimentos são aplicados em estruturas soldadas que estarão sujeitas a altas temperaturas e ambientes corrosivos simultaneamente. Eles são usados em aplicações como fornalhas, caldeiras, trocadores de calor e dutos de exaustão. Revestimentos de proteção contra corrosão em alta temperatura podem ser compostos por ligas resistentes ao calor, cerâmicas refratárias ou revestimentos de alto desempenho específicos para ambientes de alta temperatura.
Revestimentos de proteção contra radiação: Esses revestimentos são utilizados em estruturas soldadas que estarão expostas à radiação, como em instalações nucleares ou aplicações espaciais. Os revestimentos de proteção contra radiação podem incluir materiais com propriedades de absorção de radiação ou barreiras protetoras que minimizam os efeitos da radiação sobre a estrutura soldada.
Revestimentos de proteção contra impacto: Esses revestimentos são aplicados em estruturas soldadas que estarão sujeitas a impactosmecânicos, como em equipamentos pesados, veículos ou estruturas sujeitas a vibrações intensas. Os revestimentos de proteção contra impacto podem incluir materiais absorventes de choque, revestimentos poliméricos resistentes a impactos ou revestimentos de borracha.
Vantagens:
Proteção contra corrosão: Os revestimentos anticorrosivos podem proteger a estrutura soldada contra a corrosão, prolongando sua vida útil e reduzindo os custos de manutenção.
Resistência ao desgaste: Os revestimentos resistentes ao desgaste podem aumentar a vida útil da estrutura soldada em ambientes sujeitos a abrasão, impacto ou desgaste mecânico.
Propriedades melhoradas: Alguns revestimentos podem melhorar as propriedades do material base da estrutura soldada, como resistência à temperatura, resistência química, resistência ao fogo, isolamento elétrico, entre outras.
Versatilidade: Existem diversos tipos de revestimentos disponíveis, permitindo uma ampla gama de opções para atender às necessidades específicas da aplicação.
Desvantagens:
Custo: A aplicação de revestimentos pode adicionar custos adicionais ao processo de fabricação e construção da estrutura soldada, incluindo aquisição de materiais, aplicação e inspeção.
Complexidade: A seleção e aplicação corretas de revestimentos exigem conhecimento especializado, incluindo a escolha do tipo de revestimento adequado, preparação adequada da superfície, aplicação precisa e controle de qualidade.
Manutenção: Alguns revestimentos podem requerer manutenção periódica, como inspeção, retoques ou reaplicação, para garantir sua eficácia contínua. Isso pode resultar em custos adicionais de manutenção ao longo do tempo.
Limitações de temperatura e ambiente: Alguns revestimentos podem ter limitações em relação a temperaturas extremas, exposição a produtos químicos agressivos, ambientes corrosivos ou outras condições adversas, o que pode afetar sua eficácia e durabilidade.

Outros materiais