Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 
Questão 1. No que se refere à reabilitação neuropsicológica Julgue os Itens Abaixo como Verdadeiro ou Falso 
a) Uma lesão cerebral que comprometa a movimentação não pode ser trabalhada na reabilitação neuropsicológica, pois só será possível reabilitar nos casos de TEA. 
b) A memória é uma das mais complexas funções neuropsicológicas, o que possibilita a cada pessoa remeter-se a experiências subjetivas, em que há a comparação de experiências atuais e projeções futuras, mas não permite trabalho de reabilitação. ( ) 
c) Trata-se de uma atividade realizada apenas por médicos com especialização em neurociência. ( )
d) A atuação do psicólogo nos contextos de reabilitação vem sendo ampliada e recentemente o Conselho Federal de Psicologia elaborou uma Cartilha com orientações. ( ) 
e) O processo de reabilitação neuropsicológica requer uma série de sistematização de técnicas e objetiva auxiliar no tratamento de alterações cognitivas e comportamentais. ( )
Questão 2. Sobre a reabilitação é correto afirmar que: 
a) A reabilitação neuropsicológica tem como foco principal a busca pela qualidade de vida do paciente. ( )
b) As pesquisas indicam que os estudantes de psicologia saem preparados para lidar com todas as técnicas de reabilitação em neuropsicologia. ( ) 
c) A atuação da(o) neuropsicólogo(a) não se resume a aplicação de testes neuropsicológicos ( ) 
d) A etapa anterior a reabilitação é denominada de avaliação, nessa etapa a equipe precisa definir quais os profissionais farão parte do processo de reabilitação e não é necessário a presença do paciente, esse só terá o resultado comunicado após discussão de caso. ( ) 
e) O paciente precisa ser comunicado sobre o processo de avaliação, mas não será necessário que o mesmo ou seus familiares participem da elaboração do plano terapêutico. ( 0 
Questão 3. Considerando o artigo “ O TDAH e as novas diretrizes” julgue os itens abaixo:
a) O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH é considerado o transtorno mais comum da fase adulta atingindo especialmente homens a partir dos 18 anos. ( ) 
b) O transtorno mostra-se complexo nos aspectos conceituais, sintomáticos, de diagnóstico em virtude do despreparo dos profissionais. ( ) 
c) TDAH é um transtorno de grande impacto, pois impacta negativamente na vida individual, familiar e social do portador, implicando na impossibilidade de realização de tratamentos. ( ) 
d) Os subtipos de TDAH são: predomínio da desatenção; predomínio da Hiperatividade ou sintomas combinados, sendo predominante em crianças até os 10 anos e ao ultrapassar essa idade não há possibilidades de ser diagnosticado com TDAH ( ) 
e) O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH é um transtorno complexo que promove muitos debates acerca de seu conceito, significados e descrição de acordo com a área de conhecimento ao qual está submetido. ( 0 
Questão 05. As discussões relativas ao TDAH são apresentadas no artigo denominado O TDAH e as novas diretrizes em quatro perspectivas: conceitos e interpretações sobre o TDAH, o TDAH e a Educação, a legislação anterior acerca do tema e as novas diretrizes. Baseando-se nas discussões do texto é correto afirmar: (1,5) 
a) Infelizmente é possível constatar que há pouca discussão acerca do TDAH e a escola, tal realidade ocorre pelo fato de constantemente ser entendido como mal comportamento. 
b) A escola é um espaço dinâmico e no contexto escolar são diversos desafios, por isso as discussões relativas ao TDAH não são essenciais afinal não produz elementos significativos para trabalhar com a comunidade escolar.
c) O encaminhamento do educando para diagnóstico, o apoio educacional na rede de ensino, bem como o apoio terapêutico especializado na rede de saúde não se constitui como um elemento de importante conhecimento para comunidade escolar. 
d) Os trabalhos produzidos sobre o TDAH nas escolas focam no ensino de matemática e interpretação textual por ser a área de maior dificuldade das pessoas diagnosticadas. 
e) As escolas da educação básica das redes pública e privada, com o apoio da família e dos serviços de saúde, devem garantir o cuidado e a proteção ao educando com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem, com vistas ao seu pleno desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, com auxílio das redes de proteção social existentes no território, de natureza governamental ou não governamental.
Questão 06- O Conselho Federal de Psicologia publicou a cartilha “Neuropsicologia Ciência e Profissão. 
a) Na cartilha são apresentados aspectos históricos do desenvolvimento da Neuropsicologia s a sociedade brasileira, mas o foco principal é na França ( ) 
b) Uma grande contribuição da Neuropsicologia é fundamentar o caráter patológico do indivíduo sem no entanto considerar as possibilidades de intervenção da Neuropsicologia.( )
c) Apesar do contexto da pandemia da Covid-19, ser considerado de grande importância, para os processos de reabilitação o trabalho desenvolvido por neuropsicólogas(os), no Brasil não buscou a superação dos efeitos e sequelas deixadas pela doença, notadamente em pacientes mais gravemente afetados. ( ) 
d) A neuropsicologia atua em três grandes áreas: Pesquisa, avaliação, Intervenção\ reabilitação. Atualmente é possível afirmar que a única área que a (o) psicóloga(o) pode atuar é na pesquisa. 
( ).

Mais conteúdos dessa disciplina