Buscar

1 PROVA DE CRIMINOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 PROVA DE CRIMINOLOGIA
1- Invocando a razão e o sentimento de humanidade, denuncia a arbitrariedade dos julgamentos secretos, das penas infamantes e da atrocidade dos suplícios. Defende o direito de punir a partir de sua utilidade social, declarando inútil a pena de morte, sobretudo, postulando o princípio de proporcionalidade das penas com relação aos delitos. A quem o exposto se refere?
A) Heinrich Krämer.
B) Nicolau Eymerich.
C) Jakob Sprenger.
D) Cesare Beccaria. 
2- Entre os romanos, no ano de 452 a.C., foi promulgada a Lex Duodecimum Tabularum. Como ficou conhecida essa lei?
A) Lei das XII Tábuas.
B) Lei das XI Tábuas.
C) Lei das XIII Tábuas.
D) Lei das X Tábuas.
3-Para a maioria dos estudiosos, a especificidade da Criminologia está em constituir-se num tipo de saber que se situa no campo específico. Sobre esse campo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ciências jurídicas.
B) Ciências empíricas.
C) Ciências sociais.
D) Ciências biológicas.
4-A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Sobre os campos de conhecimento que estão relacionados à criminologia, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Antropologia criminal.
B) Fato gerador.
C) Sociologia criminal.
D) Psicologia Criminal.
5-Para pensadores vinculados às concepções tradicionais, herdeiros do pensamento positivista, a Criminologia é um saber específico que compreende alguns aspectos. Sobre esses aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Permite compreender tanto a gênese do crime e fatores intervenientes através do estudo das distintas teorias do crime e da criminalidade, mas não os processos sociopolíticos e culturais de criminalização.
( ) Possui como um de seus objetos de estudo o controle social, tendo um caráter prevencionista sem, contudo, ser obsessivamente repressivo.
( ) O “crime” como um “problema” humano que, por suas múltiplas implicações e consequências, mas não deve ser estudado e discutido cientificamente.
( ) Possui também como objeto de estudo a “vítima” do delito, o que permite definir um campo específico da Criminologia chamado de “Vitimologia”, que é o estudo do comportamento da “vítima” em todos os aspectos, sua personalidade, sua relação com as causas e dinâmica do crime, relação com o agente criminoso e reparação do dano causado pelo delito. Considera, portanto, a vítima como parte da “questão” criminal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - V - F - V.
C) F - F - F - V.
D) V - V - F - V.
6- A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual o objeto de investigação próprio que a criminologia possui?
A) O crime.
B) A engenharia social.
C) As causas.
D) A realidade cultural.
7- A Criminologia possui um objeto próprio. Qual é esse objeto? 
A) Liberalidade.
B) Igualdade.
C) Positividade.
D) Investigação.
8- Sua compreensão exige uma atitude intelectual investigativa aberta, capaz de perceber suas múltiplas dimensões e interações, sob pena de uma análise parcial, incorreta e inútil do sentido e significados da conduta delituosa. A que o exposto se refere?
A) Crime.
B) Ato de infração.
C) Ato de improbidade.
D) Ação delinquente.
9- A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual o significado do termo “criminologia”?
A) Conhecimento que pretende compreender o fenômeno da pesquisa a partir de uma lógica causal explicativa segundo critérios válidos, ou seja, como ciência.
B) Conhecimento que pretende compreender o fenômeno da morte a partir de uma lógica causal explicativa segundo critérios válidos, ou seja, como ciência.
C) Conhecimento que pretende compreender o fenômeno do delito a partir de uma lógica causal explicativa segundo critérios válidos, ou seja, como ciência.
D) Conhecimento que pretende compreender o fenômeno da vida a partir de uma lógica causal explicativa segundo critérios válidos, ou seja, como ciência.
10- A “questão criminal” e seus desdobramentos é um fenômeno sociopolítico e cultural complexo que não pode ser analisado sem considerar o sistema punitivo construído e reproduzido pela ordem social dominante em determinado momento histórico. Qual uma caracteristica da natureza empírica da criminologia?
A) Reconhecer os fenômenos como história e culturalmente únicos.
B) Não perder de vista um compromisso transformador da realidade.
C) Por considerar que os fatos prevalecem sobre os argumentos de autoridade.
D) Fazer uma análise integradora e autoreflexiva.

Continue navegando