Buscar

Atividade 1 Etica e profissionalismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Os códigos de ética por si não tornam melhores os profissionais, mas representam uma luz e uma pista para seu comportamento; mais do que ater-se aquilo que é prescrito literalmente, é necessário compreender e viver a razão básica das determinações. Quando a consciência profissional se estrutura em um trígono, formado pelos amores à profissão, à classe profissional e à sociedade, nada existe a temer quanto ao sucesso da conduta humana; o dever passa então a ser uma simples decorrência das convicções plantadas nas áreas recônditas do ser, depositadas pelas formações educacionais básicas. A temperança é a regra, a medida e a condição de toda virtude; é o meio justo entre o excesso e a falta. O homem é um ser histórico, é chamado a criar fatos ou acontecimentos e não a sofrê-los. Cada profissional não deve ser arrastado pelos eventos; compete a ele programar a existência, saindo da contemplação. Na linguagem vulgar “consciência” significa a capacidade de agir sempre, de ser honesto, de ser justo, na ética consciência significa a capacidade de distinguir entre o bem e o mal para si mesmo; ela é a norma fundamental do comportamento de cada pessoa sob o ponto de vista ético. Não se pode conceber o ético sem o virtuoso como princípio, nem deixar de apreciar tal capacidade em relação a outros profissionais. A disputa e concorrência não amedrontam, pois não há tempo a perder com ideias que não foram plantadas em nosso interior. Ocupamo-nos e nos dispomos a dar a cada um o que é seu de acordo com a igualdade e necessidade. Nossa postura determina o nosso sucesso profissional e pessoal, com a reta noção daquilo que se deve fazer ou evitar, fidelizar será mais uma decorrência, nossos pacientes, clientes e amigos darão nomes aos “códigos” que nós vivenciarmos.” 
(Texto de  Maria Inês Vilhena - retirado do site https://negocioestetica.com.br/site/o-que-e-o-que-e-etica-profissional/) 
Com base nesse texto e na regulamentação da profissão de Esteticista, cite três artigos do Código de Ética dos Profissionais de Estética que envolvem: o conhecimento profissional, deveres com relação ao paciente e indicação de outro profissional da área da saúde. Descreva juntamente com os artigos a sua compreensão sobre eles, o quanto eles são importantes dentro da profissão do Esteticista.
1) Artigo 2º: “O esteticista esteta deve manter-se atualizado científica e tecnicamente, participando de cursos de atualização e eventos científicos com a finalidade de prestar assistência de qualidade aos seus pacientes. 
Este artigo enfatiza a importância dos esteticistas cosmetólogos em se manterem atualizados sobre novas técnicas, tecnologias e pesquisas relacionadas ao campo da cosmetologia esteta. Esta é a base sobre a qual os profissionais podem fornecer serviços de qualidade baseados em evidências que proporcionem resultados satisfatórios aos pacientes.
2) Artigo 4º: “O esteticista deve zelar pela saúde e segurança dos pacientes, respeitar seus limites e procurar sempre minimizar os riscos inerentes ao processo cosmético. Este artigo reforça a responsabilidade do esteticista em zelar pela segurança e saúde de seus pacientes na realização de procedimentos estéticos. 
É fundamental que o especialista avalie com atenção, respeite os limites do paciente e utilize técnicas seguras, evitando possíveis danos ou complicações. Isso mostra a importância da ética e da preocupação com a saúde dos pacientes do setor de beleza. 
3) Artigo 8º: “O esteticista deve sempre encaminhar o paciente para outro profissional médico, sempre que for identificada doença ou condição que requeira intervenção clínica ou médica.
 Este artigo enfatiza a responsabilidade do esteticista em reconhecer suas limitações e encaminhar o paciente para outro profissional de saúde quando necessário. O esteticista atua na área de cosmetologia e não na área clínica ou médica, por isso é importante que ele saiba quando alguma situação foge ao seu campo de atuação e indique o especialista adequado para o tratamento. Isso demonstra preocupação com o paciente e evita que problemas de saúde sejam negligenciados ou agravados. Esses artigos são de extrema importância na profissão de cosmetologia, pois enfatizam a necessidade de atualização constante do especialista, suas responsabilidades em garantir a segurança e a saúde de seus pacientes, além de reconhecer suas limitações e apresentá-lo a outras pessoas. Profissionais médicos quando necessário. Isso contribui para a ética profissional, segurança e responsabilidade, sempre no melhor interesse do paciente.

Continue navegando