Buscar

Eletromagnetismo A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria Eletromagnética 
A história do eletromagnetismo pode ser considerada a junção de estudos sobre magnetismo que séculos depois levou a descoberta da eletricidade. Em 1820 o físico dinamarquês Christian Oersted (1771-1851), verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola. A partir dessa experiência Oerted estabeleceu uma relação entre as propriedades elétricas e magnéticas, dando origem ao eletromagnetismo.
Físico e matemático, André-Marie Ampère (1775-1836) construiu o primeiro eletroímã, dispositivo essque foi fundamental para a invenção e aperfeiçoamento de vários aparelhos, como o telefone, o microfone, o alto-falante, o telégrafo entre outros.
Michael Faraday (1791-1867), cientista autodidata inglês, deu sua grande contribuição ao eletromagnetismo com a descoberta da indução eletromagnética, fundamental para o surgimento dos motores mecânicos de eletricidade e os transformadores.
Outros físicos também deram significativas contribuições a teoria do eletromagnetismo, como o físico norte-americano Joseph Henry (1797-1878), que deu continuidade aos trabalhos de Faraday sobre a indução eletromagnética, Heinrich Lenz (1804-1865), físico russo que também se dedicou a estudar esse fenômeno, Nicolas Tesla que estudou o campo magnético.
Podemos citar em especial James Clerk Maxwell (1831-1879), notável físico escocês, cuja participação teve importância teórica fundamental. Maxwell em sua obra Tratado sobre eletricidade e magnetismo (publicada em 1873), generalizou os princípios da eletricidade descobertos por Coulomb, Ampère, Faraday e outros. Entre outros feitos, Maxwell descobriu através de equações matemáticas a velocidade da luz com um percentual de erro muito pequeno, com relação aos dados experimentais que temos hoje. A descoberta posterior das ondas eletromagnéticas constituiu a verificação experimental do acerto da Teoria de Maxwell.
Circuito magnéco ou campos estácos - Muitos aparelhos
Diversos aparelhos elétricos, antigos ou de grande tecnologia, dependem do magnetismo de uma ou mais formas para seu pleno funcionamento, circuitos magnéticos ou campos estáticos. Para esses equipamentos funcionarem de maneira eficaz, engenheiros desenvolvem projetos específicos para criar as condições magnéticas desejáveis, com imãs de intensidades exatas produzidos com matérias apropriados.

Continue navegando