Buscar

9 - neurociências das emoções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Neurociência das Emoções
1 - Conforme o DSM-V, o Transtorno do Espectro Autista está dentro dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, sendo que o CID é F84.0. Sobre o autismo é correto afirmar: 
A ) Pessoas com lesões no giro supramarginal possuem importante dificuldade na compreensão de metáforas e na interpretação das ações dos outros. Assim também pode se observar estes mesmos sintomas em pessoas dentro do espectro autista, onde pesquisas futuras sobre a gênese do autismo poderiam explicar se ocorre uma disfunção no giro supramarginal (estrutura dentro do lobo parietal).
2 - Na Depressão, as neurociências apontam que a tendência a vivenciar eventos vitais negativos é influenciada pela genética, independente do risco genético para a depressão. Ou seja, o indivíduo vivencia uma situação negativa e assim pode alterar a resposta neuro-hormonal a futuros eventos estressores. A respeito da Depressão é correto afirmar:
A ) Exames de neuroimagens, como a ressonância magnética, mostram atrofia neuronal em pessoas deprimidas. Assim também diminuições no córtex dorsolateral pré-frontal, no giro cingulado dorsal e no lobo parietal inferior.
3 - O Sistema Límbico é responsável pelas emoções, e as funções executivas (ligadas à capacidade de planejamento), é quem analisa, interpreta, ordena e dá sentido às emoções. Isso mostra o quanto são interdependentes entre si, capazes de formar uma rede de alta complexidade no processo de ensino e aprendizagem. Qual parte do cérebro realiza o controle executivo que governa as manipulações necessárias à codificação e recuperação da informação? Assinale a alternativa correta.
A ) Córtex pré-frontal.
4 - Uma das teorias mais aceitas na atualidade é de Antônio R. Damásio, ao estudar a relação entre emoções, raciocínio, tomada de decisões e áreas cerebrais ligadas, a partir do estudo de pacientes com lesões nos lobos pré-frontais. A partir de sua teoria, é correto afirmar que:
A ) Pessoas que possuem algum tipo de disfunção ou lesão nas regiões do cérebro ligadas às emoções apresentarão dificuldades de aprendizado.
5 - O primeiro a contrariar a visão de separação entre razão e emoção foi Jean Piaget. De que forma Piaget relaciona a efetividade em relação à cognição? Marque a alternativa correta.
B ) Para Piaget, a afetividade é a energia necessária para a parte cognitiva funcionar de forma adequada.
6 - O estudo da Neuropsicologia aplicada ao desenvolvimento emocional infantil constitui um vasto campo de pesquisa clínica e teórica, no intuito de compreender as relações entre o cérebro e o desenvolvimento emocional na infância. A respeito do Transtorno Desafiador Opositor é correto afirmar
D ) No caso do transtorno desafiador opositor, após os 2 ou 3 anos os sintomas agressivos ainda persistem e tendem a piorar, apresentando uma teimosia exagerada, desobediência e extrema hostilidade, negativismo, resistência em cumprir regras e combinados, além de incomodar as demais pessoas deliberadamente.  
7 - O Sistema Límbico é responsável pelas emoções. Localiza-se na região central do cérebro, não sendo facilmente visível. Ele é composto por várias estruturas.
Qual é a estrutura responsável pela regulação do sono, controle do apetite, libido e temperatura corporal? Assinale a alternativa correta.
B ) Hipotálamo
8 - Uma psicose é definida como uma fuga da realidade, onde o indivíduo acometido acredita nesta nova realidade, como ouvir vozes de comando, ver vultos, acreditar ter poderes divinos, dentre outros. No caso da Esquizofrenia, é correto afirmar:
D ) Os principais déficits Neuropsicológicos na Esquizofrenia são: na capacidade de atenção e alerta (no sentido de vigilância), na capacidade de solucionar problemas, na memória (incluindo memória de trabalho, aprendizagem verbal e visual), aprendizagem social e nível de fluência verbal.
9 - Segundo LESAK (2004) “As funções executivas consistem em capacidades que, em diferentes situações, possibilitam uma pessoa a empenhar-se com sucesso em comportamentos independentes, com objetivos definidos e que lhe tragam auto-satisfação”. Sobre o conceito e finalidade das funções executivas, é correto afirmar:
B ) Está ligada à capacidade de planejamento e resolução de problemas, no sentido de manter uma estratégia e atingir uma meta futura.
10 - O ser humano está em constante e crescente transformação, seja através de mudanças corporais, emocionais, culturais e sociais. Entender os fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento é fundamental para quem trabalha com a educação. A partir desta afirmação é correto afirmar:
A ) Um deles seria a etapa de vida em que a pessoa se encontra, mostrando que a mesma experiência vivida em diferentes momentos da vida pode ter significados distintos.
11 - Sabe- se que a aprendizagem, para ser efetiva, é mais lenta e difícil, exigindo maior energia e trabalho. Ela pode ser acessada a qualquer momento e depois de considerável tempo. Com base nas afirmações acima, analise as questões abaixo e assinale a alternativa correta:
B ) A aprendizagem efetiva é voltada à reflexão e ao pensamento, saindo dos processos mnemônicos e vai para as áreas pré-frontais do cérebro.
12 - As emoções são expressas das mais variadas formas, podendo ser classificadas em emoções primárias, emoções secundárias e emoções mistas. A partir desta classificação, é correto afirmar:
B ) As emoções secundárias se dividem em um grupo de estados afetivos sensoriais e vitais, sendo emoções aprendidas.
13 - Dentro das Neurociências, a expansão dos estudos sobre a relação entre as emoções e o processo cognitivo vêm crescendo consideravelmente. Na área educacional, as emoções desempenham um papel fundamental para a aprendizagem efetiva. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que melhor representa como ocorre este processo.
C ) No processo de ensino e aprendizagem, as emoções e a cognição são interligadas, interdependentes, em que o cérebro é capaz de se moldar conforme às exigências em que o indivíduo é submetido.
14 - O lobo frontal é considerado o ramo executivo da inteligência humana. Na aprendizagem está ligado ao planejamento, controle de impulsos e resolução de problemas. A respeito da sua divisão e funções assinale a alternativa correta:
C ) O córtex pré-frontal tem como função o planejamento e análise das consequências de ações futuras.
15 – Considerando um dos pais da Neuropsicologia, o Neurofisiologista russo Alexander Luria, deu início a novas descobertas a respeito da neurofisiologia e anatomia cerebral. Como é vista a teoria de Luria no campo das Neurociências?
D ) A metacognição, como também é chamada a terceira unidade funcional, tem como função ligar dados já armazenados e assim dar uma nova interpretação ou conceito, bem como regular, programar e verificar a atividade mental – cérebro humanizado.
16 - De acordo com BRANSFORD (2007) educadores costumam confundir a pseudoaprendizagem com a aprendizagem efetiva, ocorrendo a crença de que se alguém reproduz uma informação é porque teve aprendizagem. A partir deste pressuposto, assinale a alternativa que melhor representa o conceito de pseudoaprendizagem.
B ) Um dos principais focos neste modelo é a preocupação em memorizar informações passadas, mesmo sem saber o significado destas informações.
17 – A partir da LIPP e ROMANO, ( 1987 ), o estresse infantil assemelha-se ao do adulto em vários aspectos, podendo gerar sérias conseqüências, no caso de ser excessivo. A reação da criança frente a eventos excitantes, irritantes, felizes, amedrontadores, ou seja, que exijam adaptação por parte dela, inclui mudanças psicológicas, físicas e químicas no seu organismo.
B ) A nível cerebral, ocorre um aumento do controle ( hormônio relacionado ao stress) provocando atraso no desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança e como consequência diminui as sinapses. 
FIM

Continue navegando