Buscar

Gestão Ambiental Relatorio veneno vai na mesa

Prévia do material em texto

Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia
Nome: Eduardo Antonio Molon
Disciplina: Gestão Ambiental e Responsabilidade Ambiental
Professor: Alexandre Batista Schneider
2º semestre de 2015
Relatório de Documentário
O Veneno está na Mesa
	O documentário nomeado de “O Veneno está na Mesa” do diretor Silvio Tendler traz a tona o perigo dos agrotóxicos e dos transgênicos para a saúde do ser humano, mostra como estamos nos alimentando mal por conta da utilização em demasiada de produtos químicos para aumentar e melhorar a produção, assim como a condição perigosa a que se expõe os trabalhadores que tem a agricultura como meio de sobrevivência. Elaborado com base em pesquisas e entrevistas a pesquisadores, professores, médicos, agrônomos e agricultores que trouxeram relatos reais, o filme mostra a dura realidade da intoxicação por alimentos contaminados.
	O Brasil é o maior plantador de transgênicos do mundo, desde 2008 também é o maior consumidor de agrotóxicos mundial onde cada cidadão brasileiro consome, em média, 5,2 litros por ano. O filme tenta mostrar que existe saídas para melhorar a qualidade do produto agrícola, a utilização de produtos menos tóxicos, por exemplo, já que uma produção 100% orgânica não conseguiria abastecer a população do país visto que, além de a produção ser menor, passamos por um grande processo de urbanização, onde a quantidade de trabalhadores disponíveis no campo é cada dia menor. 
           Em vários países produtos químicos foram proibidos, como nos EUA, China, alguns países europeus e africanos, porém no Brasil não existe preocupação com isso, esses produtos degradam o ambiente, estamos preparando uma sociedade mais doente para as próximas gerações. No Brasil temos mais de 400 agrotóxicos autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sendo assim, podemos perceber que os danos causados por esses venenos são vistos como secundários, pois a maior preocupação é a produção sem controle, lembramos que a definição de veneno é: substância que mata seres vivos ou os torna doentes, podendo ser ingeridos, inalados, injetados ou absorvidos pela pele, tem como sinônimo toxina, que deriva da palavra tóxico, ou seja, é um perigo para os seres vivos e não sempre somente para aquele que objetiva-se atingir.
	Grande parte dos agrotóxicos hoje utilizados como pesticidas e herbicidas foram criados durante as guerras para utilização de um produto químico contra os inimigos, objetivando, é claro, que estes fossem contaminados de maneira muito prejudicial. O filme também ressaltou que não são somente os produtos in natura que tem a presença de venenos, alimentos processados também são acometidos pelo uso, é citado o exemplo do trigo, matéria prima do pão, pizza, macarrão, uma das culturas com mais aplicações de agrotóxicos, sendo assim, seus produtos finais são altamente contaminados.
	A região em que nos encontramos utiliza muito agrotóxico em suas plantações, pois o clima muito variável e a grande quantidade de pragas existentes trazem muitas doenças, principalmente a uva e o pêssego, culturas que recebem enormes quantidades de produtos químicos, por vezes dias antes da colheita, fazendo, assim, com que não só o consumidor se afete, mas também o trabalhador. O vídeo cita o exemplo de um produtor que não consome o alimento que produz, visto que ele sabe o que foi utilizado em sua produção, se um cozinheiro não prova da comida que fez devemos desconfiar, o mesmo vale para o cultivo de frutas, verduras, legumes, etc, se o produtor não confia em seu produto e o julga ruim para a própria saúde, por quê nós, sem outras alternativas, temos de consumi-lo?
	Espera-se que em um futuro próximo novas maneiras, mais saudáveis, de produção sejam desenvolvidas, para que assim nossos descendentes tenham menor incidência de doenças que hoje assolam o mundo, como por exemplo o câncer, que atualmente é tão comum.

Continue navegando