Buscar

Projeto de Pesquisa Quantitativa

Prévia do material em texto

AS REDES SOCIAIS COMO INFLUÊNCIA DE COMPRA E FERRAMENTA DE MERCADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
SÃO JOÃO DEL REI
2022
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (NOTURNO)
GABRIELA RÂNIA DA SILVA
AS REDES SOCIAIS COMO INFLUÊNCIA DE COMPRA E FERRAMENTA DE MERCADO
SÃO JOÃO DEL REI
2022 
GABRIELA RÂNIA DA SILVA
AS REDES SOCIAIS COMO INFLUÊNCIA DE COMPRA E FERRAMENTA DE MERCADO
Trabalho de Pesquisa Qualitativa do Curso de Graduação em Administração, pela Universidade Federal de São João del-Rei, apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina Fundamentos de Pesquisa Qualitativa em Administração.
Orientador: Prof. Paulo Henrique de Lima Siqueira
 SÃO JOÃO DEL REI
2022 
 SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	6
2.	OBJETIVOS	7
2.1 – Objetivo Geral	7
2.2 – Objetivos Específicos	7
3.	REVISÃO DE LITERATURA	8
4.	METODOLOGIA	10
5.	REFERÊNCIAS	11
RESUMO
Para uma organização, o marketing é essencial para efeitos de vendas, comparabilidade, desenvolvimento e progresso. Ao examinar o panorama atual em que as redes sociais se tornaram ferramenta de divulgação, em perspectivas de crescimento, é possível destacar os pontos que as diferenciam, as empresas que as utilizam e como isso afeta as previsões de expansão. Percebendo que essas organizações que as usufruem tendem a progredir ao atualizar sua maneira de divulgação, enquanto as empresas que não usufruem dessa perspectiva estão ficando para trás, estando alinhadas nas mesmas estratégias e são lineares sem pretensões ao crescimento. Dessa forma, ao analisar é perceptível que as ferramentas digitais podem modificar a vendas e o resultado das organizações. 
Palavras-chaves: Empresas; Desenvolvimento; Organização; redes sociais. 
INTRODUÇÃO
Sabe-se que uma organização consiste no somatório de esforços individuais de pessoas, as quais visam solucionar um problema coletivo (MAXIMIANO, 2000). Segundo Peter Drucker, estudioso responsável pela abordagem Neoclássica entre as Teorias Gerais da Administração, uma organização procura realizar uma tarefa social, tendo então o seu objetivo sempre do lado de fora (CHIAVENATO, 2014). Dessa forma, tanto os serviços como os produtos produzidos devem agregar a vida dos demais. 
Há um conjunto de departamentos que compõem uma empresa, sendo eles, Marketing, Recursos Humanos, Criação, Compras, Administrativo, Financeiro, dentre outros. É possível observar as predisposições do mercado e notar que cada vez mais as tendências de vendas se modificam mais rapidamente devido a influência das redes sociais, uma vez que ela se tornou uma ferramenta de trabalho.
Através desta pesquisa, almeja-se realizar a comparação de estratégias utilizadas e descobrir quais são, de fato, os pontos que levam a terem realidades financeiras diferentes apresentando as empresas afetadas pelo meio digital. Já que, por outra descrição, as empresas que não acompanham essa mudança tendem a se tornarem lineares. 
OBJETIVOS
2.1 – Objetivo Geral
O objetivo geral do trabalho é analisar em quais níveis as redes sociais podem afetar as vendas nas organizações. Sendo utilizadas como ferramenta de marketing que proporciona desejo de compra se torna algo importante na área empresarial atual. 
 
2.2 – Objetivos Específicos
· Averiguar a proporção de empresas que utilizam as redes sociais como plataforma de marketing. 
· Analisar as diferenças de vendas entre organizações que as utilizam e as que não utilizam. 
REVISÃO DE LITERATURA
Percebe-se que, o aumento do uso da internet resultou da abertura da rede ao setor privado para a exploração comercial, facilitando a busca por qualquer informação (SOUZA, 2012). Já a redes sociais, intensifica ainda mais o debate de conhecimentos, mencionado por Brake e Safko (2010, p.7):
“Evoca imagens de empresas de notícias, ela também traz à tona os meios pelos quais as notícias são entregues: via impressão, áudio, vídeo e fotografias. Cada um desses é um meio importante utilizado para envolver o público, ao contar uma estória atraente ou compartilhar notícias importantes.”
Junto desse meio, entender o comportamento do consumidor é algo que exige diversos fatores, desde sua motivação até seu interesse. Assim, o comprador em potencial tem que ter suas necessidades supridas pela empresa. A utilização das redes sociais como ferramenta de venda gera impacto e influência no comportamento de compra, levando à realização ou à desistência da transação, dependendo do produto (MOURA, 2012).
Dessa forma, se torna evidente como o marketing de forma digital está cada vez mais presente na organizações, como é dito por Chamusca (2011, p.21):
“A adesão das marcas às plataformas sociais digitais fez com que a gestão de marketing buscasse não só abordagens e limites para o relacionamento com os consumidores, mas também, maneiras de despertar sua atenção dentre milhares de estímulos por milésimos de segundos na internet.”
Além disso, torna-se uma ferramenta barata de marketing uma vez que não há necessidade de um espaço exclusivo para publicidade, gera rapidez no acesso às informações e a realização da compra pode ser feita de forma rápida e privada (KOTLER, 2000). Portanto, marketing de forma digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar através da internet e redes sociais, para divulgar e comercializar seus produtos, com o objetivo de fidelizar e conquistar novos clientes. 
 
METODOLOGIA
A abordagem utilizada para a realização do trabalho é a pesquisa exploratória e descritiva, com o objetivo de proporcionar uma nova perspectiva sobre metodologia de marketing utilizando as redes sociais como ferramenta, com base no método quantitativo de pesquisa. Portanto, o primeiro momento trata-se da seleção e revisão de conteúdos, escritos e audiovisuais, que fundamentam a pesquisa.
	Em seguida, buscou-se analisar uma empresa que utiliza essa ferramenta	 por meio de um estudo de caso, onde é permitido averiguar o funcionamento da organização. Por fim, almeja-se interpretar as experiências fornecidas e em consequência, tornará possível a redação de conclusões paralelas às revisões de literatura, as quais respondem os objetivos já descritos.
REFERÊNCIAS
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a Administração. São Paulo: Atlas, 5ª ed., 2000.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 9ª ed. São Paulo: Manole, 2014.
SOUZA, Ana Paula Marques. Nos contratos de consumo do comércio eletrônico, a oferta é vinculante? 2012. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/sie/?n_link=revista_ artigos_leitura&artigo_id=9458&revista_caderno=10. Acesso em: 14/12/2022.
Safko, L; Brake, D. K. 2010. A Bíblia da Mídia Social: táticas, ferramentas e estratégias para construir e transformar negócios. São Paulo: Blucher.
MOURA, Ana Lúcia. Ícones de mídias sociais afetam o comportamento de compra, 2012. Disponível em: 
CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. Comunicação e Marketing Digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Edições VNI. Salvador, 2011.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Continue navegando