Buscar

Fontes de energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BRUNA DANIELE SILVA DE QUEIROZ
MATRÍCULA 04068889
FONTES ALTERNATIVAS E CONVERSÃO DE ENERGIA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
JURUTI/PÁ
2023
O processo de eletrólise também é chamado de eletroquímica e consiste em induzir de forma artificial, uma corrente elétrica ou também química no sistema que está sendo analisado. Isso é feito com a finalidade de se obter alguma reação química ao converter a energia química em elétrica ou também a energia elétrica em energia química. A eletrólise ou eletroquímica é como é chamado um ramo inteiro do estudo da química, que tem como principal objetivo estudar todas as reações químicas que possam ocorrer em diferentes soluções, envolvendo sempre um condutor, que pode ser um metal ou ainda um semicondutor e ainda um condutor iônico, que na verdade é um eletrólito. 
A decomposição da água ocorre quando efetuamos a quebra das ligações entre átomos de hidrogênio e oxigênio. Quando a molécula é decomposta na eletrólise, os átomos livres procuram reagir novamente para formar novas moléculas. Assim, se quebrarmos as ligações químicas de duas moléculas de água, poderemos formar duas novas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, gases que reagem entre si, para formar a água. 
No que se refere às reações de análise ou decomposição, quando esta ocorre por influência direta da temperatura, ou seja, trata-se de uma decomposição térmica, recebem o nome de termólise ou decomposição térmica. Dessa forma, pode-se definir uma reação de termólise quando uma substância reagente se decompõe, em pelo menos duas novas substâncias, pelo aquecimento. Uma termólise é geralmente um processo endotérmico (que recebe calor) uma vez que é o calor recebido que dará origem ao processo da decomposição pelo rompimento das ligações das moléculas dos reagentes, temos como exemplo a decomposição da água que é uma decomposição de termólise. 
Referências
Conceito de Eletrólise, tipos e exercícios resolvidos - Brasil Escola (uol.com.br); Acesso: Maio 2023
Eletrólise da água: o que é, exemplo, aplicações - Brasil Escola (uol.com.br) ;Acesso:Maio 2023
Termólise - Reações Químicas - InfoEscola; Acesso: Maio 2023

Outros materiais