Buscar

Documento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA
1 - O objetivo do planejamento do canteiro visa à obtenção das melhores soluções no que diz respeito à utilização do espaço físico, possibilitando que a mão de obra e os equipamentos trabalhem de forma segura e eficiente. Além disso, também deve buscar a minimização das movimentações dos materiais e da mão de obra (SAURIN; FORMOSO, 2006). A partir desses pressupostos, descreva as principais características das áreas operacionais e das áreas de vivência de um canteiro de obra.
FONTE: SAURIN, T. A.; FORMOSO, C. F. Planejamento de canteiros de obras e gestão de processos. Recomendações Técnicas HABITARE, v. 3, Porto Alegre: ANTAC, 2006. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/apostila-habitare. Acesso em: 28 jun. 2019.
R = As áreas operacionais são aquelas são destinadas ao desenvolvimento de atividades de trabalho com enfoque na produção.
Exemplos: Portaria, Escritório, Almoxarifado, Depósitos dos diferentes materiais, Central de concreto, Central de argamassa, Central de armação, Central de fôrmas, Central de montagem de instalações e esquadrias, Central de pré-moldados.
Já as áreas de vivência são aquelas reservadas para o suprimento das necessidades básicas da mão de obra, como: alimentação, higiene pessoal, descanso, lazer, convivência e ambulatoriais.
Vestiário, Instalações sanitárias, Alojamento*, Refeitório, Cozinha (se houver preparo de alimentos), Lavanderia*, Área de lazer*, Ambulatório (frentes de trabalho com 50 ou mais operários). 
Essas áreas devem ser estritamente separadas das áreas operacionais.
2- Controle consiste na atividade gerencial de acompanhar o trabalho realizado em termos físicos e financeiros, registrar e comparar o trabalho realizado e os custos associados às atividades executadas com os valores programados e, por fim, avaliar a evolução do processo de execução do projeto. Após a obtenção dos custos reais de uma obra de construção civil, existem três situações características. A partir desses pressupostos, descreva as principais características das divergentes situações dos custos reais totais.
R= Pode-se descrever das seguintes formas: (1) os custos reais totais são iguais aos custos previstos (situação ideal); (2) os custos reais totais são inferiores aos custos previstos (situação que também possibilita a obtenção de lucro, contudo é importante saber as causas dos desvios) e; (3) os custos reais totais são superiores aos custos previstos (possibilidade de prejuízos).

Continue navegando