Buscar

Questionario Exercicio 3 Práticas de Ensino de História II Ensino da História Local e a Construção da Identidade FCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Práticas de Ensino de História II
Ensino da História Local e a Construção da Identidade
1. 
O termo história local está presente em diversas diretrizes e legislações referentes ao ensino de história na educação básica.
Sobre o sentido de local, é correto afirmar que está relacionado a:​​​​​​​
Você acertou!
B. 
uma abordagem que considera o local como uma construção cultural.
A noção de local empregada pela história local faz referência a uma série de construções, que passam das escolhas efetuadas pelos historiadores e vão até as questões culturais que atravessam essas opções. Portanto, não se trata necessariamente de uma divisão administrativa, geográfica ou política, a priori, mas de um processo de seleção.
2. 
Uma diretriz de ensino, por meio de uma lei ou de um plano de ação, tem como objetivo alertar os professores sobre a importância do trabalho com determinadas temáticas em sala de aula. ​​​​​​​
Em relação à legislação e às diretrizes educacionais brasileiras que citam o ensino de história local, é correto afirmar que:​​​​​​​
Você acertou!
A. 
incentivam o ensino da história local, ressaltando as diversidades regionais brasileiras.
A legislação brasileira e as diretrizes para sua aplicação fomentam o ensino da história local como forma de aprimorar os processos de aprendizagem histórica do aluno, além de recomendar sua utilização como mecanismo de formação e valorização das identidades e dos pertencimentos.
3. 
A história menor é conceituada como uma história de resistência por se contrapor à história maior. Sobre esta última, é correto afirmar que se caracteriza por:​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou!
C. 
uma narrativa unívoca e homogeneizante.
A história maior, a qual a história menor se contrapõe, é uma narrativa unívoca e homogeneizante, geralmente sustentada em uma ideia eurocêntrica de história e da experiência humana. Por isso, a história menor visa a uma escrita e um ensino de história mais democráticos e plurais.
4. 
O ensino e a aprendizagem de história podem ser desenvolvidos por meio de várias abordagens e estratégias, e algumas com mais sucesso do que outras em função de contextos culturais e socioeconômicos.
Sobre a possibilidade de aprendizagem da história por meio da história local, é correto afirmar que:
Você acertou!
D. 
o processo de aprendizagem da história por meio da abordagem da história local possibilita a formação e a valorização de identidades por permitir aos alunos se reconhecerem como agentes sociais de um mundo em constante transformação.
O processo de aprendizagem da história por meio da abordagem da história local possibilita a formação e a valorização de identidades por permitir aos alunos se reconhecerem como agentes sociais de um mundo em constante transformação. Permite seu reconhecimento como sujeitos históricos, atravessados por múltiplas constituições identitárias: culturais, étnicas, religiosas. Assim, a diversidade deve ser respeitada na escrita e no ensino de história.
5. 
Leia as frases a seguir, que descrevem situações hipotéticas:
I – Um professor propõe aos alunos que pesquisem e escrevam a história da comunidade, por meio de fontes escritas e de entrevistas orais com os moradores.
II – Um professor propõe aos alunos um estudo sobre as estátuas existentes nas praças da cidade, perguntando a eles quem são os homenageados e o porquê.
III – Um professor propõe aos alunos um estudo sobre os heróis nacionais, ressaltando a importância que tiveram na construção da história do Brasil.
Qual(ais) situação(ões) representa(m) prática(s) de história local?
Você acertou!
C. 
Apenas a I e a II.
Representam práticas de história local as situações I e II, visto que a proposição da história da comunidade por meio da utilização de fontes escritas e orais, bem como a ideia de um estudo sobre a estatuária da cidade são práticas que remetem às discussões sobre a história local e sua problematização na formação da identidade dos alunos. A situação III, que envolve um enaltecimento dos heróis nacionais, reproduz uma lógica histórica em que não se problematiza a escolha desses personagens, nem se questiona sua representatividade para os demais sujeitos históricos.

Continue navegando