Buscar

avaliação filologia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O português europeu (PE) possui um ritmo diferenciado em relação ao português brasileiro (PB). Isso se deve ao percurso histórico de cada um. Sobre os aspectos fonético-fonológicos, analise as sentenças a seguir: I- De tempos em tempos, na visão de autores, ocorre o pêndulo prosódico. II- As línguas de ritmo acentual fazem parte das línguas mortas; não mais existem. III- Em línguas de padrão acentual, há mudança vocálica nos ditongos tônicos. IV- O ritmo silábico desapareceu nas línguas românicas modernas. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e III estão corretas.B)  As sentenças I e IV estão corretas.C)  As sentenças II e III estão corretas.D)  Somente a sentença III está correta.
A língua portuguesa, trazida pelos portugueses, misturou-se a outras: nativas e trazidas por outros povos. A língua é viva. Ela muda, está em movimento. Ela é transformada em uso e no contato com outras línguas. Sobre os fenômenos na língua portuguesa brasileira, analise as sentenças a seguir: I- As quedas no "s" final e o processo de desnasalização tem como elemento central a dificuldade de as pessoas produzirem esses fonemas. II- Um dos motivos para que haja algumas mudanças na língua diz respeito à falta de uma boa base na alfabetização. III- As quedas no "s" final e o processo de desnasalização é, em parte, consequência do contato com outras línguas. IV- É possível afirmar que essas mudanças - como o "s" final e nasal em final de palavra - são reflexos de problemas de articulação e deixariam de acontecer com auxílio de fonoaudiólogos. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.B)  Somente a sentença IV está correta.C)  Somente a sentença II está correta.D)  Somente a sentença I está correta.
A língua portuguesa pertence ao grupo das línguas românicas, também chamadas de neolatinas. Estas nasceram das mudanças ocorridas no latim vulgar. Esta é considerada a gênese do português brasileiro. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O português europeu (PE) tem ritmo silábico. II- Ocorreram mudanças na prosódia, na transição do período arcaico para o clássico. III- Em línguas prosódicas de ritmo acentual é mais apressado, vogais são cortadas. IV- O português arcaico (PA) como o português brasileiro (PB) atual, o ritmo é acentual. V- O português arcaico (PA) apresenta uma fala clara, com sílabas bem discerníveis. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças IV e V estão corretas.B)  As sentenças I, II e III estão corretas.C)  Somente a sentença III está correta.D)  As sentenças II, III e V estão corretas.
Quanto aos estudos da origem e das mudanças da língua portuguesa, a Filologia tem um importante papel. Esta ao lado da linguística, da gramática, da poética, da semiótica entre tantas outras áreas. Cada uma das áreas agregam compreensões e visões, todas com sua especificidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A)  Característica do latim do período clássico: vogais átonas são plenamente realizadas.B)  Característica das línguas acentuais: vogais átonas são bem marcadas.C)  Característica do português arcaico (PA): vogais átonas são plenamente realizadas.D)  Característica do português europeu (PE): vogais átonas são apagadas.
Acho que é
O português brasileiro (PE) evoluiu - no que tange à sua fonologia, morfologia, sintaxe e semântica - até se tornar o que é hoje. Estudar sua história contribui para que possamos ter uma visão ampla - além de termos mais fundamentos para responder aos questionamentos em sala de aula. Em estudos recentes, alguns fenômenos são observados no português brasileiro. Sobre esses fenômenos, analise as sentenças a seguir: I- Há o aumento do chamado dialeto caipira em certas regiões do país. II- Ocorre o processo de desnasalização - frequentemente em fronteira de palavras. III- Palavras oxítonas terminadas em nasal não sofrem queda de nasalidade. IV- Em contextos tônicos, o processo de desnasalização é favorecido. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças II e III estão corretas.B)  As sentenças I e II estão corretas.C)  As sentenças I e IV estão corretas.D)  As sentenças III e IV estão corretas.
O português europeu (PE) não permaneceu estático desde o seu surgimento. A partir do século XVIII, ocorreram algumas mudanças significativas no português europeu (PE). Sobre uma dessas mudanças, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A partir desse período, ocorreu uma ampliação das vogais átonas (pretônicas e postônicas).B)  Uma das mudanças mais significativas diz respeito ao aparecimento de duas vogais tônicas em cada léxico.C)  A partir desse período, ocorreu uma redução das vogais átonas (pretônicas e postônicas).D)  Uma das mudanças mais significativas refere-se ao corte das vogais tônicas em palavras paroxítonas.
No português brasileiro, poderemos reconhecer as seguintes formas verbais: o futuro do pretérito, a perífrase (pretérito imperfeito do indicativo do verbo ir mais infinitivo), e o imperfeito do indicativo (falava). Essas são três formas verbais comuns em língua portuguesa. A partir disso, analise as sentenças a seguir: I- Existem três formas verbais capazes de demonstrar condicionalidade (ex.: eu falaria, eu ia falar, eu falava). II- As três formas verbais que demonstram condicionalidade podem ter como exemplo: eu falava, eu falarei, eu falo. III- As formas verbais que marcam condicionalidade, de fato, marcam que algo pertence ao plano irreal, não concreto. IV- As formas verbais que demonstram condicionalidade podem ser usadas, ou seja, as três têm mesmo valor e sentidos idênticos. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças I e II estão corretas.B)  As sentenças II e IV estão corretas.C)  As sentenças III e IV estão corretas.D)  As sentenças I e III estão corretas.
acho
Ao professor de língua e linguagem, torna-se essencial o estudo das línguas, o percurso e a origem da língua portuguesa. O português europeu (PE) possui um ritmo diferenciado em relação ao português brasileiro (PB). Isso se deve ao percurso histórico de cada um. Sobre os aspectos fonético-fonológicos, analise as sentenças a seguir: I- De tempos em tempos, na visão de autores, ocorre a destruição do pêndulo prosódico. II- As línguas de ritmo silábico fazem parte das línguas mortas; não mais existem. III- Em línguas de padrão acentual, há mudança vocálica nos ditongos tônicos. IV- O ritmo acentual desapareceu entre as línguas existentes. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  As sentenças II e III estão corretas.B)  Somente a sentença II está correta.C)  Somente a sentença III está correta.D)  As sentenças I e IV estão corretas.
Acho que é ela
Apesar de terem a mesma origem e serem chamados de português, o português europeu (PE) e o português brasileiro (PB) possuem diferenças. Os falantes do português brasileiro (PB) estranham o português europeu (PE). Quanto à percepção dessas diferenças, assinale a alternativa CORRETA:
A)  A impressão que os falantes do português brasileiro (PB) têm é a de que os falantes do português europeu (PE) falam rápido e suprimem as sílabas.B)  Os falantes do português brasileiro (PB) sabem que os falantes do português europeu (PE) dominam uma língua mais bela e mais nobre.C)  Os falantes do português europeu (PE) dominam obrigatoriamente tanto o PE quanto o português brasileiro (PB) - a pronúncia e a escrita são impecáveis.D)  Os falantes do português europeu (PE) entendem que os falantes do português brasileiro (PB) falam rápido e suprimem sílabas importantes das palavras.
O português europeu (PE) e o português brasileiro (PB), apesar de terem a mesma origem, apresentam diferenças, inclusive sobre seu padrão silábico ou acentual. A partir desse olhar analítico, analise as sentenças a seguir: I- O português brasileiro e o arcaico tem a seguinte semelhança: a pronúncia das sílabas. II- O português europeu (PE) é consequência de mudanças recentes. III- Algumas ocorrências no português europeu (PE) não aconteceram no português brasileiro (PB). IV- Os vocábulos ficaram menores no português europeu (PE) porque o alfabetoportuguês mudou. Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Somente a sentença III está correta.B)  As sentenças I, II e III estão corretas.C)  As sentenças III e IV estão corretas.D)  As sentenças I, II e IV estão corretas.

Outros materiais