Buscar

1695351641164ATIVIDADEAVALIATIVA-19 09 2023 (1)

Prévia do material em texto

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS – POÇOS DE CALDAS
DISCIPLINA – FILOSOFIA: razão e modernidade
Profa. Giseli do Prado Siqueira
ATIVIDADE AVALIATIVA – 20 PONTOS
Obs. Individual, dupla ou trio.
Livro indicado para leitura básica:
HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Petrópolis: Vozes, 2021.
Proposta:
A análise da obra "Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo", escrita pelo filósofo coreano Byung-Chul Han em 2013, e traduzida recentemente para língua portuguesa (2021), exige uma leitura cuidadosa, na qual é essencial identificar não apenas o que está explicitamente escrito (o que o texto diz), mas também ir além das palavras impressas para compreender a mensagem subjacente (o que o texto me diz). É fundamental aprofundar-se na narrativa e ser capaz de estabelecer um diálogo significativo a respeito das ideias que o autor está comunicando (o que eu posso dizer sobre o texto).
Nesse sentido, é necessário não apenas decifrar o texto, mas também extrair seu significado profundo, explorando os conceitos, argumentos e reflexões apresentados por Byung-Chul Han.
O que fazer?
1. Escolher apenas um capítulo do livro para desenvolver a atividade avaliativa:
· O tempo do silêncio
· O tempo bom
· O tempo da festa
· O tempo do outro
2. Leitura completa do capítulo escolhido.
Etapas:
1. Análise textual (o que o texto diz) – 4 pontos
Sua finalidade é preparar para a leitura produtiva. Tem início com a caracterização do texto e se concretiza na seguinte atividade:
Vocabulário: termos conceituais próprios do “tempo vivido” expressos no capítulo escolhido, ou seja, construir um pequeno verbete, listando pelo menos três termos importantes para compreensão do capítulo.
Exemplo: tempo inoportuno (Unzeit) – fora de época; tempo indevido
Observações – a) os termos devem ser escolhidos por vocês e o significado podem ser construídos por meio da leitura do texto e/ou consulta.
b) Vocês podem apresentar na modalidade de tópicos e apenas três verbetes são suficientes para cumprir essa etapa.
2. Análise temática (o que o texto me diz) – 6 pontos
Sua finalidade é aprofundar no cerne do tema abordado, examinar minuciosamente os argumentos empregados pelo autor e, por fim, identificar a(s) conclusão (ões) extraída(s) da obra em questão.
Neste contexto, é fundamental apresentar o capítulo selecionado de maneira concisa, sob a forma de uma sinopse ou resumo, contendo aproximadamente de 15 a 20 linhas.
3. Análise interpretativa (o que eu (nós) posso (podemos) dizer sobre o texto) – 10 pontos
Sua finalidade é estabelecer uma relação dos temas propostos na disciplina Filosofia: razão e modernidade e o capítulo selecionado por vocês. Partiremos da seguinte problematização:
Agostinho de Hipona, no século IV, no texto Confissões, capítulo 14§17, disse que: 
“Não foi, portanto, no tempo que não tinhas feito coisa alguma, pois tu fizeste o próprio tempo. E tempos nenhuns são coeternos a ti, pois tu permaneces, e eles se permanecessem não seriam tempos. O que é afinal o tempo? [...] Também digo confiantemente saber que, se nada passasse, não existiria o tempo passado, e se nada adviesse, não existiria o tempo futuro, e se nada existisse não existiria o tempo presente.” (AGOSTINHO, 2009, p. 38)
Nessa perspectiva, para Agostinho o tempo é moldado pela interação entre a memória (passado), o momento presente e o horizonte de expectativas (futuro). Já o filósofo coreano, no século XXI, propõe um repensar do tempo, estimulando-nos a refletir sobre a busca por “um outro tempo” em decorrência de uma sociedade que “acelera cada vez mais o tempo” perdendo a dimensão da totalidade e das conclusões. 
Diante desses pressupostos cabe-nos indagar: em que medida as abordagens de Agostinho e de Byung-Chul Han, em relação ao tempo, se relacionam? Como as suas perspectivas sobre a memória, o momento presente e as expectativas para o futuro impactam nossa compreensão do tempo e nossa busca por "um outro tempo"?

Continue navegando