Buscar

Aluna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Poena Aragão Gonçalves
Matrícula: 04072457
Curso: Engenharia de Produção
A Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho busca construir estratégias que atendam às dimensões biológica, psicológica, social e organizacional. Com base nos seus estudos e no ebook da disciplina, responda: como especificamente a empresa pode atuar em cada uma dessas dimensões?
 A Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e na satisfação dos colaboradores dentro de uma organização, abrangendo as dimensões biológica, psicológica, social e organizacional,
 Na dimensão biológica, a empresa pode implementar medidas que visam ao cuidado físico e à saúde dos funcionários. Isso inclui proporcionar um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado, garantindo a iluminação adequada, ventilação e mobiliário confortável. Além disso, promover programas de saúde, como orientações nutricionais, atividades físicas e campanhas de vacinação, contribui para o bem-estar físico dos colaboradores.
 No aspecto psicológico, a organização pode criar um ambiente propício ao desenvolvimento emocional e mental dos funcionários. Isso envolve uma comunicação transparente e eficaz, incentivando o diálogo aberto e a expressão de ideias. A oferta de feedback construtivo e o reconhecimento das contribuições dos colaboradores são práticas essenciais. Além disso, investir no desenvolvimento profissional e pessoal, por meio de treinamentos e oportunidades de crescimento, contribui para a satisfação e motivação dos funcionários.
 Na dimensão social, a empresa pode promover um ambiente inclusivo e colaborativo. Estimular o trabalho em equipe, promover eventos e atividades que integrem os colaboradores e incentivar a diversidade são estratégias importantes. Além disso, respeitar os direitos e promover a igualdade de oportunidades contribui para um ambiente socialmente saudável
 Por fim, na dimensão organizacional, a empresa deve estabelecer políticas e práticas que promovam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Isso pode incluir a flexibilização de horários, a implementação de programas de apoio à família e a criação de um ambiente de trabalho que valorize a qualidade de vida dos funcionários.
REFERÊNCIAS 
Secretaria de Saúde do Distrito Federal. 5 passos para uma melhor qualidade de vida: uma meta ao seu alcance. (Folder impresso)
Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Qualidade de vida.. Autor da Teoria do Modelo Demanda-Controla-Apoyo (Job Demand-Control-Support Model), que analisa o impacto das demandas do trabalho, controle e apoio social no bem-estar e satisfação dos trabalhadores
	
This content is Internal.
This content is Internal.
This content is Internal.

Outros materiais