Buscar

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social M 4

Prévia do material em texto

Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
1.  Panorama do Suas para Conselheiros de Assistência Social
2.  Módulo 4: Financiamento do SUAS
3.  Exercício Avaliativo – Módulo 4
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O financiamento no SUAS ocorre de forma compartilhada entre a União, os Estados, o DF e os Municípios, e é viabilizado por meio de transferências regulares e automáticas entre os fundos de assistência social, observando-se a obrigatoriedade da destinação e alocação de recursos próprios pelos respectivos entes, conforme prevê o art. 50 da NOB-SUAS.
Os fundos públicos são unidades orçamentárias que integram o conjunto de recursos financeiros, incluindo as obrigações a ele relacionadas, que por lei se vinculam à realização de finalidades específicas.
Sobre os Fundos de Assistência Social, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma opção:
a. Os fundos de assistência social são dotações orçamentárias que integram a LOA na unidade orçamentária da Assistência Social.
b. O cofinanciamento no SUAS é viabilizado por meio de transferências regulares e automáticas fundo a fundo, do FNAS para os FEAS e para os FMAS, e dos FEAS para os FMAS.
c. Os Municípios estão isentos de alocar recursos próprios no FMAS para o cofinanciamento da assistência social.
d. Os fundos de assistência social não fornecem publicidade dos gastos realizados na área da assistência social e dificultam o acompanhamento dos gastos pelos conselhos de assistência social.
 e. Os fundos de assistência social não possuem prestação de contas para os Conselhos de Assistência Social. 
Feedback
O financiamento no SUAS ocorre de forma compartilhada entre a União, os Estados, o DF e os Municípios, e é viabilizado por meio de transferências regulares e automáticas entre os fundos de assistência social, observando-se a obrigatoriedade da destinação e alocação de recursos próprios pelos respectivos entes, conforme prevê o art. 50 da NOB-SUAS.
Os fundos públicos são unidades orçamentárias que integram o conjunto de recursos financeiros, incluindo as obrigações a ele relacionadas, que por lei se vinculam à realização de finalidades específicas.
Os Fundos de Assistência Social têm um papel fundamental na execução orçamentária e financeira do SUAS porque eles:
· Concentram os recursos a serem utilizados para atingir os objetivos da Política Nacional da Assistência e da legislação complementar;
· Viabilizam o cofinanciamento de cada esfera de governo;
· Fornecem publicidade dos gastos realizados na assistência social;
· Facilitam o acompanhamento dos gastos pelos conselhos de assistência social; e
· Viabilizam a prestação de contas por meio de instrumento próprio, denominado “Demonstrativo Sintético Anual de Execução Físico Financeira”.
Aos Conselhos de Assistência Social da União, dos Estados, do DF e do Municípios competem a análise e a deliberação da prestação de contas dos respectivos fundos de assistência social.
A resposta correta é: 
O cofinanciamento no SUAS é viabilizado por meio de transferências regulares e automáticas fundo a fundo, do FNAS para os FEAS e para os FMAS, e dos FEAS para os FMAS.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O saldo dos recursos financeiros repassados pelo FNAS aos fundos de assistência social municipais, estaduais e do DF, existente em 31 de dezembro de cada ano, poderá ser reprogramado, dentro de cada nível de proteção social, básica ou especial, para o exercício seguinte, desde que o órgão gestor tenha assegurado à população, durante o exercício em questão, os serviços socioassistenciais cofinanciados, correspondentes a cada piso de proteção, sem descontinuidade.
Sobre a reprogramação de saldos, é INCORRETO afirmar:
Escolha uma opção:
a. Os saldos de recursos financeiros poderão ser reprogramados se o Ente apresentar a proposta de reprogramação de saldo financeiro não executado no exercício anterior para apreciação do Conselho de Assistência Social. 
b. Os saldos de recursos financeiros poderão ser reprogramados se o Ente prestar de forma contínua e sem interrupção os serviços socioassistenciais cofinanciados, correspondentes a cada piso de proteção.
c. Os saldos de recursos financeiros poderão ser reprogramados se o Ente aplicar o saldo dentro de cada nível de proteção em que foi repassado e vinculá-los aos serviços.
d. Os saldos dos recursos financeiros existentes em 31 de janeiro de cada ano poderão ser reprogramados, dentro de cada nível de proteção social.
e. Devolver ao FNAS o recurso financeiro acumulado em decorrência da não prestação dos serviços, de sua interrupção ou da não aprovação pelo Conselho de Assistência Social, inclusive os saldos provenientes de receitas obtidas com a aplicação financeira desses recursos.
Feedback
Os saldos dos recursos financeiros existentes em 31 de dezembro de cada ano poderão ser reprogramados, dentro de cada nível de proteção social, para o exercício seguinte, desde que o órgão gestor tenha assegurado à população, durante o exercício em questão, os serviços socioassistenciais cofinanciados, correspondentes a cada piso de proteção, sem descontinuidade.
A resposta correta é: 
Os saldos dos recursos financeiros existentes em 31 de janeiro de cada ano poderão ser reprogramados, dentro de cada nível de proteção social.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), criado pelo Decreto Federal nº 7.788/2012, constitui um fundo público de gestão orçamentária, financeira e contábil dos recursos do Orçamento da Seguridade Social da União, destinados ao cofinanciamento da gestão, serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social.
O FNAS é gerido pelo Ministério da Economia, sob orientação, acompanhamento e fiscalização do CNAS.
O FNAS é composto de recursos financeiros que integram os chamados “Blocos do Orçamento”, considerados conjuntos de recursos destinados ao cofinanciamento federal das ações socioassistenciais, calculados com base no somatório dos componentes que os integram e vinculados a uma finalidade específica, conforme o tipo de proteção social, o serviço e o público usuário do SUAS.
Os blocos de financiamento são compostos das chamadas “dotações”, que são as unidades de apuração do valor a ser repassado aos entes, considerando os critérios de partilha de recursos.
Sobre o enunciado, é CORRETO afirmar que está:
Escolha uma opção:
a. totalmente correto. 
b. parcialmente correto, porque o FNAS não foi criado pelo Decreto Federal nº 7788/2012.
c. parcialmente correto porque, entre outros motivos, o FNAS é composto de recursos que integram os chamados “blocos de financiamento”.
d. totalmente incorreto.
e. parcialmente correto, porque o FNAS é gerido pelo Ministério da Cidadania.
Feedback
O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) foi criado pelo Decreto Federal nº 7.788/2012, e é gerido pelo Ministério da Cidadania, sob orientação, acompanhamento e fiscalização do CNAS.
O FNAS é composto de recursos financeiros que integram os chamados “Blocos de Financiamento”, considerados conjuntos de recursos destinados ao cofinanciamento federal das ações socioassistenciais, calculados com base no somatório dos componentes que os integram e vinculados a uma finalidade específica, conforme o tipo de proteção social, o serviço e o público usuário do SUAS.
Os blocos de financiamento são compostos dos chamados “componentes”, que são as unidades de apuração do valor a ser repassado aos entes, considerando os critérios de partilha de recursos.
A resposta correta é: 
Parcialmente correto porque, entre outros motivos, o FNAS é composto de recursos que integram os chamados “blocos de financiamento”.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os blocos de Gestão estão divididos em i) Bloco de Gestão do SUAS e ii) Bloco de Gestão do PBF e do CadÚnico.
O Bloco de Gestão do SUAS tem comocomponente o Índice de Gestão Descentralizada do SUAS, destinado ao aprimoramento da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.
O Bloco de Gestão do PBF e do CadÚnico tem como componente o Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família, e destina-se ao aperfeiçoamento da gestão do programa e do CadÚnico.
Sobre os Blocos de Gestão, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
A. O IGD-SUAS é destinado à gestão do trabalho e da educação permanente na assistência social; à implementação da vigilância socioassistencial e ao apoio técnico e operacional aos conselhos de assistência social.
B. Pelo menos, 13% dos recursos do IGD-SUAS deve ser gasto com atividades de apoio técnico e operacional ao Conselho de Assistência Social.
C. Os recursos do IGD-PBF podem ser utilizados nas ações de gestão de condicionalidades de saúde e de educação e de gestão de benefícios.
D. O Município deve destinar, pelo menos, 3% dos recursos transferidos do IGD-PBF para o financiamento de atividades de apoio técnico e operacional do controle social.
E. É autorizada a utilização dos recursos do IGD-SUAS para pagamento de pessoal efetivo e gratificações de qualquer natureza a servidor público dos Estados, Municípios ou DF.
Escolha uma opção:
a. Verdadeira, Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Verdadeira.
b. Verdadeira, Falsa, Falsa, Verdadeira, Falsa.
c. Falsa, Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa.
d. Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa, Falsa.
e. Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa. 
Feedback
O IGD-SUAS é destinado à gestão do trabalho e da educação permanente na assistência social; à implementação da vigilância socioassistencial e ao apoio técnico e operacional aos conselhos de assistência social e, pelo menos, 3% (três por cento) dos recursos do IGD-SUAS devem ser gastos com atividades de apoio técnico e operacional ao Conselho de Assistência Social, sendo vedada a sua utilização para pagamento de pessoal efetivo e gratificações de qualquer natureza a servidor público dos Estados, dos Municípios ou do DF.
A resposta correta é: 
Verdadeira, Falsa, Verdadeira, Verdadeira, Falsa.

Continue navegando