Buscar

Violência Sexual: Desafios e Atuação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O grande desafio que permeia os caminhos dos assistentes sociais em relação aos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e a prevenção juntamente com o tratamento adequado as vítimas, protegendo-as, acolhendo-as, colocando-se no lugar com empatia sem cobranças e julgamentos. A criança e o adolescente se encontram dentro numa posição de culpabilização, opressão e dor. Independentemente dos atos cometidos as ações dos envolvidos trazem impacto com grandes traumas, afetando o psicológico das vítimas, mexendo com suas relações familiares, profissionais e amorosas. Os traumas geram marcas profundas, cicatrizes e mesmo com trabalho de psicólogos ou terapeutas levam anos para curar.
Configura-se assim a necessidade de abranger o conhecimento sobre o enfrentamento da violência sexual, que cresce assustadoramente, apesar de existir leis de proteção a criança e o adolescente, tais atos hediondos perpetuam na exclusão e invisibilidade.
O que confronta essa situação de violência sexual é a necessidade de mudanças nas políticas públicas, fator determinante na expressão da questão social, visto que segundo o Ministério Publico, sobre violência sexual (2015 a 2021) o numero cresceu em grande proporção. Infelizmente a violência sexual contra crianças e adolescentes se tornaram comum. É importante buscarmos discutir sobre as vertentes que impedem o avanço dessa discussão.
Assim, os desafios diante das contrariedades, complexidades que constituem cada caso, assistente social utiliza ferramentas específicas nos atendimentos e acompanhamentos na situação abordada e em suas configurações. É imprescindível a instituição de uma rede interdisciplinar composta por profissionais atuando individualmente ou coletivamente.
Esse artigo se propôs a identificar a violência sexual contra crianças e adolescentes e a atuação do assistente social. Trás em sua práxis a reflexão e necessidade de promover medidas e ações efetivando os direitos inseridos na Constituição Federal/88.

Continue navegando