Buscar

Atividade de Pesquisa- Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a causa do fenômeno do golpe de aríete ?
Geralmente é causado pelo fechamento de forma brusca de uma valvula causando uma pressão negativa na tubulação, o bluído obstruido pela válvula tende a retornar no sentido contrario ao de escoameto, chocando se com o fluído que ainda tentar escoar no seu sentido natural.
2) Cite os tipos de Tubulações para Água Quente e classifique suas vantagens e desvantagens na sua utilização:
PP-R – Com uniões através da termofusão, garante uma união contínua e absoluta potabilidade da água, pois não utiliza cola ou outros produtos para união entre tubo e conixão. É resistente a altas pressóes, temperaturas e impactos; tem baixa condutividade térmica; não sofre corrosão não necessita de juntas de dilatação para instlações em agua quente. Tem diãmetros de 4” . 
DESVANTAGENS: comparado com o cobre utiliza mais abraçãdeiras quando instaldo de aparente e necessita de ferramenta para instalação.
COBRE - com uniões através da solda, trabalha com temperaturas superiores a 100 °C e utiliza poucas abraçadeiras , quando instaldo de forma aparente. Tem diâmetro de ¹/2” a 4”.
DESVANTAGEM: sofre ação da corrosão, necessita de ferramenta para instalção e exige o uso de isolamento térmico ejuntas de dilatações para instalações em águas quente.
CPVC – Resistente a altas pressóes e temperaturas, tem baixa condutividade térmica. Não sofre corrosões e não necessita de ferramentas para instalação. Tem diâmetro de ¹/2” a 4”.
DESVANTAGEM: as juntas de dilatações para instalções em água quente utilizam cola par uso entre tubo e conexão.
PE-X – com uniões através de conexóes metálicas, é resistente a altas pressóes e temperaturas . Apresenta baixa condutividade térmica e resistência ao impacto, Não sofre corrosão e não nessecita de juntas de dilatação para instalações em água quente e a tubula~]ao e flexivel, tem diâmetro de ¹/2” a 1.¹/4”.
DESVANTAGEM: comparado com o cobre , utiliza mais abraçadeiras quando instalado de forma aparente, alguns necessitam de ferramentas para instalção.
3) Defina o que representam a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de serviço, mostrando a importância de cada uma para o funcionamento adequado da instalação:
PRESSÃO ESTÁTICA – é a pressão da água quando ela está parada dentro da tubulção. Seu valor e medido pela altura da coluna d’agua.
PRESSÃO DINÂMICA - 	é a pressão ferificada quando a água está em novimento, que pode ser medida também através de através de um manômetro. Segundo a NBR 5626, não pode haver sobrepressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 40 m.c.a.
4) Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados de que maneira?
Os tubos horizonais são representados por traços inclinados, formando o âangulo de 30° sobre o vertical.
5) Qual a capacidade do reservatório em M³ de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, possuindo 2 pessoas por dormitório com consumo de 200 litros diários por pessoa. É necessário o volume de 2 dias de consumo para o abastecimento total do reservatório.
Obs.: Não considerar reserva de incêndio.
· 15 pavimentos x 4 apartamentos = 60 apartamentos
· 60 x 2 dormitorios = 120 dormitorios
· 120 x 2 pessoas = 240 pessoas 
· 240 x 200 litros = 48000 litros 
· 48000 x2 dias de consumo = 96000 littros
· 96000/1000 = 96m³ de água
6) Quais são e o que caracteriza cada um dos diferentes tipos de distribuição utilizados para as instalações prediais de água
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DIRETO - alimentação vai diretamente da rede pública de abastecimento passando pelo cavalete de entrada e indo direto aos pontos de utilização sem a utillização de reservatório.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIRETO - adota – se o uso de reservatório para nminimizar problemas referentes a intermit~encia ou irregularidades no abastecimento de água e a variação de pressão da ede pública.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO MISTA – parte da alimentação da rede predial é feita diretamente da rede pública e parte pelo reserbatório superior, esse sestema envia uma naior pressão da rede pública e parte pelo reservatório superiou, esse sistema enbia uma naior pressão nos pontos de utilização pois usa pressão da rede pública não deixando de abastecer o reservatório da residencia, porem qundo não instalados bálbulas de retenção nos pontos certos pode causar entre outros problimas o cosumo elevado de água.
Atividade de Pesquisa: Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Outros materiais