Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Etapa 4 – Projeto Integrador II (relatório)
	Aluno(a): Abigail Fernandes Silva 
Pesquisa conceitual
Pesquise em sites, livros e nos manuais recomendados as respostas para as perguntas a seguir:
	[e-Social] Responda as questões abaixo:
1. O que é o e-Social e qual sua finalidade?
R: O e-Social é um projeto do governo federal que busca digitalizar e unir o envio das informações fiscais, trabalhistas, previdenciárias das empresas, ele é parte do Sistema Público de Escritura Digital (Sped) e foi criado em dezembro de 2014. O e-Social não a muda a legislação e tem como objetivo gerar mais controle, transparência e confiabilidade das informações fornecidas ao Governo como: comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, folha de pagamento, informações sobre o FGTS entre outros. 
2. O que é Certificado Digital e quando é exigido?
R: É um documento eletrônico com uma identidade digital, que contenha os dados de pessoa jurídica ou pessoa física, funciona como uma “assinatura digital” que confirma identidade do remetente e impede que o conteúdo seja alterado sem que seja detectado. É exigido para quem quer emitir e assinar notas fiscais eletrônicas, autenticar identidade de usuário entre outros. 
	[Admissão] A fim de compreender quais processos de admissão mudaram com a entrada do e-social, responda as questões abaixo:
1. O que é CTPS digital?
R: Nada mais é que a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento cuja função é registrar a vida profissional do trabalhador e garantir seu acesso aos direitos trabalhistas previsto na lei.
2. Qual modificação sofreu o CAGED com a entrada do e-Social?
R: O CAGED foi substituído pelo e-Social de forma integral, mudando assim as informações como: contratações que agora são informados pelo e-social, pagamento da rescisão entre outros. 
3. Do que se tratam os eventos não periódicos S-2190 e S-2200 e quais são os prazos para envio?
R:S-2190 Registro Preliminar de Trabalhador, prazo de envio até o final do dia anterior, ao do início da prestação do serviço pelo colaborador admitido ou antes do envio de informação relativa à renumeração.
S-2200 Cadastramento inicial do Vínculo a Admissão/ Ingresso de Trabalhador o prazo de envio para servidores estatutários é de até o dia 15 do mês subsequente ao da entrada em exercício, independente do regime previdenciário que esteja ligado já, para empregados e trabalhadores temporários, o prazo é até o dia anterior ao do início da prestação dos serviços.
	[Demissão] A fim de compreender quais processos de demissão mudaram com a entrada do e-social, responda as questões abaixo:
1. O que é Conectividade Social e quais processos podem ser realizados?
R: Trata-se de um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela CAIXA disponível de forma gratuita às empresas e seu objetivo é permitir acesso à transferência de benefícios, alterações cadastrais, comunicações de afastamento, informações do FGTS do trabalhador vinculado a empresa etc. 
2. O que significa a sigla GRRF e para que serve?
R: Guia de Recolhimento Rescisória do FGTS utilizada para o recolhimento de aviso prévio indenizado, quando houver necessidade, aos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês anterior, caso não tenha sido efetuado, acrescidos das contribuições sociais, instituídos pela Lei Complementar n° 110/2001, quando devidas. 
3. Do que se tratam os eventos não periódicos S-2250 e S-2299 e quais são os prazos para envio?
R: S-2250 AVISO PRÉVIO é responsável por registrar a comunicação e o possível cancelamento de aviso prévio da iniciativa do colaborador ou empregado, o prazo de envio do mesmo é em até 10 dias de sua comunicação. 
S-2299 DESLIGAMENTO são as informações destinadas à registrar o desligamento do trabalhador do declarante, o prazo é até 10 dias a contar data do desligamento, sendo que na contagem é excluído do dia do desligamento ou por mudança de CPF do empregado, o prazo é até o dia 15 do mês seguinte à data só desligamento. 
	[Referências] Abaixo, liste os sites consultados na sua pesquisa e a data de acesso:
· Ex: <https://www.gov.br/esocial/pt-br> Acesso em: 02/01/2022.
· https://www.gov.br/esocial/pt-br/centrais-de-conteudo acesso em: 09/08/2023;
· https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/esocial/leiautes/nao-periodicos/s-2190.htm acesso em: 10/08/2023
· https://www.guiatrabalhista.com.br/noticias/certificacao.htm acesso em: 11/08/2023;
· https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-empregador/rescisao-guiasrescisorias.aspx#:~:text=GRRF%20%2D%20Guia%20de%20Recolhimento%20Rescis%C3%B3rio%20do%20FGTS%2C%20%C3%A9%20a%20guia,sido%20efetuados%2C%20acrescidos%20das%20contribui%C3%A7%C3%B5es acesso em: 11/08/2023;
· https://www.mgpconsultoria.com.br/esocial-entenda-o-evento-s-2250-aviso-previo/ acesso em: 14/08/2023
· https://www.mgpconsultoria.com.br/esocial-entenda-o-evento-s-2299-desligamento/ acesso em 14/08/2023

Mais conteúdos dessa disciplina