Buscar

Atividade 3 - Instalações elétricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O interruptor é utilizado para ligar lâmpadas e outros aparelhos elétricos, o interruptor é um elemento bastante comum em nossas vidas. Sendo um dispositivo simples criado pelo médico Golding Bird, aproximadamente na década de 1840, utilizado na abertura de circuitos elétricos em redes, tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica.
Tipos de interruptores: 
INTERRUPTOR SIMPLES: Dispositivo mais comum e conhecido, usado para acender e desligar lâmpadas. Possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada. 
INTERRUPTOR DUPLO: O interruptor duplo possui duas seções e tem o mesmo princípio do interruptor simples, também só possibilita acionar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpada de apenas um ponto. Utilizado em ambientes de tamanho intermediário. Indicado para ambientes maiores que tem apenas uma porta de acesso e que podem ter a iluminação separada, por exemplo, uma sala de aula 
INTERRUPTOR PARALELO (THREE-WAY): O interruptor paralelo, também chamado de three-way é utilizado quando necessário acender ou apagar uma lâmpada, de dois pontos diferentes de um mesmo cômodo. É usado para acionar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de dois pontos diferentes, para isso basta instalar dois interruptores three way em diferentes pontos de acordo com sua preferência, geralmente sendo usados em corredores, escadas e quintal. A diferença entre o interruptor three way para o interruptor simples é a existência de um terceiro borne, que faz a comunicação entre os dois interruptores three way ou entre o interruptor three way e o interruptor four way. 
COMO FUNCIONA UM INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO (FOUR-WAY): O interruptor four way também conhecido como interruptor intermediário é utilizado quando desejamos acender ou apagar uma lâmpada de mais de 2 pontos de um mesmo cômodo. 
Deve ser ligado entre dois interruptores three way para funcionar corretamente e assim ampliando os pontos de acionamento das lâmpadas, possibilitando ter três ou mais pontos de acionamento de lâmpada ou grupo de lâmpada sendo acionados. 
Dos bornes das extremidades saem 2 fios de retorno que são conectados aos bornes à direita do conector intermediário. Dos bornes à esquerda do interruptor intermediário saem 2 fios de retorno que são conectados aos bornes das extremidades do interruptor B. 
Do borne central do interruptor B temos um fio de retorno que é ligado ao soquete da lâmpada. Do segundo fio do soquete sai um fio que é ligado ao neutro. 
Diante destas informações, quando o funcionamento e a ligação de um sistema de interruptor onde são utilizados 2 interruptores paralelos e 1 interruptor intermediário para o acionamento de um ponto de luz onde se deseja comandar uma lâmpada de três pontos diferentes. Este tipo de ligação o uso de dois interruptores paralelos e entre eles dois interruptores e colocado um interruptor intermediário. 
A ligação é realizada da seguinte maneira: 
1. Primeiro, liga-se o fio fase no borne central do interruptor A; 
 
 
 
2.	Dos bornes extremos, sairão dois fios de retorno. Estes devem ligar-se aos bornes localizados à direita do conector intermediário; 
3. Do borne à esquerda, sairão dois fios. Estes devem ser conectados aos bornes do interruptor B; 
4. Do borne do interruptor B, existe um fio de retorno. Este deve ser ligado ao soquete da lâmpada; 
5. Do segundo fio deste soquete, sairá um fio que deve ser ligado ao fio neutro.

Continue navegando