Buscar

Atividade 1 - Sistemas Automatizados na Industria 4 0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Sistemas Automatizados na Industria 4.0
A Revolução Industrial representou um marco significativo na história da humanidade, com amplos impactos globais. Esta transformação histórica foi fundamental, pois revolucionou o processo produtivo, substituindo a manufatura pela maquinofatura, permitindo a produção em massa e preços mais acessíveis, resultando em um aumento no poder de compra da população e na melhoria da qualidade de vida (Magnus, 2021).
A importância da tecnologia e inovação nas empresas é inegável para o crescimento no mercado. Mudanças ao longo da história afetaram não apenas a indústria, mas toda a sociedade, culminando na Indústria 4.0. Esta fase é caracterizada pela crescente inteligência das máquinas e mudanças contínuas nos processos industriais, exigindo que antecipemos os desafios e otimizemos os impactos positivos da tecnologia (Venturelli, 2017).
A Revolução Industrial é dividida em várias fases:
1. Primeira Revolução Industrial (1760-1850): Esta fase viu a substituição da energia humana pela energia a vapor, eólica e hidráulica, a transição da manufatura para a indústria, novas relações de trabalho, o uso do carvão como fonte de energia, desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva, bem como o telégrafo (Magnus, 2021).
2. Segunda Revolução Industrial (meados do século XIX até o início do século XX): Caracterizada pela substituição do ferro pelo aço, o surgimento de antibióticos, a construção de ferrovias e navios a vapor, invenções como o telefone, televisão e lâmpada incandescente, e o uso de máquinas e fertilizantes químicos na agricultura (Magnus, 2021).
3. Terceira Revolução Industrial (a partir da década de 1950): Associada ao desenvolvimento tecnológico, integrou ciência, tecnologia e produção, com avanços na medicina, criação de robôs precisos, genética, consolidação do capitalismo financeiro e aumento da globalização, mas também preocupações ambientais e a busca por desenvolvimento sustentável (Silva et al., 2012).
4. Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0): Este conceito abrange automação, controle e tecnologia da informação, com sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas (IoT) e Internet dos Serviços. A produção torna-se mais eficiente, autônoma e customizável, com impactos em diversos setores (Magnus, 2021).
A Indústria 4.0 possui nove pilares fundamentais:
1. Análise de dados: Permite melhorar o desempenho e otimizar processos industriais, equilibrando consumo de energia e qualidade de produção (Altus, 2021).
2. Robótica: Introduz robôs inteligentes para tarefas de produção logísticas e repetitivas, aumentando a eficiência e reduzindo custos (Altus, 2021).
3. Simulação: Usada na análise de dados em tempo real e no aprimoramento de configurações de máquinas, resultando em otimização de recursos e melhor desempenho (Altus, 2021).
4. Integração de sistemas: Busca harmonizar todas as partes do ecossistema industrial, proporcionando uma gestão integral para automatizar cadeias de valor (Altus, 2021).
5. Internet das Coisas (IoT): Conecta objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos, permitindo coleta e troca de informações eficazes (Altus, 2021).
6. Cibersegurança: Com a interconexão de sistemas, a cibersegurança é vital para proteger contra ameaças e falhas que possam prejudicar a produção (Altus, 2021).
7. Cloud computing: Fornece recursos que reduzem custos e aumentam a eficiência na execução de tarefas relacionadas à produção (Altus, 2021).
8. Manufatura aditiva: Também conhecida como impressão em 3D, permite a produção de peças personalizadas de maneira eficaz (Altus, 2021).
9. Realidade aumentada: Facilita o envio de instruções e o uso de óculos de realidade aumentada para melhorar procedimentos de trabalho (Altus, 2021).
Esses pilares são essenciais para tornar a Indústria 4.0 uma realidade e promover uma produção mais eficiente e customizável (Altus, 2021).
Referências: 
MAGNUS, Tiago. Industria 4.0, Disponível em: <https://transformacaodigital.com/industria-4-0/>. Acesso em 29 de out. de 2021.
VENTURELLI, M. Indústria 4.0: uma visão da automação industrial. Automação Industrial, nov. 2017. Disponível em:<https://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0-uma-visao-da-automacao-industrial/>. Acesso em: 31 out. 2021.
PORTALDAINDUSTRIA, Indústria 4.0: Entenda seus conceitos e fundamentos: 
<https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/industria-4-0/>
IBM, O que é a Indústria 4.0?: 
https://www.ibm.com/br-pt/topics/industry-4-0
Nome: Jonathan Fadini Moreira 
Curso: Engenharia Mecânica 
RA: 1292114949

Continue navegando