Buscar

EXERCICIO DE FUNDAMENTO DE CONTABILIDADE UNIDADE 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCICIO – 10
 
Preocupado com a necessidade de fazer a manutenção preventiva de duas máquinas do departamento de embalagem, Marcos Alcântara resolveu, muito a contragosto do sócio da empresa, Sr. Waldemar, realizar um adiantamento para a única empresa prestadora desse serviço na cidade e garantir que a manutenção seja realizada por pessoas que já conhecem as máquinas. Como os técnicos dessa empresa são muito ocupados, a alternativa seria a contratação de uma outra empresa, em que os técnicos teriam que se locomover de avião e ficar hospedados na cidade, além de não conhecerem as máquinas. Assumindo o risco, Marcos realizou o pagamento à vista, por meio de transferência bancária. Sabe-se que há um procedimento especial a ser realizado nessas ocasiões, mas que lançamento contábil deve ser feito?
A. D - Adiantamentos a fornecedores e C - Caixa e equivalentes de caixa.
Como de praxe, a Imobiliária Azul Ltda. realiza uma festa de confraternização anual para todos os seus funcionários e colaboradores. Por ser uma imobiliária que atua apenas com imóveis de altíssimo padrão, essas confraternizações são muito disputadas porque a festa realmente é muito luxuosa.
Este ano, a festa promete ainda mais porque houve um crescimento de 50% nos negócios da empresa e foi um excelente ano. Nesse caso, como o contador da empresa irá registrar essa festa no livro razão?
B. D - Despesas com confraternizações e C - Caixa e equivalentes de caixa.
 
Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE, apresenta as receitas e despesas ocorridas no período, ou seja, apresenta a contas de resultado. A DRE é elaborada de forma dedutiva até chegar ao lucro ou prejuízo do exercício do período. Assim, o queé dedutível na DRE para obter o resultado para apuração do IRPJ e CSLL.?
B. ICMS s/ vendas, custo das mercadorias vendidas e despesas administrativas;
Identifique a ordem que os grupos de contas devem ser apresentadas na demonstração do resultado simplificada, considerando a estrutura prevista na Lei 6.404/76, Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09, e escolha a alternativa que traz a resposta correta, considerando a sequência de cima para baixo.
D. Receita Bruta – Deduções = Receita líquida – Custo da mercadoria vendida = Lucro bruto – Despesas operacionais = Lucro ou prejuízo operacional + outras receitas e – outras despesas = Resultado antes da apuração do IR e CSLL – impostos e participações = Lucro ou Prejuízo líquido do período.
A empresa Lagospel Ltda. é uma indústria de papel e celulose que produz, entre outras coisas, papel higiênico. É muito comum os supermercados encomendarem à Lagospel Ltda. lotes de produtos com a marca do supermercado, o que se chama no mercado, em geral, de "operação de marca própria". No caso, os supermercados Bareful S.A., preocupados em manter a regularidade de oferta de seu papel higiênico marca própria, uma vez que há uma grande quantidade de pedidos na Lagospel, resolveram adiantar o valor da produção de novembro deste ano, com a condição de que a Lagospel cumpra seus prazos. Sabendo que estamos em fevereiro e que o pagamento foi realizado à vista, conforme transferência bancária e conforme contrato, assinale a alternativa que apresenta como o contador deve registrar essa operação no livro diário.
E.D - Caixa e equivalentes de caixa e C - Adiantamentos de clientes.

Outros materiais