Buscar

FILOSOFIA

Prévia do material em texto

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.
Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.
Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.
O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.
Dependendo do conhecimento desenvolvido, a filosofia possui uma gama de correntes e pensamentos. Como exemplos temos: filosofia cristã, política, ontológica, cosmológica, ética, empírica, metafísica, epistemológica, etc.
Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades.
A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.
Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo e o universo.
De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.
A Filosofia Contemporânea desenvolveu-se entre os séculos XVIII e XX.
Merece destaque a Escola de Frankfurt, criada em 1920 na Alemanha, tendo como principais filósofos:
· Theodor Adorno (1903-1969) - dedicou-se ao estudo da estética, foi um grande crítico do positivismo e da indústria cultural desenvolvida pelo sistema capitalista.
· Max Horkheimer (1895-1973) - crítico da tradição filosófica, desenvolveu diversas contribuições acerca do materialismo dialético iniciado pelo pensamento marxista.
· Walter Benjamin (1892-1940) - é o grande nome da Escola de Frankfurt no que tange aos estudos sobre a comunicação, cultura de massa e indústria cultural.
A Escola de Frankfurt foi responsável pela crítica ao pensamento moderno e criar bases para o pensamento desenvolvido no século XX.
Nesse período, muitas correntes filosóficas foram desenvolvidas:
· Marxismo - análise socioeconômica baseada no pensamento do filósofo alemão Karl Marx. Tem como principal fundamento a divisão da sociedade em duas classes antagônicas (luta de classes): a burguesia e a classe trabalhadora.
· Positivismo - corrente de pensamento que tem como base o pensamento de Auguste Comte. Pressupõe o uso de valores fundamentados estritamente no conhecimento científico.
· Utilitarismo - doutrina filosófica baseada na ideia de utilidade das ações humanas. Essas ações devem ter como base a ideia de máxima produção de bem-estar e felicidade.
· Pragmatismo - escola que afirma que os conceitos estão ancorados em sua relação com a prática, como são usados e, a partir daí, compreendidos.
· Cientificismo - termo empregado à ideia de resolução de problemas práticos através do método científico.
· Fenomenologia - corrente que afirma que a compreensão da realidade é dada a partir de "fenômenos da consciência" para só então se transformarem em experiência.
· Niilismo - corrente de pensamento que nega ou questiona a existência das coisas e instituições sociais.
· Existencialismo - corrente filosófica que possui diversas concepções e conceitos. Tem como base a ideia de que o indivíduo atribui sentido à sua própria existência, não havendo uma essência que pré-determine o ser humano.
· Materialismo - pensamento que tem como base a concepção de que toda a realidade está inscrita em relações materiais.
· Estruturalismo - corrente de pensamento que compreende que a interpretação da realidade depende de estruturas de relações que as definem.

Continue navegando