Buscar

resumo expandido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Robertha Duarte
OBJETIVO: Investigar a relação do ser humano com a tecnologia dentro do âmbito escolar. JUSTIFICATIVA: Por onde passamos nos vemos cercados por aparelhos eletrônicos com as mais diversas funções e variados tipos de conexão. Também conhecidos como gadgets, esses dispositivos têm alcance cada vez maior em nosso dia a dia. Além deles, equipamentos maiores começam a aparecer em shoppings, aeroportos, e até mesmo em salas de aula. Sempre buscando maior interação, acesso a informação e apresentação de informações com mais clareza, essas novidades, por vezes, acabam nos deixando confusos. PROBLEMA: Levaremos essa questão para a sala de aula e relacionaremos o assunto com o processo de ensino/aprendizagem que ocorre nesses ambientes. Que tipo de tecnologia pode ser usada a serviço da educação? O nosso trabalho visa perpassar por algumas delas, bem como relacionar o impacto da tecnologia sobre os seres humanos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Para fazermos uma análise do uso de tecnologias em educação, é imprescindível fazermos um apanhado dos fatores históricos do processo de formação desta sociedade, da concepção teórico metodológica que a norteia e dos processos que atuam como pano de fundo na “educação brasileira”. De acordo com Cassapo (2012).Na espiral do conhecimento temos uma transição onde o conhecimento tácito é passado diretamente de uma pessoa para outra. Trata-se de uma transformação, que pode ser entendida basicamente como a convivência de aprendizes e mestres ou a transferência de conhecimentos entre grupos, Na educação a tecnologia se tomou uma ferramenta indispensável para aprendizagem. Não podemos falar em ensinar ou aprender, sem visualizarmos a tecnologia. Para que possamos entender o que acontece com um aluno na escola, por que ele aprende ou não certas coisas, é preciso também examinar o ambiente em que a escola está inserida. Com tudo isto, os quatro pilares da educação (instituição de ensino, professor, aluno e conteúdo) se beneficiarão de influência nos instrumentos e dos serviços tecnológicos que surgirão Essas ferramentas utilizadas são para Vygotsky (1995) instrumentos e signos. CONCLUSÃO: Em síntese, é possível concluir que Vygotsky avistar a tecnologia como uma valiosa ferramenta de interação social, mediação e ampliação das possibilidades de aprendizagem. No entanto, também enfatizar a importância do papel ativo do aluno no processo e a necessidade de evitar o uso passivo da tecnologia. Dessa forme conclui-se que tanta a educação como a sociedade integrará as novas tecnologias. No qual, estudar amparado (a) por meios tecnológicos não vai ser privilégio de uma parte da população. A aprendizagem será continua, diversificada e abrangente, pois contará com um recurso. 
Palavras-chave: Conhecimento; educação; tecnologia 
REFERÊNCIAS 
CASSAPO, F. M. O que entendemos exatamente por conhecimento tácito e conhecimento explícito. Sociedade brasileira de gestão do conhecimento, v. 15. Disponível em: https://bityli.com/GsKXTrGt. Acesso em: 2 dez. 2022. 
VYGOTSKY, L. S..El problema del desarrollo de las funciones psíquicas superiores.In: VYGOTSKY, L. S. Obras Escondidas. Tomo 3. Madrid: Visor; 1995. p. 1-28. 
AGRADECIMENTOS
Não estou sozinha nesta longa jornada, agradeço ao meu companheiro e minha família que me apoia na amizade, ouve minhas preocupações, enxuga minhas lágrimas, me orienta, me dá conselhos, incentivos, orações.
�	 Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Cesumar – módulo 52/2023 do polo (colocar a cidade do seu polo) do Estado (sigla do Estado).

Outros materiais