Buscar

ESTUDO FISIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Maria Eduarda Azman Bertelli RA: 210513
Fisiologia – Estudo Dirigido 2
AULA 2: POTENCIAL DE AÇÃO, REPOUSO E SINAPSES.
1) O que é potencial de ação de uma membrana excitável? 
Potencial de repouso é a diferença de potencial elétrico que as faces internas e externas na membrana de um neurônio que não está transmitindo impulsos nervosos. O valor do potencial de repouso é da ordem de -70mV (miliVolts). O sinal negativo indica que o interior da célula é negativo em relação ao exterior. Neuronios e células musculares possuem células excitáveis, pois são capazes de autogerar impulsos eletroquímicos em suas membranas e recebem um estimulo dão respostas especificas. Essas células processam as informações recebidas, através, principalmente, de sua membrana.
2) Como são distribuídos os íons nos líquidos extracelulares e intracelular da célula em repouso?
Possui uma distribuição assimétrica da concentração dos íons. O potencial de repouso varia de -65mV a -90mV. Potencial próximo ao K+ (-80mV).
3) Por que o nervo segue a “Lei do tudo ou nada”?
É denominada Lei do tudo ou nada pois ou o estimulo é suficientemente intenso para excitar o neurônio, desencadeando o potencial de ação, ou nada acontece.
4) Após o estímulo o que ocorre com os canais de Na+ voltagem-dependentes? Defina o fenômeno de despolarização.
A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.
5) Os canais de K+ voltagem-dependentes participam de que forma no fenômeno de repolarização?
A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização. Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (em consequência ao excesso de cargas positivas encontradas nesse período no interior da célula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula).
6) Explique como ocorre a propagação do potencial de ação.
A propagação pode ser por transporte ativo (Compreende o potencial de ação propriamente dito. Ocorre quando os íons positivos da fase passiva despolarizam a membrana adjacente de modo rápido e suficiente para despertar a avalanche de íons sódio (por feedback positivo), através dos canais de sódio tensão elétrica -dependentes. Esses íons ganham o meio intracelular, e participarão da fase passiva da propagação. O fornecimento de íons sódio para a fase passiva é abundante. Como a variação da tensão elétrica nesta fase é sempre constante, não ocorre perda de energia considerável. Os mecanismos desta fase já foram explicados anteriormente) ou transporte passivo (Íons de carga positiva, propagam-se perimembranalmente e bidirecionalmente de encontro à negatividade (lei de Coulomb). Contudo, somente os íons que vão na direção imposta da propagação criam um potencial de ação nessa membrana, pois a membrana anterior está em período refratário; já a membrana posterior está em potencial de repouso de membrana, o que permite que nela haja o potencial de ação). Nos axônios, o potencial de ação se propaga de modo misto, alternando entre duas fases: uma passiva e outra ativa.
7) Esquematize uma sinapse química.
Constituem a maioria das sinapses no sistema nervoso. A sinapse química possui três componentes principais: O terminal pré-sináptico (no neurônio que irá transmitir a informação), os neurotransmissores (na fenda sináptica) e o terminal pós-sináptico (no neurônio que irá receber a informação). Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica pelas vesículas sinápticas, que foram excitadas pela entrada de cálcio na célula. Alguns desses neurotransmissores excitam, outros inibem a célula. Os neurotransmissores, agora na fenda sináptica, se ligam ao neurônio pós-sináptico, o qual possui várias proteínas receptoras. Esses neurotransmissores abrem canais de sódio, liberando a passagem do íon Na + para dentro da célula, tornando o interior dessa positivo e a excitando.
8) Como ocorre a excitação do neurônio pós-sináptico? Qual a importância do cálcio na transmissão sináptica?
As sinapses excitatórias acontecem quando um neurotransmissor se liga ao seu receptor na membrana do neurônio pós-sináptico e induz que se abra um canal catiônico na membrana e Na+ entre no meio intracelular, gerando uma despolarização do neurônio a partir do aumento da concentração de íons positivos (e assim se transmite o sinal, o neurônio se despolariza e essa despolarização vai percorrendo todo o axônio, sendo rapidamente repolarizado depois de passar por ele).
9) O que são neurotransmissores? Dê exemplos.
Os neurotransmissores são pequenas moléculas responsáveis pela comunicação das células no Sistema Nervoso, na sua maioria são provenientes de precursores de proteínas, e são normalmente encontradas nos terminais sinápticos dos neurônios. Exemplos: Acetilcoina (ACh), Serotonina (5HT), Noradrenalina (NA), Dopamina (DA).
10) O que ocorre com o neurotransmissor após ligação ao seu receptor? Exemplifique.

Outros materiais