Buscar

A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O comportamento da corrente e tensão nos variados circuitos elétricos são distintos, por exemplo, em circuitos em série, a corrente se mantém a mesma em todos os elementos do circuito, isso porque o fluxo de elétrons possui apenas um caminho para seguir o pelo circuito. Com relação a tensão, será diferente, não será a mesma quando atingir os componentes, pois ela depende da resistência de cada elemento visto que é uma grandeza diretamente proporcional à resistência, ou seja, quando maior a resistência, maior a tensão. Um exemplo desse tipo de circuito em nosso cotidiano é o pisca-pisca de Natal, todas as lâmpadas de LED são interligadas em série, e como sabemos caso uma destas pararem de funcionar, as demais subsequentes serão afetadas também pois não haverá fluxo de elétrons, o rompimento do circuito gera a necessidade de substituição da lâmpada queimada para que as demais voltem a funcionar. Além do exposto acima como desvantagem, pelo fato da tensão ser variável de uma carga para outra, elas não irão trabalhar com potência máxima.
 No circuito em paralelo todos os componentes possuem o mesmo ponto de derivação, o que faz a corrente ser dividida proporcionalmente para cada componente de acordo com o valor de sua resistência, sendo assim a corrente será diferente, mas a tensão será a mesma da fonte de energia pelo fato dos elementos estarem ligados em paralelo. Este tipo de circuito é bem comum em instalações residenciais, prediais e industriais pelo fato de a tensão ser a mesma em todos os elementos do sistema, o que proporciona dissipação máxima de potência em todos eles e, porque caso um dos elementos deixe de funcionar os demais não serão afetados, continuarão funcionando normalmente. A desvantagem deste tipo de circuito é ter um consumo de energia muito maior que no circuito em série, pois a potência dissipada em cada elemento é mais elevada. Em exemplo de uso são as tomadas e lâmpadas, todos estes componentes são interligados em paralelo nas edificações.
 No circuito em série-paralelo (misto) a corrente e tensão varia dependendo do tipo de conexão existente. No caso de uma malha a corrente é a mesma em todos os pontos, desde que não haja ramificações adicionais na estrutura inicial, nos nós a corrente é dividida. No caso da tensão em uma parte em série onde se tenha mais de um dispositivo eletrônico é necessário somar os valores encontrados, e este será equivalente a uma parte em paralelo do circuito, ou seja, para encontrar a tensão equivalente do circuito é necessário somar o resultado dos dispositivos que estiverem ligados em série com os que estiverem em paralelo. Este tipo de circuito é muito comum em praticamente toda a maioria dos dispositivos eletrônicos, tais como: telefones, celulares, computadores etc.

Outros materiais