Buscar

Planejamento e organização de eventos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento e organização de eventos
O sucesso na execução de um evento requer um planejamento prévio e um plano de ação organizacional. Diante disso, estabelecer um cronograma de evento é essencial e objetiva a estruturação de atividades previstas de forma estratégica para garantir sua realização adequada.
Esse cronograma pode ter relação com a ordem de ações para um único evento, ou que tenha como objetivo integrar e ajustar eventos sequenciais. Assim, independentemente de como se estabelecerá o cronograma, ele é indispensável para qualquer tipo de evento.
Acompanhe a seguinte situação:
Descrição da imagem não disponível
​​​​​​​​​​​​​​
Diante desse cenário, você e sua equipe têm a missão de planejar o calendário da Secretaria de Eventos de Lazer da cidade.
Diante desse contexto, você deve focar em quatro datas comemorativas voltadas totalmente para o lazer, e cinco datas em que os eventos de lazer serão executados em parcerias com outros dias comemorativos.
- Justifique sua resposta com base no quadro de dados da cidade e sua relação com as datas comemorativas nacionais e locais.
- Lembre-se de que não existe uma estratégia de escolha única, mas sim várias possibilidades de calendários de eventos de lazer justificáveis.
Padrão de resposta esperado
Embora sejam muitas datas comemorativas nacionais e locais, os dados da cidade revelam quais impactam a maior parte da população e quais podem ter mais repercussão em parcerias com outros eventos. Alguns dados que revelam características fundamentais no planejamento de um evento de lazer são: os dados populacionais, o clima e a infraestrutura pública.
Os dados populacionais direcionam reconhecer o público e sua predominância por faixa etária, portanto, quais estratégias de lazer podem ter o maior público possível. Esses dados também corroboram para compreender outras características, como o número expressivo de uniões estáveis, ou seja, possíveis constituições familiares, a população idosa ser muito baixa e a economia ser portuária e industrial, o que permite à cidade oferecer postos de trabalhos para a população adulta.
O clima importa muito na definição das melhores estações para um evento único do lazer, assim como o melhor aproveitamento de áreas públicas para sua realizaçao.Eventos no inverno do sul demandam locais fechados e climatizados, limitando muito suas realizações à noite.
Descrição da imagem não disponível
1. 
Os eventos esportivos e de lazer cresceram na última década acompanhando a expansão da informação e do acesso tecnológico. No entanto, esses eventos diversificaram conforme modalidades esportivas, técnicas e produtos inovadores, ampliação de competições, visibilidade de certos lazeres, entre outros. Esse processo contribui para o aprimoramento e a visibilidade desses eventos e da capacitação profissional. Em relação à demanda por eventos especialistas nessa área e ao planejamento estratégico, pode-se afirmar que cada evento é único e, por mais que a lógica de planejamento e organização se aplique a qualquer evento, é necessária a elaboração de uma estratégia que torne eficiente os planos de ações e determine seu êxito.
Sobre o planejamento estratégico na elaboração de um evento, é correto afirmar:      
E. 
o planejamento estratégico exige decisões e ações a serem seguidas e implementadas no decorrer da organização do evento. Em um plano, cria-se, elabora-se, formaliza-se o que pretende ocorrer no futuro para o alcance de uma meta. Todavia, importa ter claro que os indivíduos envolvidos com a organização concretizem os planos de ações.
O planejamento estratégico não é um recurso utilizado para promover o processo de comunicação de ideias, produtos ou serviços, e sim o evento em si, que possibilita a transmissão de maneira objetiva, clara e coerente. O planejamento estratégico não amplia a ordem de execução nem especifica atividades aleatórias. Os planos de ações não são o conjunto de decisões traçadas com o intuito de direcionar o posicionamento e as estratégias em uma organização que visa à utilização adequada dos recursos físicos, financeiros e humanos, de modo a minimizar possíveis problemas e maximizar as oportunidades. Esse processo diz respeito ao planejamento estratégico, que deve levar em conta os precedentes sociais e econômicos. O desempenho organizacional de um evento não é desenvolvido conforme a necessidade transitória. Sobre a organização de um evento, ela não gera a necessidade no social, e sim depende de estratégias para divulgá-lo. O planejamento estratégico objetiva decisões e ações a serem seguidas e implementadas no decorrer da organização do evento. Em um plano, cria-se, elabora-se e formaliza-se o que pretende ocorrer no futuro para o alcance de uma meta.​​​​​​
2. 
"A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (SNEAR) do Ministério do Esporte (ME) entende que a programação de eventos desportivos a serem promovidos ou deles participarem as entidades nacionais de administração do desporto (associações/confederações e federações nacionais) devem estar reunidos em um único documento, denominado Calendário Esportivo Nacional (CEN), para que não haja superposição de eventos importantes em datas e locais coincidentes" (adaptado de BRASIL, [s/d]).
Tendo em vista esse importante informativo da SNEAR/ME, preocupada com a sobreposição de eventos, pode-se, diante das etapas do planejamento estratégico de um evento esportivo regional, destacar:
I. A etapa de análise ambiental permite compreender quais aspectos internos e externos são possibilidades ou ameaças ao evento. Nesse caso, estabelecer-se dentro de um CEN é fundamental para que outros eventos não sejam uma ameaça.
II. A etapa do plano de ações permite formalizá-lo e ordená-lo, possibilitando organizar e desenvolver um evento. Estabelecer uma data viável para realização do evento é a base para definir a ordem de atividades, que culminará com sua realização.
III. A etapa de mensuração e controle dos resultados é a primeira fase do planejamento. Nesse caso, estar atento e se inserir no CEN permite medir e avaliar os resultados do plano do evento esportivo a ser executado.
IV. Diante do CEN, a etapa de metas e objetivos do evento esportivo regional é independente deste, já que é intuitiva e prática, e se sucederá automaticamente. Assim, é irrelevante a meta e quando ocorrerão outros eventos.
V. Organizar um evento não requer estabelecer fases dentro de um planejamento estratégico. Compreender o CEN não é preciso no processo de gerenciamento de evento, não interferindo sequer na etapa de missão, visão e valores.
Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.     
C. 
I e II, apenas.
Diante do Calendário Esportivo Nacional (CEN), a etapa de análise ambiental é fundamental para compreender o momento mais propício para realizar o evento, como suas possibilidades e os desafios que se articulam dentro desse contexto. A etapa do plano de ações organiza e desenvolve as atividades a serem executadas para o evento, e deve ter como base a data de realização do evento regional. Portanto, os itens I  e II são corretos.
As demais asserções são incorretas, pois a etapa de mensuração e controle é a última, não sendo possível medir e avaliar os resultados do evento antecipadamente. O que é feito antes dessa etapa é definir as metas e os objetivos do evento esportivo regional, porque a escolha da data de sua realização,  mediante o CEN, é determinante para o que se pretende alcançar com sua ocorrência. Portanto, metas e objetivos não são intuitivos. Por fim, organizar um evento requer etapas dentro de um planejamento estratégico, sendo crucial determinar a missão, a visão e os valores nesse cenário.
3. 
Sua equipe de organização e planejamento de eventos realizou um evento de lazer escolar, durante uma semana, em três instituições estatuais de Ensino Fundamental. No quinto e último dia do evento escolar, após conclusão de todas as atividades de lazer, houve um momento comum a todos os envolvidos (direção, docentes e discentes da escola) para agradecimento e manifestaçãoda satisfação e sugestão deles. Os equipamentos e as instalações alugados e/ou cedidos para realizar as atividades de lazer foram supervisionados, desmontados, recolhidos e transportados para devolução.
No dia seguinte do evento, sua equipe de trabalho se encontrou em um local de reunião para analisar e avaliar a realização do evento. Essa ______________________ se refere à finalização prática do evento e à avaliação interna e externa (ordem independente), por meio do balanço de resultados em todos os níveis, com o intuito de mensurar os resultados obtidos, verificar a satisfação da equipe e dos participantes em relação à execução do evento. Essa fase é crucial para analisar e refletir se houve coerência e sucesso entre o que se pretendia e a real efetivação do evento.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a linguagem descrita.
B. 
Fase de pós-evento (encerramento e avaliação).
A fase é a pós-evento, também conhecida como fase de encerramento. Na fase de concepção (incorporação da ideia) se inicia a elaboração do evento, quando a ideia é inserida no planejamento, isto é, em que ele começa a ser visualizado. A segunda fase é a do pré-evento (planejamento e organização), que consiste nas etapas de preparação e desenvolvimento, quando são coordenados a execução de ações, as habilidades técnicas e administrativas, o controle financeiro e o desenvolvimento social do evento. As atividades que compõem essa fase são os serviços específicos e os detalhamentos das demais funções do evento. A fase de evento é a realização efetiva do evento, sua execução, desde o momento em que se iniciam as instalações até a coordenação para a realização de suas atividades.
4. 
Os eventos têm uma vasta classificação de acordo com uma série de características que permitem distingui-los e aperfeiçoar sua execução conforme suas singularidades com a proposta pretendida. A Corrida Internacional de São Silvestre é uma corrida de rua que ocorre todos os anos na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro, devido ao dia de São Silvestre (data de morte do Papa Silvestre, no ano de 335). É inspirada em uma corrida noturna realizada em Paris que seu idealizador Cásper Líbero presenciou. Ela é uma corrida mista desde 1975, embora tenha se iniciado em 1925, sendo até 1944 disputada apenas por corredores brasileiros. Atualmente, é a corrida mais famosa e tradicional do Brasil e da América do Sul, com um percurso de 15km pelo centro de São Paulo e com premiação para os melhores fundistas.
Diante da história desse evento esportivo, seus objetivos, os contextos sociais e econômicos em que se realizou, culminando nos corredores adeptos desde seu início até os dias atuais, sua proporção e dimensão, pode-se classificar esse evento como:
D. 
a finalidade desse evento é promocional, sua periodicidade é fixa, sua abrangência é internacional e tem categoria aberta.
A finalidade da Corrida Internacional de São Silvestre é promocional, pois visa à sua promoção, e conta com meios comerciais para isso. Quanto à periodicidade, os eventos são classificados em: esporádicos, realizados aleatoriamente, sem data pré-definida, conforme fato extraordinário; temporários, todavia, previstos e programados; periódicos, com data fixa, com periodicidade determinada; de oportunidades, realizados conforme demanda externa do mercado. Em relação à sua classificação por abrangência, ou seja, sua capacidade territorial, são definidos como: locais; regionais; nacionais; internacionais. Sobre a categoria, eles se enquadram em geral, aberto a todos os públicos; fechado, dirigido a um público restrito; específico, voltado a um público extremamente restrito e com interesses específicos.
5. 
O Banco do Brasil divulgou em seu site o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, planejado para se realizar nas etapas 2020/2021, em Saquarena (RJ), contemplando as equipes femininas e masculinas de Vôlei de Praia, que passarão por sete etapas de eliminação. Esse circuito é o principal no Calendário Nacional do Vôlei de Praia e acontece desde 1991, programado para iniciar no segundo semestre do ano e finalizar no primeiro semestre do ano seguinte, com duração de nove meses. Tem ampla divulgação por todo o país, sendo popularmente reconhecido e associado ao Banco do Brasil. 
Os eventos, independentemente de sua tipologia, dimensão e categoria, dependem de financiamento, ou seja, de um orçamento plausível para planejá-los, organizá-los e executá-los. Para isso, é preciso estabelecer parcerias, apoios e patrocinadores. Sobre o papel do Banco do Brasil nesse circuito, pode-se afirmar: 
E. 
ele é o único patrocinador do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, sendo seu principal investidor, pois dá respaldo de recursos financeiros e, em troca, ganha publicidade por meio do evento.
A parceria é composta por profissionais ou instituições que proporcionam ajudas estratégicas (brindes, produtos, serviços, entre outras), sem investimento financeiro ao evento, mas esperam alguma troca, como o retorno em divulgação. No caso do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, além de ocorrer desde 1991 e ser um evento anual, as parcerias podem mudar — em 2020, por exemplo, esse evento tem como parceiros oficiais: Mikasa, Gol, Asics, Bilheteira Oficial Tudus, Travel Ace Assistance e Lapec. O apoio é um auxílio que a organização do evento precisa, podendo ser a prestação de um serviço, o espaço ou o equipamento cedido, mas sem demandar algo em troca diretamente. As prefeituras, por exemplo, cedem os locais e podem disponibilizar funcionários para auxílio na hora do evento. Portanto, patrocinadores, parcerias e apoio são distintos. Assim, o Banco do Brasil tem o papel de patrocinador do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia e, nesse evento, ele é o único investidor financeiro, propagando-o em todo o país, mas também tendo sua marca associada a ele, com amplo retorno em publicidade e marketing.​​​​​​​

Outros materiais