Buscar

Relatório curso conforto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Horas complementares 2023
	Nome: Isabella Alves Vannini
	R.A.: D981HC3
	Turma: AU0P39
	Semestre: 10°
	Curso: Arquitetura e Urbanismo
	Turno: Noite
	Ano grade: 2019/1
	Campus: Anchieta
	Tipo de atividade: Curso Online
	Data: 05/09/23
	
	
Curso de conforto ambiental e sustentabilidade
O curso de conforto ambiental e sustentabilidade foi finalizado no dia 05 de setembro de 2023, com carga horaria de 10 horas, pela plataforma projetou, e teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre insolação e ventilação.
O curso foi estruturado em 13 aulas, de climatologia urbana, bioclimatologia, iluminação natural, acústica ambiental, acústica arquitetônica, ventilação natural, ergonomia, norma de desempenho e arquitetura vernacular.
-Aula 1 (4min): A aula de introdução fez uma apresentação profissional da professora, a estrutura do curso, o objetivo do curso e uma breve explicação sobre a distribuição da grade.
-Aula 2 (27min): Nessa aula com tema de climatologia urbana, vimos que climatologia é o ramo da geografia que estuda o clima e o tempo.
Clima é um conjunto de condições atmosféricas que caracterizam um determinado local ou região.
Tempo é o estado meteorológico local.
Nessa aula vimos os climas em que o brasil é dividido, ao todo são 6: equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical, semiárido, tropical de altitude e subtropical.
Foi apresentado o que são os microclimas urbanos e o que é a bioclimatologia, que é como os seres vivos reagem ao clima, as implicações dessas relações e como essas relações podem ser aplicadas na arquitetura, desde o nível de planejamento urbano até o nível do ambiente interno.
Sobre o planejamento urbano temos os estudos sobre poluição, topografia, e superfície dos materiais usados.
Sobre o nível da edificação vimos que o clima influencia na escolha da orientação do edifício, como a forma influencia na ventilação e na insolação e os materiais usados.
Sobre o nível do ambiente interno vimos a penetração de iluminação e ventilação através dos materiais e componentes da edificação e os equipamentos de condicionamento artificial.
O alinhamento da bioclimatologia com a arquitetura deve levar em conta a forma, a função e a tecnologia, unidas a eficiência e sustentabilidade.
-Aula 3 (24min): A aula sobre ventilação natural começa com a influencia da implantação e da orientação de edifícios, a importância da ventilação natural para criar ambientes salubres e confortáveis, para melhorar a qualidade de saúde e reduzir o consumo de energia.
Vimos sobre a leitura da rosa dos ventos com o uso do programa analysis.
A influencia da barreira vegetal na permeabilidade da ventilação natural.
Os mecanismos de ventilação, que podem ser naturais ou forçadas.
A ventilação natural pode ser feita pela diferença de pressão e temperatura e a ventilação forçada é feita através do uso de equipamentos.
Vimos a área útil de ventilação de vários tipos de janelas como guilhotina, de correr, de abrir, basculante e maxim-air.
Vimos a determinação de vão de abertura que a norma exige.
- Aula 4 (24min): A aula sobre iluminação natural e artificial vimos a importância da iluminação natural para ativar as funções neurológicas dos seres humanos, para a qualidade e saúde e para a redução do consumo de energia, vimos também o conceito de luminância, ofuscamento e iluminância.
Vimos também os fenômenos da luz, como reflexão, refração, transmissão, absorção e difração.
A diferença de iluminação lateral e zenital, assim como os tipos de aberturas zenitais, lanternins, sheds, claraboias, átrios, cúpulas/ domos, e claraboias tubulares.
Como determinar o vão de abertura para iluminação adequada para ficar de acordo com a norma. 
Vimos sobre terminologias, watts, Lúmen e lux, o índice de reprodução de cor, a temperatura de cor adequada a cada ambiente, e os tipos de lâmpadas, de vapor metálico, halogênicas, fluorescentes, led e neon.
Por ultimo foi apresentado os partidos de iluminação de acordo com os seus efeitos e destinações.
-Aula 5 (42 min): A aula de acústica ambiental e arquitetônica começa com os ruídos e efeitos de acordo com os decibéis, o que é som, ondas sonoras, frequência e intensidade.
As propriedades do som como marcaramento, difração, refração, Ressonância, reflexão, inteligibilidade, reverberação e eco.
Vimos sobre a acústica ambiental e ruídos no meio urbano, e meios de bloquear a poluição sonora.
Vimos quais são as Nbr’s que regem a acústica ambiental:
- NBR 10152: Nível de ruido;
- NBR 10151: Avaliação de ruídos;
- NBR 12179: Tratamento acústico para isolamento;
- NBR 15575: Desempenho;
Vimos sobre a acústica arquitetônica, que é como o som se comporta dentro de um ambiente, a absorção sonora, transmissão sonora e isolamento.
Foi feito o calculo de variação do nível de pressão sonora, a soma dos níveis sonoros e o cálculo de reverberação.
Foi feito o estudo de como a geometria interna de um ambiente interfere na acústica, superfícies muito próximas e muito distantes geram eco, diferentes percursos de som direto comprometem a audibilidade. Para fazer o tratamento de alguns ambientes podemos dispor as superfícies refletoras próximas a fonte e orientada aos ouvintes, modificar superfícies que causem eco, evitar curvas ou usar materiais absorventes ou difusores.
- Aula 6 (21m): Na aula sobre ergonomia vimos primeiro a conceituação, os campos da ergonomia, as diferenças entre ergonomia física, cognitiva e organizacional, sendo a física relacionada a anatomia e antropometria, a cognitiva relacionada a processos mentais e a interação com outros seres humanos, e a organizacional relacionada a sistemas sociotécnicos.
Vimos como aplicar, por exemplo o posicionamento de objetos, a funcionalidade dos ambientes propostos, a organização, as cores e a iluminação adequada, o cuidado com ruídos externos, a dimensão e posicionamento de mobiliário.
- Aula 7 (19min): Na aula sobre norma de desempenho vimos que se temos que tratar sobre as exigências dos usuários somadas as condições de exposição. A norma exige segurança, sustentabilidade e habitabilidade, sendo o primeiro sobre segurança estrutural, os segundo sobre durabilidade, manutenibilidade e os impactos ambientais da obra e a ultima sobre desempenho térmico, acústico e luminoso, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade e conforto tátil e antropodinamico. 
- Aula 8 (13min): A aula sobre bioconstrução, se trata de uma técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, e tem como vantagens a redução na geração de ruídos, a redução do consumo de energia, a troca de conhecimentos na comunidade e a preservação do meio ambiente. Os materiais usados nesse tipo de construção podem ser terra, pedra, palha ou madeira. As técnicas utilizadas podem ser o superadobe, Adobe, cob, a taipa de pilão, solo cimento, ferrocimento.
As considerações a serem feitas para se iniciar esse tipo de arquitetura é aproveitar e estudar os materiais locais, a gerenciar e tratar os resíduos, o cuidado com a chuva e com o conforto térmico.
- Aula 9 (14min): sobre arquitetura vernacular é a arquitetura local sem a intervenção de arquitetos, uma mescla de tradicionalismo e regionalismo, tendo profunda conexão com a sustentabilidade, e tem como características: ser sustentável, utilizar materiais orgânicos, valorizar o conforto, priorizar a funcionalidade, transmitir técnicas construtivas por gerações e se adaptar ao clima local.
- Aula 10 (22min): essa aula se trata de bioarquitetura, que tem como objetivo criar ambientes que se assemelhem a ambientes naturais, utilizando as características climáticas da região para adequar a edificação as diretrizes de conforto.
As características da bioarquitetura são: a redução de desperdício na construção, dar preferencia por materiais certificados, buscar garantir a o conforto por meio de ventilação e insolação naturais, preferencia por materiais e mão de obra local, uso de arquitetura vernacular sempre que possível, controle de emissão de ruido e gestão, incentivar a reciclagem e o reuso, e a valorizaçãoda permacultura.
A bioarquitetura se trata do equilíbrio da arquitetura vernacular com as tecnologias contemporâneas.
- Aula 11 (15min): A aula se trata dos tipos de certificação ambiental que servem para gerar o selo de sustentabilidade para o produto.
As certificações tratadas na aula foram o selo LEED, o processo AQUA, o BREEAM, o selo casa azul.
- Aula 12(11 min): Essa aula se tratou de uma resolução de exercícios de carta solar.
- Aula 13 (5min): nessa aula mostrou o uso de um programa para ler a carta solar.
-Conclusão: o curso aborda de forma simples e concisa os conceitos por traz do conforto ambiental, como iluminação e ventilação, natural e artificial, e como trazer soluções para projetos.

Continue navegando