Buscar

Relatório de Horas complementares 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Horas complementares 2023
	Nome: Isabella Alves Vannini
	R.A.: D981HC3
	Turma: AU0P39
	Semestre: 10°
	Curso: Arquitetura e Urbanismo
	Turno: Noite
	Ano grade: 2019/1
	Campus: Anchieta
	Tipo de atividade: Curso Online 
	Data: 09/08/23
	
	
Curso de Dimensionamento de Fundações em Concreto Armado.
 O curso de dimensionamento de fundações em concreto armado, permite a interpretação da norma NBR 6122:2019, conceitos de dimensionamento e escolhas de fundações apropriadas a cada terreno, e aprofundamento em cálculos estruturais de concreto armado, foi realizado de forma online pela plataforma projetou, e finalizado no dia 09 de agosto de 2023, possuindo uma carga horaria de 26 horas, e foi feito com o objetivo de ampliar os conhecimentos em cálculos de estrutura para a devida escolha da modulação e pré dimensionamento do projeto de TC a ser entregue ao final deste ano.
 O curso está dimensionado em 27 vídeo aulas:
- Aula 1 (10 m): Introdução ao curso, nesta aula é nos apresentado o professor e uma visão geral do que será visto ao longo do curso e a ementa. Nesta aula vemos se os conteúdos são realmente o que é buscado com a realização do curso.
- Aula 2(1h2m): Esta aula nos mostra a introdução e conceitos básicos de geotecnia, como é composto um sistema estrutural, supraestrutura, infraestrutura e o solo , o que são fundações, que são elementos que absorvem os esforços da estrutura e transferem ao solo, alguns tipos de fundação existentes, Sapatas, tubulões e estacas, orientações técnicas, módulos de elasticidade, o que são recalques, o que são bulbos de tensão, como trabalhar com solos colapsáveis ou expansivos e a interação solo estrutura. Esta aula apresenta uma boa base com explicações e conceitos para o restante do curso.
-Aula 3(12m): Esta aula ensina como interpretar o SPT, teste de sondagem por penetração, começa mostrando o equipamento usado, este libera uma energia em um martelo de 65kg a 75 cm e o índice de penetração é através de quantos golpes esse martelo tem que dar para penetrar uma camada de 45cm de solo sendo a amostragem máxima de 45 golpes. O SPT mostra a classificação do material e a quantidade de golpes em intervalos de 15 cm, e a existência de lençóis freáticos a qual distância. Nesta aula ainda é mostrada a classificação do solo conforme a NSPT. Aqui o curso nos permite a visualização de um meio de amostragem do solo em que nos permite decidir que a fundação será mais adequada para cada situação.
-Aula 4 (33m): Nesta aula vemos as maneiras como são escolhidos os tipos de fundação, usando informações como capacidade de carga do subsolo, grandeza dos carregamentos aplicados, distancia das edificações vizinhas, presença de lençóis freáticos, e custos de execução. Vimos uma tabela comparativa dos tipos de fundação com uma relação entre faixa de carga, se pode ser executado na presença de água, custo se tem vibração na execução e os solos em que não se recomenda a execução. Nesta aula vimos os problemas da escolha errada da fundação na edificação, como a colocação de estaca Strauss em solo de argila mole, que devido a grande quantidade de água e porosidade do material, quando em contato com esse solo a estaca perde resistência, ou em solos de área com grande erosão a colocação de sapatas, por se tratarem de fundações rasas podem ficar expostas.
- Aula 5(27m): Esta aula mostra as mudanças feitas em 2019 na NBR 6122, cuja ultima atualização havia sido feita em 2010. Sendo essas ser mais sucinto e assertiva em certos textos, mudança sobre a resistência de pontas das estacas, mudança sobre a estrutura ter a necessidade de ser aprovada por um engenheiro, sendo agora função de qualquer profissional habilitado, passa a ser obrigatória a prova de carga nas obras em que esforço de tração for o esforço preponderante na estrutura. Nessa aula podemos ver que com a necessidade da construção civil as normas são periodicamente atualizadas, e revisadas para maior segurança da edificação, fica exposto nesta aula também quais foram as mudanças para futuras referencias.
-Aula 6 (1h 8m): Essa aula se trata de conceito e dimensionamento estrutural de sapatas flexíveis que são fundações para solos moles ou fofos e tem flexão nas duas direções e não apresenta a mesma pressão de contato em sua dimensão. Vemos a estimativa da tensão admissível, sendo feita de dois métodos, o primeiro para solos argilosos, onde o NSPT, achado nos níveis de sondagem, deve sem dividido por 5, ou do segundo modo, usado para qualquer tipo de solo deve ser a raiz do NSPT menos 1. Outros cálculos passados nessa aula é o de verificação de rigidez, a determinação de altura da sapata, verificação de tensão de contato ao solo, verificação de cisalhamento, verificação a punção, determinação de armadura e por fim vemos a distribuição dos esforços e armaduras. Essa aula por se tratar de uma aula de conceitos e calculo traz muitos exercícios a serem realizados para a fixação de conteúdo, deixando mais fácil o entendimento ao acompanhar a resolução feita pelo professor.
- Aula 7(21m): Essa aula se trata de uma continuação da aula anterior, e se trata do dimensionamento de sapatas rígidas, que são elementos de fundação rasos, aprendemos a fazer a verificação de rigidez, a determinação de alturas, a verificação ao cisalhamento (que é igual a verificação da sapata de sapatas flexíveis), a determinação da armadura, a dobra e ancoragem das sapatas. Essa aula é baseada em resoluções de exercícios para a fixação de formulas passadas., por se tratar de uma continuação a parte de conceito foi passada na aula anterior. 
- Aula 8(23m): Esta aula passa a validação dos dados dos cálculos de sapatas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 9(2h 2m): Dimensionamento de Radiers lisos, nesta aula nos é apresentado as vantagens de uso, sendo essas: a possibilidade de trabalhar em solos com baixa capacidade de carga, não causa intensos movimentos de terra, o pouco tempo de execução, a redução de mão de obra e a uniformização dos recalques diferenciais, aprendemos a determinar o coeficiente de recalque, a determinar os bulbos de tensões, a determinar a rigidez da placa, a verificar a tensão admissível em função da superfície de contato, a verificar a punção, a determinar os bulbos de tensão, a usar um programas para a definição de momentos fletores e recalques, e a calcular a armadura mínima.
- Aula 10 (15m): Esta aula passa a validação dos dados dos cálculos de radiers através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
-Aula 11(32m): nesta aula aprendemos a fazer o calculo de capacidade de carga das estacas pelo método de DÉCOURT-QUARESMA, por meio da resolução de exercícios.
-Aula 12(17m): Na aula de armaduras em estacas submetidas a compressão, vimos que a determinação das armaduras das estacas depende de requisitos mínimos encontrados na NBR 6122:2019, fizemos a resolução de um exercício para determinar a resistência da estaca, verificar a da tensão na cabeça da estaca, determinar armadura longitudinal mínima, determinar a profundidade da armadura, determinar a armadura transversal mínima, e ao fim da aula vimos o detalhamento de estacas.
- Aula 13(20m): Esta aula passa a validação dos dados dos cálculos de estacas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 14(38m): nessa aula aprendemos a calcular a armadura em estacas submetidas a flexo-compressão, por meio de resolução de exercícios, primeiro fazendo a determinação de resistências, a verificação de tensão no cabeça da estaca, determinação de armadura longitudinal, fizemos a determinação de profundidade da armadura, determinamos a armadura transversal mínima, fizemos a determinação do cortante, o momento de inercia em seção circular, determinamos o coeficiente de reação horizontal, fizemos a verificação de cisalhamento, e o detalhamento em desenho da estaca.
- Aula 15(8m): Esta aula passa a validação dos dados dos cálculos de estacas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 16(37m): Na aulade carga e momento horizontal máximo em estacas, pelo método de Brons, que considera estacas apenas por blocos engastados que estão travados por vigas, vimos as formulas para estacas curtas, intermediárias e longas, assim como as diferentes formulas para solos arenosos e argilosos, foi resolvido um exercício para cada tipo de estacas (longas, medias e intermediarias). 
-Aula 17 (4m): Esta aula passa a validação dos dados dos exercícios de carga e momento horizontal máximo em estacas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 18 (11m):Nessa aula aprendemos a fazer a verificação de recalque em estacas isoladas, fazendo a conta pela parcela devido ao contato do fuste da estaca, fizemos a conta de recalque total, e a verificação aos limites para cada tipo de solo.
- Aula 19 (5m): Esta aula passa a validação dos dados dos exercícios de recalque em estacas isoladas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 20 (1h3m): Está aula vimos sobre o dimensionamento de bloco sobre estacas, vimos o comportamento estrutural, vimos o método das bielas, uma sugestão construtiva de travamento nas duas direções dos blocos com estacas em linha, vimos as observações em alguns tipos diferentes de armaduras, vimos sobre a norma NBR 6118:2014 sobre armaduras complementares, a determinação da configuração do bloco, bolbo em estacas isoladas e blocos em grupo, a capacidade de carga do grupo de estacas, a eficiência do grupo, bulbo em estacas isoladas e blocos em grupo, verificação da altura, em função do pilar, verificação do esmagamento da biela, a determinação das armaduras e o recalque do grupo de estacas, resolvendo exercícios durante a aula.
- Aula 21 (13m): Esta aula passa a validação dos dados dos exercícios de dimensionamento de blocos sobre estacas através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 22 (35m): Nesta aula aprendemos a fazer o dimensionamento de tubulões a céu aberto, as orientações técnicas sobre a não recomendação da execução de tubulões (pilas, bloco de coroamento, fuste e o alargamento da base), dentro de um exercício fizemos a determinação do diâmetro dos fuste, a determinação da tensão admissível do solo, a determinação do diâmetro final da base do tubulão, a determinação das dimensões do tubulão, a largura longitudinal do tubulão, a armadura mínima, a determinação da profundidade da armadura, a determinação da armadura transversal, o volume da base, e a flexo-compressão utilizando o mesmo método das estacas, e fizemos o detalhamento de um tubulão.
-Aula 23 (17m): essa aula foi sobre o dimensionamento de tubulões a ar comprimido, vimos o que é um tubulão de ar comprimido, vimos como funciona a implantação por meio da cravação da camisa, o dimensionamento desta, a armadura de transição, o dimensionamento estrutural, e a armadura transversal. 
-Aula 24 (8m): Esta aula passa a validação dos dados dos exercícios de tubulão através de planilhas automáticas disponibilizadas no curso.
- Aula 25 (12m): Na aula de verificação de recalques para sapatas e tubulões por meio de um exercício fizemos a verificação de recalque com modulo de elasticidade homogêneo, fizemos a verificação aos limites e a verificação final do recalque. 
- Aula 25 (6m): aula de como fazer o desenho das estruturas visualizadas no curso pelo AutoCad.
- Aula 26 (6m): A aula de conclusão do curso foi realizada uma revisão geral de tópicos importantes quando se trabalha com fundações em concreto armado, como a investigação geotécnica, a escolha adequada do tipo de fundação em relação ao solo, os conceitos e processos de cálculo, as informações necessárias tais como: Tensão admissível, compacidade, coeficiente de Poisson, modulo de elasticidade, modulo de cisalhamento, etc...

Mais conteúdos dessa disciplina