Prévia do material em texto
QUESTÃO 1
“Utilizamos uma instrução if para verificar se o valor é legal antes de o atribuirmos. O símbolo ‘&&’ é um operador lógico ‘and’. Ele faz com que a condição na instrução if seja verdadeira se as duas condições em cada lado do símbolo ‘&&’ forem verdadeiras. Os operadores lógicos atuam sobre os valores booleanos (verdadeiro ou falso) e produzem um novo valor booleano como resultado.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java - Uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 56.
Conforme demonstrado acima, os controles de fluxo e repetição devem seguir regras para que sejam corretamente aplicados. Neste sentido, qual é a estrutura básica do controle ‘for’?
.for ([expressão 2]; [expressão 1]; [condição]) {[bloco de instruções]}.
.for ([condição] ; [expressão 1]; [expressão 2]) {[bloco de instruções]}.
.for ([expressão 2]; [condição]; [expressão 1]) {[bloco de instruções]}.
.for ([expressão 1]; [expressão 2]; [condição]) {[bloco de instruções]}.
RESPOSTA CORRETA:.for ([expressão 1]; [condição]; expressão 2]) {[bloco de instruções]}.
QUESTÃO 2
“Uma classe abstrata não gera objetos, porque geralmente ela tem, no mínimo, uma operação abstrata nela definida. Se ela na verdade criasse um objeto, uma mensagem invocando a operação abstrata do objeto provocaria um erro de run-time. Em face disso, uma operação abstrata, e a classe na qual ela está definida, podem parecer inúteis. Assim, por que as temos em uma linguagem orientada a objetos? A resposta tem relação com a herança.”. (PAGE-JONES, M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 98).
Portanto, podemos compreender a importância de seguir as regras de programação orientada a objeto para que não ocorram erros quando o sistema estiver instalado. Neste sentido, qual o tipo de problema acarreta erro em tempo de execução?
.Erro de sintaxe.
. RESPOSTA CORRETA: Erro de lógica.
.Erro de regra de negócio.
.Erro de análise.
Erro de instalação
QUESTÃO 3
“Podemos utilizar classes de biblioteca exatamente da mesma maneira como utilizaríamos nossas próprias classes: as instâncias são construídas utilizando new e as classes têm campos, construtores e métodos. Arraylist é um exemplo de uma classe de coleção. As coleções podem armazenar um número arbitrário de elementos, sendo cada elemento outro objeto.” (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java - uma introdução prática usando o Bluej. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. p. 77.).
O uso de coleções na orientação a objetos torna o código mais robusto e de maior manutenibilidade. Neste caso, como o Java disponibiliza a estrutura do API Collections?
RESPOSTA CORRETA:.Estrutura dinâmica.
.Estrutura nula.
.Estrutura estática.
.Estrutura privada.
Estrutura pública
QUESTÃO 4
“Em geral, você pode fazer distinção entre os dois principais propósitos do uso da herança: podemos utilizá-la para herdar o código (herança de código) e podemos utilizá-la para herdar o tipo (subtipagem). O primeiro aspecto é útil para reutilização de código, o segundo para polimorfismo e especialização. Quando herdamos de (‘estendemos’) classes concretas, realizamos as duas coisas: herdamos a implementação e o tipo”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. Editora Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2004. p. 276)
É possível compreender a utilização de herança como uma forma de programação de nível mais elevado de abstração. Neste sentido, o que são heranças múltiplas?
A classe que herda os atributos e métodos combinados das suas classes descendentes.
A classe que herda os atributos e métodos combinados das suas classes subclasse.
A classe que herda os atributos e métodos combinados das suas classes filho.
RESPOSTA CORRETA: A classe que herda os atributos e métodos combinados das suas classes mãe.
A classe que herda os atributos e métodos combinados das suas classes subtipo.
QUESTÃO 5
“As aplicações gráficas sempre foram uma opção popular para a orientação a objeto. Em particular, as pessoas muitas vezes implementam interfaces gráficas do usuário (Graphical User Interface) por meio de orientação a objeto. Há duas razões para isso: a primeira é conceitual. A segunda, implementacional. Conceitualmente, a metáfora da orientação a objeto se adapta bem com a interface janela/mouse/ícone típica.”. (PAGE-JONES M. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. São Paulo: Makron Books, 2001. p. 72.).
Portanto, podemos compreender a importância das interfaces nas linguagens orientadas a objeto. Qual é o objeto da interface set?
.Quando definimos uma coleção de objetos que possua elementos em sequência.
.Quando definimos uma coleção de objetos que possua elementos duplicados.
.Quando definimos uma coleção de objetos que não possua elementos em sequência.
. RESPOSTA CORRETA: Quando definimos uma coleção de objetos que não possua elementos duplicados.
Quando definimos uma coleção de objetos que não possua elementos numéricos.
QUESTÃO 6
“Chamadas de método em Java são polimórficas. A mesma chamada de método pode, em momentos diferentes, invocar diferentes métodos, dependendo do tipo dinâmico da variável utilizada para fazer esta chamada. Uma variável polimórfica é uma que pode armazenar objetos de diferentes tipos (cada variável objeto em Java é potencialmente polimórfica).” (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. Editora Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2004. p. 264).
O polimorfismo na orientação a objetos pode assumir diferentes comportamentos. Como se apresenta o polimorfismo na forma de sobrecarga?
Polimorfismo de sobrecarga permite que um método com o mesmo nome, possua comportamentos iguais.
RESPOSTA CORRETA: Polimorfismo de sobrecarga permite que um método com o mesmo nome, possua comportamentos diferentes.
Polimorfismo de sobrecarga permite que um método com nome diferente, possua comportamentos iguais.
Polimorfismo de sobrecarga permite que um atributo com nome diferente, possua comportamentos diferentes.
Polimorfismo de sobrecarga permite que um atributo com o mesmo nome, possua comportamentos iguais.
QUESTÃO 7
“Classes servem de modelo para a criação dos objetos, é onde é definida toda a estrutura e comportamento de um objeto. Os objetos então são gerados a partir de classes. A identificação de um objeto ocorre segundo suas características(atributos) e comportamentos(métodos). Na modelagem de sistemas, um objeto é qualquer coisa existente no mundo real. Atributos é como são chamadas as características ou propriedades de um objeto. Estes identificam o estado de um objeto e representam uma abstração do tipo de dados do mesmo, e conforme aumenta o número de atributos, mais fácil é de identificar este objeto.”. (ZENZELUK, J. H.; RIBEIRO, S. Um estudo para a evolução do PHP com a linguagem Orientada a objetos. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2014.).
É fundamental conhecer os conceitos e definições de orientação a objeto, principalmente as palavras chave. Quais as definições abaixo compõem as definições das classes em orientação a objeto?
I. Public.
II. Procedure.
III. Private.
IV. Section.
V. Class.
É correto o que se afirma em:
II, III e IV.
II, IV e V.
RESPOSTA CORRETA: I, III e V.
I, IV e V.
I, II e V.
QUESTÃO 8
“Se escrever um programa de computador em uma linguagem orientada a objetos, você criará em seu computador um modelo de alguma parte do mundo. As partes das quais o modelo é construído são os objetos que aparecem no domínio do problema. Esses objetos devem ser representados no modelo de computador que estiver sendo criado. os objetos podem ser categorizados e uma classe descreve - de uma maneira abstrata - todos os objetos de um tipo particular.” BARNES, D.J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos com Java - Uma introdução prática usando o BlueJ. EditoraPearson Prentice Hall. 4ª edição. São Paulo, 2009, pg. 2.
Podemos compreender que, quando utilizamos os fundamentos de orientação a objeto é necessário compreender alguns elementos que compõem a construção do código. Neste sentido, o que são consideradas as classes?
.As classes são projetos de uma variável que possuem características similares.
.As classes são composições de um objeto que possuem características similares.
.As classes são heranças de um objeto que possuem características similares.
. RESPOSTA INCORRETA: As classes são abstrações de um objeto que possuem características similares.
Sua resposta está incorreta. As classes são projetos de um objeto que possuem características similares.
RESPOSTA CORRETA: As classes são projetos de um objeto que possuem características similares.
QUESTÃO 9
“Não temos permissão para armazenar uma expressão do tipo inteiro uma variável de tipo string por exemplo. Essa mesma regra também se aplica entre os parâmetros formais e os parâmetros reais: o tipo de uma expressão de parâmetro real deve corresponder ao tipo da variável de parâmetro formal. Por enquanto, podemos dizer que os tipos de ambas devem ser os mesmos, embora veremso que isso não ´pe completamente verdade.”. (BARNES, D. J.; KOLLING, M. Programação orientada a objetos em Java. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. p. 26.)
Conforme o excerto acima, a declaração e a utilização de variáveis devem seguir regras específicas. Neste sentido, quando declaramos uma variável, dentro da classe e fora dos métodos, podemos atribuir mais uma especificação antes de informar o tipo e seu nome. Indique quais são estas especificações?
I. Private.
II. Public.
III. Priority.
IV. Protect.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
.I, III e IV.
RESPOSTA CORRETA: .I, II e IV.
.I e III.
.III e IV.
II, III e IV.
QUESTÃO 10
“Quando falamos em herança, a primeira imagem que nos aparece na memória é a de uma árvore genealógica com avós, pais, filhos e nas características que são transmitidas geração após geração. O que deve ser levado em consideração sobre herança em orientação a objetos é o compartilhamento de atributos e comportamentos entre as classes de uma mesma hierarquia (árvore).”. (ZENZELUK, J.H.; RIBEIRO, S.Um estudo para a evolução do PHP com a linguagem Orientada a objetos. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 3, 2014.).
Pelo enunciado, podemos compreender uma definição abrangente de herança na orientação a objeto. Neste sentido, qual o conceito fundamental de herança na orientação a objeto?
Herança é construir uma classe com seus atributos e métodos, chamada de classe filho, que permite que outras classes, chamada classe mãe, herdem todos os seus atributos e métodos.
Herança é construir uma classe com seus atributos, chamada de classe mãe, que permite que outras classes, chamadas classe filhos, herdem todos os seus atributos e métodos.
Herança é construir uma classe com seus métodos, chamada de classe filho, que permite que outras classes, chamada classe mãe, herdem todos os seus atributos e métodos.
RESPOSTA CORRETA: Herança é construir uma classe filha com atributos e métodos herdados da chamada de classe mãe, permitindo que as classes filhas herdem todos os seus atributos e métodos.
Herança é construir uma classe com seus métodos, chamada de classe mãe, que permite que outras classes, chamadas classes filhos, herdem todos os seus atributos e métodos.